Páginas

sábado, 2 de maio de 2020

Resenha do livro: "Os Pedaços Que Fizeram Sentido", da autora parceira Rebeca Morais

Amazon Kindle
Título: Os Pedaços Que Fizeram Sentido
Autor(a): Rebeca Morais
Número de páginas: 36 páginas 
Gênero: Poemas
Editora: Independente
Disponível para compra na Amazon Kindle.

E-book recebido de cortesia em parceria com a autora.


Sinopse

Os Pedaços que Fizeram Sentido é um livro composto por poemas com diversas temáticas, que envolvem situações e sentimentos que nós vivenciamos ao longo da vida, como amor próprio,
relacionamentos, Deus e momentos difíceis de se explicar. Esses pedaços constituíram o meu eu e agora poderão originar uma identificação em você também! Com todo o amor, o meu eu para tu.

Amazon Kindle

Resenha


"Borboletas. Me sinto como tais, Respeito meus processos, O tempo de tecer meu casulo, De permanecer nele, E de finalmente me transformar. Borboleta, A voar."

O livro " Os Pedaços Que Fizeram Sentido" é uma coletânea de poemas muito cativante e verdadeira. Pois, contém vários poemas que falam sobre sentimentos de saudade, amor, dúvidas, desânimo, assédio, autodescoberta, evolução, resolução, resiliência e liberdade. Assim como o amadurecimento e a transição de fases comuns da nossa vida humana como a juventude, escolhas, anseios e fé. Além de amor próprio.

Achei interessante o fato de alguns dos poemas expressarem a sensação e a certeza do amor de Jesus, cujo revela esse lado cristão da jovem autora. No entanto, não deixe um ou outro poema enganá-los. De maneira alguma essa é uma obra de caráter cristão. E afirmar o contrário é ignorar totalmente a sua totalidade. Visto que a obra não possui base e nem foco principal em índole cristã. Essa é uma obra de cunho intimista.

Em resumo, vamos encontrar um conjunto de poemas repleto de pensamentos. Ou seja, há uma riqueza de sentimento tal qual transborda da alma da autora
nessa coleção de poemas. E tudo isso, feito de maneira simples e fluída. Portanto, garante ao leitor uma leitura agradável, breve e coesa.

Além disso, os versos talentosamente compostos nesse pequeno e brilhante livro é uma razão pela qual o leitor irá querer lê-lo. Porque essa estrutura torna a obra ainda mais atraente ao meu ver. Deste modo, cada um é capaz de se identificar e sentir através das palavras simples e carregadas ao mesmo tempo com toda sua leveza. Principalmente, pela questão tratada sobre o assédio que nós mulheres sofremos diariamente, seja direta ou indiretamente. Sem mencionar, quando nos deparamos com todos os paradigmas e exigências de uma sociedade que julga, condena e faz comparações alheias, duramente com as mulheres em sua grande maioria e entre outros assuntos sociais. Então é importante enaltecer o respeito e o amor próprio.

Está claro que, esse livro possui poemas que abordam vários temas a respeito da construção do indivíduo baseados em experiências pessoais da autora. E claro, uma delas é a fé. Mas não é essa a peça central ou o que conduz esse livro. Ou seja, o foco principal do livro é justamente essa construção como indivíduo e conhecimento de si mesmo. É possível perceber isso em como o próprio título já diz: "Os Pedaços que Fizeram Sentido".

Por fim, acredito que esse livro de poemas seja importante e essencial para quem gosta desse estilo literário ou até prefere aventurar-se no gênero em questão. Na minha humilde opinião, essa leitura curtinha e gostosa deve ser apreciada. E também é um presente àqueles cujo momento pede algo mais descontraído e prazeroso para passar o tempo, aprender e entreter. Super recomendo!

E isso é tudo por hoje, pessoal! Espero que vocês tenham gostado da resenha e de conhecer melhor esse livro especial/ lançamento também. Lembre de deixar o seu comentário abaixo, aqui no blog.

Até a próxima!
Sobre a Autora
Rebeca de Morais Costa, nasceu em 24 de dezembro de 2000 na famosa cidade dos cachorros-quentes, vulgo Osasco - São Paulo. Começou a escrever no auge de seus 15 anos e foi guardando seus poemas em um arquivo, até que percebeu que poderia publicar um livro com o número de poemas que tinha alcançado: Os Pedaços Que Fizeram Sentido. Rebeca também é autora e criadora de conteúdo do blog Um Pouco de Cada Mundo.

Instagram: @bek_morais / @umpoucodecadamundoblog
Blog: www.umpoucodecadamundo.com.br

Bônus da resenha: Achei importante ressaltar que essa não é uma obra de cunho cristão. E que sua totalidade vai muito além disso.

A autora acredita no amor de Deus e dá pra notar isso em alguns poemas dela, apenas isso. Então mencionei inicialmente que ela deixa transparecer esse lado cristão dela (somente em alguns poemas). Sobretudo, esse nem é o foco principal. Já que apesar disso, os demais são poemas que falam em sua maioria de temas comuns da vida que nos fazem amadurecer, acreditar mais em nós mesmos e enaltece o amor próprio e a liberdade. Portanto, essa obra não é cristã e trata de temas sociais e humanos importantes como o assédio, sexismo, resiliência e evolução e entre outros, garanto. Mesmo que possa passar essa impressão para algumas pessoas por citar o amor de Jesus que a autora acredita e encontra forças e aconchego para superar os desafios da vida, além de si mesma. Ou o nome de "Jesus" presente em seus pensamentos nesses poucos poemas. Penso que a palavra certa seria "traços" cristãos em um ou outro poema. E novamente, reforço que esse em momento algum é o foco principal da obra.

Em razão disso, é preciso compreender a essência desse livro. Pois o foco principal da obra são as várias reflexões contemporâneas sobre diferentes temas, na verdade. E eu tentei transmitir todos esses diferentes temas através de trechos do livro. Dessa maneira, o tema " Deus" é só um tema entre todos os outros presentes.

Quotes
" A alma jorra pelos olhos
Às vezes, corre com leveza.
Às vezes, limpamos com ódio,
Às vezes, ela vem acompanhada de risadas exageradas. (...)"
" Os olhos são a janela da alma"
Minha alma arde com facilidade.
Respeitando minhas raízes e o meu tempo,
Lutando sempre pela minha base,
Meus valores são sempre a chave.
" Dizem que lugar de mulher é na cozinha fazendo almoço,
Mas eu digo: lugar de mulher é fazendo arte até chegar ao topo."

O ensinamento veio do meu
              Pai Jesus,
Que deixou a missão de
           sempre ser Luz.

"Eu deixei você ir
Porque eu vi
Que você só gostou
De uma das minhas partes.
Mas, quem aprecia apenas parcialmente uma obra de arte?" - o amor próprio

Curiosos? Adquira já o seu livro em formato digital (e-book) na Amazon Kindle. Leia grátis com assinatura Kindle Unlimited. Clique abaixo.

30 comentários:

  1. aaaaa, eu amei muito a resenha, viu? muito obrigada e fico extremamente grata por você ter se identificado de uma maneira tão bonita e completa ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito contente por saber que você amou muito a resenha! <3 Eu que agradeço pela confiança na divulgação do seu livro lindo. Espero que logo você possa nos presentear com mais versos.

      Excluir
  2. Adoro poemas, principalmente quando eles nos cativam da maneira que estes cativaram você!
    Poemas profundos que tocam a gente de maneiras inimagináveis, que nos fazem sentir, chorar, rir, nos descobrir! Livros assim são incríveis, fiquei morrendo de vontade de ler esse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia saber que você adora poemas e ainda mais quando são iguais a esses que me cativam muito! A gente sempre tem um ou outro favorito, né? Rs'. Achei maravilhoso e empolgante saber da sua vontade de ler esse livro de poemas também. Porque você conseguiu compreender e captar logo de cara a essência desse livro!

      Excluir
  3. Não sou muito chegada em poemas, mas tem uns que realmente me encantam. Acho que isso acontece pela beleza, singeleza e doçura que trazem, sobre temas que a gente só vê como algo tenebroso. São versos assim que tornam fortes e até palatáveis alguns temas, que a gente tem dificuldade de falar sobre.
    Bjks!
    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou assim também. Raramente leio poemas, mas gosto quando encontro alguns que me encantam e cativam. Exato. Adorei que você conseguiu captar e entender essa essência. Muitos sentimentos e pensamentos nos sufocam e é um alívio poder colocar isso pra fora, mesmo sendo através dos versos.

      Excluir
  4. Olá, eu amo poemas mas nao aprecio obras que tenham cunho cristão.
    Mas achei interessante ela abordar a questão feminina em seus versos.

    Küss 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São poemas que falam em sua maioria de temas comuns da vida que nos fazem amadurecer, acreditar mais em nós mesmos e amor próprio.

      Excluir
    2. Pode ler tranquila então. Porque essa não é uma obra de cunho cristão, se não eu nem leria. Apenas mencionei que dá pra perceber sutilmente esse lado que acredita em Deus da autora por alguns poemas dela. Mas a totalidade da obra vai muito além disso. Rsrs. Muito bom saber que você ama poemas!

      Excluir
  5. Oi, Debora
    Eu não conhecia esse livro mas fiquei encantada com essa capa lindona. Infelizmente poesia não é tão o meu estilo, e por isso vou passar a indicação, mas eu gostaria de ler outro livro da autora se fosse de outro gênero.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que você ficou encantada com essa capa. É bem bonita e curiosa essa arte poética mesmo. Tudo bem que poema não é o seu estilo, existem outros gêneros diferentes para se aventurar. Eu raramente leio poemas, então fico contente quando encontro alguma obra curtinha assim e com temas contemporâneos para passar o tempo. Quais são os gêneros literários que você mais gosta de ler e mais combinam com você? Fiquei curiosa pra saber. Os meus são em sua grande maioria fantasia e distopia. Às vezes, me entrego aos clichês divertidos e cheios de humor para uma leitura rápida heheheh

      Excluir
  6. Oi, parece um livro fofo, amo poemas, e apesar do tom cristão da obra, pelo que vi na poesia, e isso não ser muito meu estilo (No máximo teologia da libertação ou análise arquetípica), tenho algumas alunas que se sentiriam representadas pelo texto dela que ainda é bem jovem e tenho certeza que escreverá muito mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora acredita no amor de Deus e dá pra notar isso em alguns poemas dela. Então mencionei que ela deixa transparecer esse lado cristão dela. Porém, são poemas que falam em sua maioria de temas comuns da vida que nos fazem amadurecer, acreditar mais em nós mesmos e enaltecer o amor próprio. Essa obra não é cristã e trata de temas importantes sociais como o assédio e sexismo, garanto.

      Excluir
  7. Livro curtinho com cara de ser bem fofo. Parabéns para a autora pelo lançamento ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bem lindo e fofo mesmo. E fala sobre tudo que a autora sente ou pensa. Agradeço pelas palavras de parabéns para a autora e seu primeiro lançamento.

      Excluir
  8. Olá.
    Gosto de poesia para trazer leveza às minhas leituras, e esse livro parece ter poemas bonitos, além claro de tocar em assuntos fortes como o assédio. Já poemas de cunho cristão não me interessam tanto. Mesmo assim, como é um livro curtinho, quero dar uma chance quando tiver a oportunidade. Adorei conhecer mais uma obra. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica sossegado então. Porque não são poemas de cunho cristão, como você pôde notar se leu algum dos trechos do livro que coloquei na resenha. E se fossem eu nem teria lido. São poemas que expressam os sentimentos da autora em modo geral. Mas se percebe em alguns poemas esse lado de acreditar no amor de Deus da autora. Afinal, todos nos acreditamos em alguma força maior do que nós. Seja da natureza, do universo, do amor em todas as suas formas ou retratadas em figuras divinas. Ótimo que adorou conhecer mais essa obra.

      Excluir
    2. Ou seja, essa coletânea de poemas aborda diferentes temas contemporâneos. Então você pode encontrar um ou outro poema com o tema "Deus", mas esse é só um entre todos os vários e diferentes temas abordados. É um livro bem curtinho mesmo e agradável. Muito bacana que você quer dar uma chance quando tiver a oportunidade. Espero ter esclarecido algumas dúvidas ou impressões da obra. Fique à vontade para perguntar, caso tenho alguma dúvida. Acho importante esse debate saudável e respeitoso.

      Excluir
  9. Oiê. Eu gostei muito da sua resenha, da sinopse e dos quotes. Acho que mensagens leves assim, e até com um tantinho de fé, são importantes principalmente nos momentos que estamos vivendo na atualidade!
    Mas, preciso confessar que fiquei bugada com a capa. hahahaa Me deu um ruuuiimmm. Sei que, contudo, o conteúdo sobressai e vale a pena.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Hahaha. O livro já começa a nos fazer refletir pela capa ao estilo bem poético Rs'. Super concordo que mensagens com esse tom mais leve nos ajudam a passar por momentos de dificuldade. Essa coletânea vai abordar diferentes temas e bem atuais.

      Excluir
  10. adoro poesias, nunca li nenhuma de tom mais cristão e não sei se seria algo que eu gostaria mas me daria a chance sim de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo que em um ou outro poema possa haver esse leve traço "cristão". Mas te garanto que esse não é o foco principal da obra e as reflexões abordam diferentes temas e vai muito além disso. Adorei saber que você adora poemas!

      Excluir
  11. Já vou começar comentando sobre o título, achei ele bem poético. Amei sua resenha e já quero conhecer mais sobre essa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei o título bem poético. Muito obrigada. É bom saber a sua opinião também. Na verdade, são poemas que abordam diferentes temas contemporâneos.

      Excluir
  12. Adorei os quotes, parecem reflexões bem atuais e bem bonitas. Não tenho o costume de ler poesia, mas gosto quando encontro uma indicação de alguma obra contemporânea, principalmente por estar disponível no Kindle Unlimited. Obrigada, e abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por compreender a essência desse livro. O foco principal da obra são realmente essas reflexões bem atuais de temas diferentes e bonitas. Disponha. Eu que agradeço pelo seu comentário.

      Excluir
  13. Oi Deb, tudo bem? Gosto tanto de ler suas resenhas e descobrir novas autoras pelo seu olhar. Incrível como temos talentos a serem descobertos não é mesmo? Achei bem legal o nome do blog acredito que por ele já conseguimos ter uma ideia de todas as mensagens que a autora quer nos transmitir. Somos como as borboletas estamos em constante mutação. As vezes até pensamos que estamos parados mas quando nos deparamos com determinada situação percebemos o quanto evoluímos. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Érika. Tudo bem sim. E você? Muito obrigada pelas suas palavras e fico grata por você compreender a essência dessa obra e conseguir ver além de um ou outro trechicho que eu tentei transmitir todos os vários e diferentes temas contemporâneos que essa obra aborda. O foco principal da obra com certeza são todas essas mensagens e reflexões bem atuais sobre evolução, transformação e amadurecimento. Abraço, Debbie

      Excluir
  14. Apesar de não ter o hábito de ler poemas, achei bem interessante a proposta do livro com vários temas de "construção e conhecimento" do próprio eu. Acredito q seja uma leitura bem interessante e enriquecedora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu raramente leio poemas. Porém, às vezes, encontro alguns livros leves e curtinhos, que são uma leitura bem enriquecedora como você disse, sabe? :) Eu particularmente, gosto muito de poemas que abordam vários temas sobre construção do indivíduo através de experiências pessoais como estes que a autora escreveu. Agradeço por entender o foco principal desse livro, que justamente é essa construção e conhecimento de si mesmo.

      Excluir

Atualizações do Instagram

Topo