Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Resenha | livro O Garoto de Moletom Cinza, da autora Lorena Saraiva



        Livro: O Garoto de Moletom Cinza
       Autora: Lorena Saraiva
       Número de páginas: 210 páginas
       Versão e-book Kindle Amazon
       Disponível na Amazon Kindle
       Publicado: 17 Setembro de 2018.
Este é um livro que conta a história da Beatriz, uma garota que morava no interior de Minas Gerais e que resolveu ir para a Irlanda tentar a vida devido a falta de oportunidades no Brasil. Chegando lá, ela conhece Becan, um garoto misterioso que aparentemente vive drogado, pedindo esmolas pelas ruas de Dublin. Então, no meio da loucura que a sua vida está, devido a mudança repentina de país e ao fato dela ter que arrumar um emprego sem nem saber falar o idioma do lugar, Beatriz começa a se perguntar quem ele é e porque dele agir daquela forma... E é assim que ela encontra um novo motivo para continuar respirando. "O preconceito mata e morre, devagar e constante..."

Resenha



   O Garoto de Moletom Cinza, da autora Lorena Saraiva é um daqueles livros que a leitura não só fluí, mas que também encanta.

  Neste  livro, está presente a dádiva que nos leitores temos de acompanhar não somente o desenvolvimento da história e da jornada árdua dos personagens, mas também o amadurecimento e a evolução dos mesmos.
Está claro que, isso  a autora nos proporciona do início ao fim do livro.

      Ademais, o que mais me deixou envolvida com a história foram os cenários incrivelmente belos descritos tão bem pela autora e um dos meus favoritos. Inclusive,  sempre quis visitar. A terra conhecida como a Ilha das Esmeraldas, a Irlanda.

   Já começa aí, um lugar maravilhoso para um intercâmbio dos sonhos e para crescer e conquistar uma vida só sua. Mas, é quando a personagem principal Beatriz, resolve desvendar o mistério a cerca do garoto de moletom cinza em Dublin que as coisas tomam foco. Ela caí de paraquedas em uma divisão social entre dois grupos distintos e muito confundidos: os Knackers e os irish travellers.

   Beatriz nem imaginava o que estava a sua espera em outro país, onde ela precisa encontrar um emprego para sobreviver e aprender uma nova língua e viver entre pessoas com costumes e uma cultura completamente diferentes dos dela. Sendo ela brasileira e que, ainda por cima, vem de uma fazenda de Minas Gerais no Brasil e que quase não viu nada do mundo por lá. E seu mundo se resumia entre a fazenda dos seus pais, sua família, sua madrinha e seu namorado de infância Rafael.

   Independência e uma nova experiência nem sempre são só rosas e flores, são responsabilidades também. É sobre conhecer a si mesmo, e passar a ver tudo a sua volta de uma maneira totalmente nova. É a compreensão de que você é maior do que todos os seus medos. E o mais importante, que viver é arriscar-se todos os dias. E saber dizer não, da mesma medida que você diz sim." Não, eu não vou desistir." " Sim, eu posso fazer isso."

        Sabe aquele livro que tem quotes grifados quase o texto inteiro? Então, é esse livro. Cada frase me encantou, cada vitória e momento compartilhado me comoveu.

         Portanto, não foi só um livro lindo.  Foi uma história de aprendizado e conteúdo; na forma em que autora encontrou de aproximar vidas tão distintas e selar laços quase impossíveis, cruzando o caminho de personagens que tinham um mundo de distância um do outro, não só um continente e uma língua, mas uma realidade inteira a frente. Até que, isso deixa de ser uma bela escrita com visão crítica da sociedade que nos envolve em todos os lugares, a empatia humana, os obstáculos que estar vivo impõe a todos nós, o preconceito e o amor. E se torna uma obra que encanta o leitor, tudo isso como um todo. Além de muito bem elaborada e espetacularmente escrita.

          Por fim, adorei cada detalhe da trama, gostei de como a autora mostrou o lado feio da mesma moeda sem medo. Para mim a leitura fluiu o livro inteiro e acabou super rápido. Esse livro foi um daqueles que quando se termina de ler , só tem a somar.

   Por causa disso e muito mais, não vejo a hora de ter a oportunidade de ler algo mais da mesma autora.

     A vida nem sempre é apenas sobre um mar de rosas, mas tudo isso e muito mais.

   Espero sinceramente que esse livro e a história da Beatriz e do Becan inspirem e encantem cada um de vocês tanto quanto me inspirou e encantou.

   Logo mais, compartilho alguns dos quotes que mais gostei aqui com vocês. Porque foram muitos! Beijo e até lá.

Gostou? Leia grátis com assinatura Kindle Unlimited. Clique abaixo.

 





9 comentários:

  1. Oie!

    Que história emocionante! Gostei muito desses desafios passados pela personagem, não é nada fácil, ainda mais em um país tão longe do seu.
    E imagino que cenário mais lindo esse na Irlanda, onde eu também gostaria de conhecer.
    Excelente dica! Adoro conhecer nacionais!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que livro é esse! caramba, fiquei mega curiosa para fazer essa leitura. o título nos da uma ampla margem de possibilidades. já anotei na minha lista e em breve quero sim fazer essa leitura que pela sua descrição é apaixonante. não conheço ainda a autora, será minha primeira experiencia com ela.

    ResponderExcluir
  3. Luan Henrique Almeida1 de março de 2019 às 07:16

    Olá, amo histórias nesse estilo que trazem o desenvolvimento pessoal dos personagens, assim como nos deixa ao final com a sensação de que a trama nos deixou o aprendizado e o conhecimento. Fiquei muito curioso para ler, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros que tem cenários maravilhosos, sempre fico com vontade de visitar também haha
    Não conhecia ainda esse livro mas me interessei muito, principalmente pelos cenários e porque sou de MG também kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Uau. A história parece completamente diferente de tudo o que já li, e até das outras que só ouvi falar. Adorei a sua resenha, e fiquei curiosa quanto à essa leitura.
    Laura Militão

    ResponderExcluir
  6. Carol - Reino de Papel3 de março de 2019 às 10:08

    O que mais amei na resenha foi poder sentir que o livro realmente foi especial para você. Fiquei com vontade de conhecer o trabalho da autora!
    O cenário em que o livro se passa também é algo que sempre me chama a atenção. já li muitos livros que se passam na Itália justamente por ser um lugar que desejo muito conhecer.

    ResponderExcluir
  7. Aaaaaa que eu já amei! Confesso que não conhecia mas essa narrativa parece ser daquelas que a gente não consegue largar! Amei essa super dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. ana claudia de angelo4 de março de 2019 às 08:24

    Uau! Que resenha gostosa de se ler! Me trouxe uma leveza tão grande pela forma como nos apresentou a obra! Adorei! Parece uma bela história, e que nos envolve até mesmo pelo cenário que descreve! Dica anotada! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi! Tudo bom?
    Eu não conhecia esse livro, mas me interessou muito a forma como você o abordou - realmente parece ter uma mensagem muito maior por trás do enredo, maior do que eu imaginaria apenas lendo a sinopse. Dica anotada, obrigada! Espero que a obra me toque tanto quanto tocou você.
    Literalize

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo