Páginas

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Entrevista com o autor parceiro Raigor Ferreira


Blog Arte da Literatura
Novidade para o quadro de entrevista do blog dessa semana: entrevista com o autor parceiro, Raigor Ferreira. O autor do livro encantador e cativante, O Príncipe Congelado. A resenha e sinopse do livro, vocês podem encontrar disponível aqui no blog. Vou deixar o link abaixo para o caso de terem curiosidade em ler. Resenha e Sinopse.

Curiosidade: Eu realmente adorei fazer essa entrevista, porque foi muito divertido escrever e editar. A entrevista está repleta de curiosidades a respeito do autor e seu trabalho. Além da entrevista ser um presente aos leitores, claro. E também, é um presente ao autor que faz aniversário hoje! Meus parabéns. Desejo muito sucesso e muitas felicidades!
Segue a entrevista com o autor parceiro:

❄ Primeiramente,
conte um pouco sobre o autor que vive em Raigor Ferreira. Como por exemplo, uma
breve biografia, seus livros escritos e gênero dos livros que escreve.


Bom, eu sou o Raigor, sou
paulista, escrevo livros infantis e O Príncipe
Congelado
é o meu primeiro livro físico. Antes dele, eu publiquei

alguns contos na Amazon, incluindo o
conto que inspirou o livro do príncipe. Na Amazon, vocês podem encontrar os meus
contos: "Abnegação", "Epílogo" e "O
Baile Encantado
". E nas livrarias pelo Brasil, você pode encontrar, ou

pedir para a livraria, o meu romance infantil "O Príncipe Congelado",
publicado pela Astral Cultural =)

❄ Onde
encontrou a sua maior motivação para escrever um livro?


Eu sempre gostei de escrever,
desde muito criança. Esse gosto por escrever é algo que eu tenho desde pequeno,
mas em 2014, eu descobri o mercado literário e vi então a possibilidade de
fazer isso também profissionalmente. Hoje, eu posso dizer que minha maior
motivação para escrever um livro é entregar para o mercado histórias que
incentivem os mais pequenos a lerem. De fato, escrever para crianças se tornou
uma missão de vida pra mim.

❄ Qual
é a sua maior inspiração quando está escrevendo? O que te inspira a escrever?


Minha maior inspiração são as
crianças e eu tenho sorte de conviver com muitas delas, hehe. Então, o que mais
me inspira a escrever é, sem dúvida, a minha convivência com crianças, pois
assim eu consigo descobrir que tipo de história eu poderia contar para elas. E
aí, eu escrevo. Foi assim que aconteceu com O Príncipe Congelado e é
isso que está acontecendo com os meus próximos projetos também.

❄ Como
autor, diga uma mania que você tem quando está criando uma nova cena na trama?


Uma mania... Bom, eu escrevo
ouvindo músicas. Eu me inspiro muito também por música. Quando eu encontro uma
canção que se encaixa perfeitamente com a intenção de uma cena, de um diálogo
ou de um personagem, é quando eu consigo captar a essência do que estou
escrevendo.

❄ Geralmente,
de onde você tira os nomes dos personagens? Ou eles simplesmente costumam vir à
mente quando começa a escrever?


Geralmente, os nomes surgem,
até naturalmente. Eu não costumo fazer pesquisas de significados de nomes, nem
nada do tipo. Normalmente, eu só preciso entender que esse é o nome que o
personagem deve ter, por razões de "feeling"
mesmo. Se eu tenho um personagem com personalidade mais forte, eu também
preciso de um nome forte. Se, por outro lado, tenho um personagem mais dócil e
tranquilo, eu preciso encontrar um nome que transmita essa ideia para o leitor
a partir do primeiro verso em que eu citar o nome desse personagem.

❄ Conte
um pouco sobre a personalidade dos seus protagonistas, Phelipe e Lavinah?


O Phelipe é um personagem mais retraído. Ele tem muita dificuldade de expor os seus sentimentos e, principalmente, de entender o que ele está sentindo. Por isso, ele é um príncipe que se opõe à Lavinah, que não só sabe conversar sobre os seus sentimentos, como faz questão de que todos à sua volta saibam sobre eles. É uma princesa de personalidade forte que complementa a atmosfera introvertida do Phelipe no livro.

❄ Escreva
uma citação favorita da sua obra.
 


"A magia não é, necessariamente, algo que precisa estar
distante de nós. Para ser mágico, basta acreditarmos que é".


😉

❄ Quando está escrevendo, você possui algum ritual diário para separar as coisas em família e o trabalho com a escrita?

Na verdade, não. Minha
família respeita muito o meu trabalho como autor e me dá todo o espaço e
silêncio que preciso quando minha concentração se faz necessária, hehe. Eles
são parte de tudo isso também, eles me apoiam demais. E certamente, minha vida
familiar e minha escrita andam juntos sem problema algum.

❄ Qual
é a sua hora favorita do dia para escrever?


De manhã. Quando estou
escrevendo um novo livro, eu costumo acordar mais cedo e me sinto satisfeito no
restante do dia quando sei que avancei, pelo menos, um pouco na minha história.

❄ Você
sempre sonhou em ser escritor, ou em um dia poder publicar um livro?


Sim, mas eu não entendia
muito sobre o mercado e, portanto, essa era uma possibilidade muito distante
para mim. Então, em 2014, eu descobri mais sobre o meio literário e comecei a
vislumbrar uma publicação física com distribuição nacional, que é o que está
acontecendo agora.

❄ Como
amadureceu essa vontade de escrever e publicar um livro? É uma coisa que sempre
esteve presente em você?


Sim, o gosto pela escrita
sempre esteve comigo, desde muito pequeno mesmo. Com 5 ou 6 anos, eu já gostava
de escrever, pois eu aprendi a ler com quatro anos. Então, escrever sempre me
foi uma rotina, até mais do que assistir desenho, rs. Já publicar um livro, é
algo que, como eu disse, só começou a ser um plano para mim depois que conheci
melhor o mercado literário em 2014. Antes disso, eu não achava que isso era
possível, porque eu sou um menino do interior, não sou famoso, não tinha
contatos, enfim, o tipo de coisa que geralmente nos leva a desistir dos nossos
sonhos injustamente.

❄ Qual
é a sua comida, doce e salgado favoritos?


Minha comida favorita é
macarrão com queijo. Meu doce favorito é beijinho, e o meu salgado favorito é
empada 😋

❄ Compartilhe:
qual é a sua cor, série e/ou filme favorito(a)?


Minha cor favorita é azul.
Minha série preferida é Desperate Housewives. E meu filme favorito é Titanic.

❄ Eu
amei tanto ler o seu livro incrível, que quando acabei de ler eu só conseguia
pensar: Preciso saber das curiosidades do mundo encantado desse livro pelo
ponto de vista do autor. Conte um pouco das curiosidades sobre o livro? Há
alguma coisa curiosa que aconteceu, ou pensou, quando estava escrevendo esse
livro, que você quer contar aos leitores?


Acho que a maior curiosidade
sobre O Príncipe Congelado é que ele era, originalmente, um conto de
apenas dez páginas que eu publiquei na Amazon em 2014. De lá pra cá, eu
divulguei bastante o conto, tanto que ele chegou na Astral Cultural, que
me fez essa proposta de transformar o conto em um romance maior e mais completo
sobre a trajetória destes personagens. Outra boa curiosidade é que este livro
demorou quase dois anos para estar finalizado. Houve uma primeira versão - nós escritores costumamos chamar de "primeiro
rascunho"
- e desde então, algumas pessoas o leram e eu fui

moldando essa história a partir de opiniões, fazendo pequenos ajustes para
entregar o melhor trabalho possível para a Astral. E uma coisa que eu pensei
enquanto estava escrevendo esse livro é que eu gostaria muito de entregar uma
história que deixasse um gostinho otimista para as pessoas. Uma mensagem de que
não importa se você teve um passado do qual não gosta de se lembrar ou se
enfrentou pequenas tragédias na vida, sempre haverá uma esperança de um futuro
melhor e mais feliz.

❄ Conte
aos leitores o breve enredo do livro.


O Príncipe Congelado conta a história do Phelipe,
um príncipe que teve uma infância bastante complicada e que teve que lidar com
isso desde muito pequeno. Depois de algumas tragédias na sua vida, ele é
estimulado a receber a sua herança real muito cedo e acaba sendo impedido por
uma deformidade física, que é estar congelado. O príncipe congela e, então,
decide não assumir o trono que lhe é seu por direito. A sua vida, a partir daí,
passa a estar centrada no castelo de onde ele não pretende sair tão cedo. Será que, algum dia, Phelipe vai assumir a coroa e
voltará a ter esperança?


❄ Diga:
uma qualidade sua que você mais gosta em você?


A qualidade que eu mais gosto
em mim... acho que é empatia. Para escrever histórias como a do príncipe, eu
preciso me colocar na trajetória do outro, na trajetória dos meus personagens,
e eu acredito que também faço isso quando as pessoas vem até mim e falam sobre
como a minha história tocou o coração delas. É esse tipo de sentimento que eu
mais uso quando escrevo. Eu preciso de empatia para entender o que pode mexer
com o emocional das pessoas de modo que elas se sintam um pouco mais felizes
depois de lerem algo que eu escrevi.

❄ Conte-nos
qual foi uma das suas cenas favoritas que criou e mais gostou de escrever? E
também, a cena mais triste, emocionante e a mais divertida, na sua opinião.


Minha cena favorita de O
Príncipe Congelado
é o primeiro encontro do Phelipe com a Lavinah,

sem dúvida. Eu quis que essa fosse uma cena engraçada e me diverti muito
escrevendo. A cena mais triste [ALERTA DE
SPOILER]
foi quando Lavinah, mais para o final do livro, recebe uma

notícia nada agradável por parte dos mensageiros de Arvoredo. A cena que mais
me emociona é uma cena em que o Phelipe e a Lavinah estão em uma arena
abandonada do reino. E acho que o primeiro jantar dos dois juntos no castelo
está no topo de cenas divertidas que eu poderia escrever, rs.

❄ Qual
é o seu livro favorito? E quais são os gêneros que você mais gosta de ler?


Meu livro favorito é "O
Pequeno Príncipe
" e todos os livros da série "Desventuras em
Série
". E os gêneros que eu mais gosto de ler são justamente os livros

que são pensados para a faixa etária que eu também escrevo, Infantil e Infanto-Juvenil.

❄ Em
qual plataforma, você começou a escrever ou publicou os seus primeiros textos?
Jornal, Wattpad, Amazon, outra, etc.


Eu comecei na Amazon
em 2014, e de lá, já fui para a Astral Cultural em 2018. Eu nunca tive
textos publicados em jornais, e apesar de ter um perfil no Wattpad, eu
nunca escrevi por lá.

❄ Existe
alguma obra em especial que despertou o seu gosto pela leitura e interesse pela
escrita?


Acho que todos os livros
infantis que eu li quando criança me despertavam essa paixão por leitura e
também o interesse por escrever. Além do Pequeno Príncipe, que eu já
citei, outra boa lembrança é o livro "A Fada que Tinha Ideias",
que lembro de ter me despertado para essa necessidade de ser criativo para
mudar o mundo. É uma ideia muito abstrata, principalmente quando somos
crianças, mas lembro que despertou em mim essa vontade de criar. E é isso o que
nós escritores fazemos, né? Nós criamos.

❄ Em
poucas palavras: como você descreveria a seu livro: "O Príncipe
Congelado"?


O Príncipe Congelado é um livro infantil que fala sobre amor, sobre esperança, sobre superar as adversidades do passado e se dar uma chance de ser feliz até mesmo quando o seu coração estiver fechado para novas oportunidades de viver algo diferente. Foi pensado para crianças, mas espero que deixe o coração dos adultos bem quentinho também. 💙

❄ Em
poucas palavras: diga por que as pessoas deveriam ler o seu livro?


Eu recebo muitas mensagens de
leitores dizendo que se curaram de uma "ressaca
literária
" depois que leram o meu livro. Então, se você que

está lendo essa entrevista, está à procura de uma leitura leve, rápida e
aconchegante (rs), O Príncipe
Congelado
é o livro que você deveria ler agora. E se você tem filhos ou

gostaria de presentear uma criança com um livro, o meu livro pode ser uma boa
opção pra você. E claro, lendo O Príncipe Congelado,
você também está apoiando um mercado que recebe novos autores e leitores todos
os dias, que é a Literatura Nacional.

❄ Queremos
saber: Como foi escrever o livro "O Príncipe Congelado"?


Foi uma das melhores coisas
que eu já fiz na vida. Esse livro representa a realização de um sonho. E eu sou
muito grato por ele ter sido recebido em uma casa editoral e estar sendo tão
bem recebido pelos leitores também.

❄ Apesar da jornada árdua que é escrever. Além de prazerosa e libertadora. Você já enfrentou algum bloqueio criativo no processo de escrita? Se sim, o que ajudou a resolver esse problema? Deixe a sua dica para quem está passando por isso.

Vai parecer mentira ou omissão da minha parte, mas eu não sofro com bloqueios. Acontece de eu ficar algum tempo, refletindo sobre os personagens e suas trajetórias, mas nada que eu possa identificar como bloqueio. É apenas uma reflexão necessária antes de sair escrevendo tudo "o que vier na minha cabeça". Eu gosto de escrever quando já estou amadurecido sobre o que eu quero para a minha história. Não gosto de me precipitar. A ansiedade é uma grande inimiga do escritor, tanto em termos de publicação, quanto de processo criativo mesmo. Eu não escrevo todos os dias, e nem toda semana. Eu tenho um trabalho paralelo e escrever entre pausas é muito comum pra mim. Então, não acho que eu tenha tido bloqueios. Quando eu me propus a escrever, isso aconteceu. Mas uma dica para escritores que sofrem com isso, eu poderia dizer que pode ser um sinal. Talvez a sua história ainda não esteja consistente o bastante para que você alcance a empolgação necessária para escrevê-la. Então, descansem um pouco. Relaxem. Com o perdão do gerúndio, o editor de texto vai estar esperando pelo seu melhor momento.😉
❄ Em
apenas uma única palavra, descreva o livro "O Príncipe Congelado":


Meus leitores diriam "fofo",
mas eu prefiro ficar com "mágico".

❄ Agora
conte para nós: um sonho realizado e deixe um agradecimento.


Pode ser pequeno para algumas
pessoas, mas eu tive o meu primeiro evento de lançamento em São Paulo
um mês e algumas crianças foram lá na livraria conhecer o meu livro. Ter
crianças lendo uma história que eu escrevi é um sonho que eu tenho realizado
desde 2014, hehe. E deixo aqui o meu agradecimento a todos que já leram O
Príncipe Congelado
. O que vocês estão fazendo por mim é algo que marca e

que já faz parte da minha história pessoal.

❄ Deixe
um recado para os seus leitores e IGs literários/ blogueiros parceiros.


Para meus leitores e blogueiros parceiros, continuem com o apoio que vocês sempre dão para a literatura que é produzida aqui no nosso país. Tem muita coisa boa por aí que ainda precisa ser descoberta, e isso só é possível quando vocês também nos enxergam. Obrigado por tudo e vamos seguindo juntos que muitas histórias ainda precisam vir ao mundo na forma de papel. 😊


Raigor.


E agora, um presente aos demais leitores! Novidade e surpresa super especial que vou contar aqui no blog, aproveitando o gancho da matéria da entrevista. Em parceria com o autor, Raigor Ferreira @raigorferreira, estarei sorteando um exemplar do livro "O Príncipe Congelado" lá no meu IG literário e do Blog pessoal @sapphiredebbie. O sorteio e a foto oficial serão divulgados ainda nesse final de semana.

Sexta, Junho 28

Friday, June 28


Edição de quinta-feira, 27 de Junho de 2019.



Curiosos para ler o livro encantador do autor? Adquira já o seu livro ou e-book na Amazon.



Dica de leitura



Confira  livro em e-book na Amazon



O Baile Encantado ( eBook Kindle) por Raigor Ferreira (Autor), Cristiane Magalhães (Ilustrador)
Inspirado no conto da Cinderela, "O Baile Encantado" conta a história de Elias, que tinha uma vida tranquila até o dia em que foi acidentalmente convidado para o próximo baile do reino de Aguenos. Elias ainda está confuso sobre ir ou não ao baile, mas a empolgação de sua madrasta e de suas novas irmãs podem levá-lo a tomar uma decisão pouco honesta.
Conto de 37 páginas.

Saiba mais sobre esse trabalho. Acesse o Instagram.

10 comentários:

  1. É muito bom conhecer escritores nacionais novos, fico feliz e eles merecem serem reconhecidos e divulgados, pois traz obras excelentes para nos alegrar. Curti demais essa entrevista, esse escritor mostra ser muito talentoso.

    ResponderExcluir
  2. Super concordo com você! Muito obrigada pelas suas palavras e por deixar o seu comentário caprichado aqui no blog.

    ResponderExcluir
  3. Oiii tudo bem???

    Imaginei que fazer essa entrevista foi interessante mesmo, só pela foto inicial já imaginei o quando ele deve ser engraçado. Foi muito legal compartilhar dessa experiência e conhecer mais sobre o autor e seus livros.
    Adorei a entrevista.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  4. Oie!!

    Adoro entrevistas, pois sempre conhecemos um pouco mais dos autores.
    Eu já tinha visto resenha de O príncipe congelado e me interessei pela leitura.
    Foi muito bom conhecer mais do Raigor Ferreira, a entrevista ficou muito interessante e descontraída. Amei!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Carol - Reino de Papel7 de julho de 2019 às 09:37

    Amo entrevistas com autores! Me sinto mais próxima a eles e sou fascinada em conhecer um pouco mais sobre essas pessoas que escrevem histórias que amamos.
    Gostei muito de saber essas curiosidades sobre o autor e o livro. Já havia ficado com vontade de ler quando vi sua resenha, agora quero mais ainda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amei a entrevista e a palavra como ele definiu o livro dele. Espero ter a oportunidade de ler um dia, pois parece mágico mesmo. Bjusss.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Ah, que entrevista mais legal. É muito bom ter essa oportunidade de estar mais próximo dos autores que admiramos. Mais ainda saber de onde vem as ideias, como surge o processo criativo e como a família reage diante do livro impresso. Acredito que deve ser um orgulho muito grande saber que o filho/filha transforma ideias em livros lidos por diversas pessoas no país inteiro. Não conhecia o autor mas o achei bem simpático. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. ana claudia de angelo7 de julho de 2019 às 16:26

    Menina, eu adoro e não é a primeira vez que acompanho suas postagens sequenciais! E esse livro eu quero pra caramba, te confesso! Quero inclusive ir lá no seu IG pra participar pq eu me esqueci, admito!
    Como foi bonita e irreverente essa entrevista! Parabéns pela bela parceria!!!

    ResponderExcluir
  9. Amei o cuidado que teve com o post, super caprichada a entrevista <3 acho esse livro lindo e a premissa super o meu gosto. Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  10. A capa do livro é simplesmente linda.
    Não conhecia o autor, e, amei a entrevista, e desejo sucesso no sorteio.
    Amei conhecer um pouco sobre o autor, pois, já tinha lido algumas resenhas do livro, e, achei muito bacana o enredo.

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo