Memórias... Quem não as têm? Nas suas, Clara nos narra os motivos pelos quais as datas próximas ao Natal sempre lhe trouxeram marcas. Da infância à vida adulta. E não poderia lhe faltar um amor, daqueles que ultrapassam barreiras. Oceânicas, idiomáticas... Obstáculos que ela sequer conseguira compreender por anos. Sequer um dia imaginaria vivenciar. Perpassar. Encontrar.
"Memórias de um Amor de Natal" é um romance histórico com clara passagem da narrativa no século XX. Porém a linguagem é simples e de fácil compreensão. Além disso, traz dilemas enfrentados pela protagonista e nem tudo são flores nesse romance apaixonante.
Ademais, vale ressaltar que, há certa atmosfera peculiar e inebriante de obras do gênero ao mesclar acontecimento histórico com ficção. Assim como é possível ser mais do que um observador. Pois, a escrita impecável e espontânea da autora consegue enlaçar o leitor em uma trama repleta de problemáticas e decisões difíceis da parte da mocinha convicta e batalhadora, da qual revela-se forte quando o espectador supera a figura frágil associada à pessoa dela por valores da sociedade patriarcal.
Deste modo, nota-se como é complicado seguir com bravura as próprias resoluções ao mesmo passo em que são escolhas necessárias para vencer na vida.
Sem dúvida, possui momentos tão revoltantes e de tirar o fôlego. Então fica impossível o leitor não acabar se posicionando ou desencadear uma série emoções conflitantes e intensas junto com a moça mergulhada em memórias particulares, tudo isso acompanhando essa história.
Outrossim, apreciei bastante o fato desse enredo dispor de uma profundidade e exploração ampliada em seu desenvolvimento. Uma vez que, aproveita para abordar assuntos importantes, assim como diversos temas paralelos relevantes do século. E também por apresentar uma temática terna na época do natal, cuja qual, vai realmente além do romance em si. Apesar da romantização estabelecida. Portanto, segue uma linha essencial e coerente para atingir o desfecho.
Aliás, contrastando com memórias marcantes do passado e as consecutivas consequências que implicam no tempo presente, nesse caso. Nessa época natalina, aflora nossos sentimentos mais profundos.
Na minha opinião, certamente, o magnífico trabalho de diagramação realizado com esse material precisa ser elogiado. Já que está de arrasar. Em vista disso, torna a experiência de leitura ainda mais prazerosa. Mesmo com os impasses presentes na história, durante a leitura, levando ao crescimento e construção da nossa protagonista.
Enfim, super recomendo! Simplesmente adorei. Pareceu, pelo menos na minha perspectiva, uma novela histórica e minissérie dividida em poucos capítulos. E o melhor, a narração dinâmica contém a escrita impecável, agradável e fluída da autora nacional independente.
Curiosos? Disponível para leitura grátis com assinatura Kindle Unlimited. Clique abaixo.
Deve ser um conto daqueles que nos emocionam. Fico imaginando aqui tudo que a protagonista sofreu com relação ao machismo da época. Curiosa em saber como se originaram essas lembranças natalinas...
ResponderExcluirTschüß
Oi, adoro contos e principalmente os mais curtos para ler numa tarde e relaxar, mas fiquei confusa, você diz no início de sua resenha que é um romance histórico. É um romance ou conto? Ou é Hibrido? De qualquer forma, espero ter a oportunidade de ler.
ResponderExcluirEu sou apaixonada por tudo que se passa perto da época do natal ou no natal e com certeza já fiquei morrendo de vontade de conhecer o livro , embora o livro traga temas profundos e de gatilhos parece ser uma leitura muito interessante.
ResponderExcluirmesmo não sendo fã de romances românticos eu gosto da sua resenha porque já no inicio você é sincera e conta como a obra não é exatamente o conto de fadas romântico e acho isso válido pois atrai leitores como eu, que querem justamente isso, o pé na realidade dura mas com a esperança do amor.
ResponderExcluirSou uma leitora que não curte romances românticos como leitura. Mas, acredito que um conto é uma boa forma de darmos chance de conhecer e adentrar outros gêneros fora de nossa zona de conforto.
ResponderExcluirAh, sem falar que ADORO histórias que passam perto ou na época de natal. Tenho certeza que deve valer muito a pena ler esse conto.
Oi Débora, tudo bem? Gostei tanto do título passa uma sensação tão gostosa. Aliás, histórias ambientadas na época do Natal sempre trazem um quentinho ao coração, isso é inevitável. Estar junto da família, as decorações, os presentes, as refeições, ainda mais tendo a possibilidade de conhecer um novo amor. Acontecimentos que marcam nossas vidas. Gostei muito da maneira como você descreveu todo o enredo e fiquei bem curiosa para saber mais sobre os personagens. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluir