Prós e Contras das Bienais para Autores Iniciantes, de editoras pequenas, e poucos conhecidos.
Conversando com outros colegas autores e editoras, ultimamente tenho percebido algo sobre as Bienais, então vou deixar uma dica de prós e contras. Lembrando que não é para dizer o que ninguém deve fazer e não, são apenas dicas e reflexões pertinentes. Dicas que considero relevantes e passadas por quem está há 10 anos nesse mercado trabalhando com literatura de alguma forma, seja como convidada de imprensa, leitora crítica, blogueira de livros, influencidora literária e escritora.
Eu sei que para quem está começando a ideia de participar de uma Bienal é de brilhar os olhos, mas possua em mente que quanto maior o fluxo de pessoas, maior é a dificuldade de chamar atenção para você. Sim, essa disputa por atenção acontece, principalmente, em eventos de grande porte como as Bienais Internacionais do Livro do RIO e a de SP, as quais recebem pessoas de fora e do Brasil inteiro. Para quem tem leitores de outros estados do Brasil, o transporte pela distância é caro e muitos podem não ir. Existe essas complicações de locomoção que atrapalha a expectativa, dependendo da realidade de outros leitores, de outros estados, para chegar a uma Bienal de SP e do RIO, como exemplos, e vice-versa quando se tratam de Bienais em estados longe do sudeste como Minas Gerais, Pernambuco e Brasília.
No caso de grandes editoras e autores famosos e bem conceituados, a venda compensa o valor investido em um stand (com preços mais ofertados para a elite literária nos últimos anos). Em questão de acessibilidade para editoras de pequeno porte, autores iniciantes e pouco conhecidos, pode ser que não compense o investimento caro a começar pelos preços não acessíveis do stand. Há tempos que vejo críticas sobre Bienais que estão cada vez mais pensadas para a elite literária, deixando muitos autores independentes e pequenas editoras de fora pela dificuldade financeira em comprar um stand para expositor, os quais são caros, no caso.
Reitero que tudo terá gastos, então prepare as suas econômias para transporte, alimentação, beber água, hospedagem, se for o caso, tudo é caro. Em questão de acessibilidade da organização do evento, consulte a página do evento para conferir as políticas de acessibilidade para idosos, pessoas com necessidades específicas e autistas. Outro detalhe, acho bom analisar antes a segurança oferecida pelo evento. Na última Bienal de SP, A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que aconteceu de 06 a 15 de setembro de 2024, no Distrito Anhembi, contou com a desagradável invasão de um candidato a prefeito de São Paulo bolsonarista, como o festival ocorreu em época de eleições.
Vale ressaltar ainda, que as impressões de outros profissionais do livro a respeito da logística do evento, como tamanhos e posicionamento de stands, localização, pavilhões etc; também parece toda movida acerca das editoras grandes e autoras famosas, uma vez que são as que ditam a maior parte das tendências do mercado editorial brasileiro e contemporâneo.
Prós e Contras das Bienais para Autores Iniciantes.
Prós
Claro, existe a possibilidade de network ao fazer contatos com pessoas do meio. A chance de conhecer seus leitores, se eles tiverem fácil acesso ao evento. Bom para autores que gostam de entregar mimos, como marcadores e tal. Além de ser uma ótima oportunidade de conhecer e trocar experiências com outros escritores para alcançar novos leitores, caso ambos tenham públicos em comum.
Caso você vá como curador(a) de clubes de leitura, dono(a) e colunista de página literária, imprensa, autor(a), professor(a) e estudante, você tem direito a meia entrada ao apresentar comprovante de holerite e carteira de estudante, assim como acesso a entrada totalmente gratuita em caso de autores e profissionais do livro mediante a credencial/crachá de inscrição aprovada no site oficial do evento.
Contras
Muitos dos seus leitores e amigos podem não ir, pela questão de distância, dificuldade de transporte até chegar lá, estacionamento ser complicado etc; muito cheio. "Ah, mas tem ônibus de graça até o local do evento em São Paulo", sim, realmente tem, porém, apenas se você for de São Paulo capital e conseguir chegar perto do local em que esse ônibus com passagem zero circula. E também, muitos reclamam de tentar pegar esse ônibus com tarifa gratuita e desistiram na hora por estar muito lotado, ou pelo fato de parar no trânsito. Autores que distribuem marcadores e mimos lá, os leitores podem simplesmente pegar por ser de graça e ignorar depois, então pode não ter retorno real. Muitos leitores, não levam a sério autores que ficam nos corredores a entregar mimos e chamar pra conhecer o livro. Além disso, dependendo da abordagem, essas pessoas fogem e não vão comprar de você. Parte do grande público que vai para as Bienais são excursões de escola a passeio, geralmente, sem poder aquisitivo, e essas crianças e adolescentes podem não ser o seu público. De novo, ressalto que há exceções, constantemente.
Outro ponto importante, infelizmente, a maioria desses leitores são perfis literários de nichos específicos que não estarão muito interessados em conhecer o trabalho de autores iniciantes, afinal, muitos desses influenciadores literários foram convidados por editoras parceiras e receberam ingressos gratuitos para realizarem ações específicas dentro do evento.
Ou seja, o grande fluxo de leitores é deslumbrante, mas o resultado pode não ser o esperado. A experiência de cada um pode ser diferente e única, óbvio que sim! Só tenha isso em mente para não acabar decepcionado e iludido a ponto de basear toda a sua carreira a depender do desempenho das suas vendas de livros em Bienais do livro, ok? Confira as regras do evento também, o que pode e não pode. Já teve caso de autora menor sendo expulsa por causar tumulto e reclamações de regras chatas do evento que parece não levar a sério autores de pequenas editoras e independentes.
Conclusão prática e acessível: por isso tudo isso citado acima, pode ser uma boa opção investir em campanhas direcionadas para o seu público-alvo (que irá consumir seu trabalho), e em feiras e eventos literários menores, incluindo as feiras regionais, onde o fluxo é menor e não há tanta concorrência de atenção do público. Às vezes, vale apostar em encontros literários e na organição de clubes de leitura para a promoção de seus livros de modo a alcançar leitores reais a gastar o que cabe no seu bolso, sem prejuízos, e com resultados eficientes realistas.
Observação: lembre-se de que quanto maior o fluxo de pessoas e das atividades promovidas pelo evento, mais difícil será conquistar a atenção do público.
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