Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Entrevista com a autora parceira Renata Lustosa


Entrevista com a autora parceira, Renata Lustosa. Venham conferir essa super novidade da semana e a entrevista com a querida ilustradora e escritora convidada. Renata Lustosa é nascida em São Paulo, em 21 de maio de 1994. Formada em Design Gráfico, trabalha com projetos de ilustração e design, incluindo a área editorial – principalmente literatura infantil. Trabalha como freelancer e escreve nas horas vagas. "Confissões de uma terapeuta" é seu primeiro romance. É apaixonada por livros de chick lit, romance e escrita criativa. E com essa prévia, sem mais delongas, vamos a entrevista a seguir.

O quadro do blog de entrevista:"Encantado(a). Conhecendo o autor(a)"dessa semana, conta com a participação da nova autora parceria e amiga Renata Lustosa. Convite de lançamento do livro: Confissões de uma terapeuta, da autora parceira @relustosa.
O livro de  estreia da escritora será publicado pela Lura Editorial e está com data de  lançamento prevista para dia 25/05/2019. Das 15h às 18h30. No Starbucks Coffee. Avenida Paulista, 2026, Bela Vista -SP.
Para quem puder vir prestigiar o trabalho da autora. Fica o convite ao pessoal de SP. Convidem seus amigos e familiares que amam um livro novo.

A obra de estreia da escritora é um Chick Lit - que conta com um romance divertido e apaixonante.

Confira a sinopse abaixo, para conhecer um pouco mais sobre o enredo do livro.

Sinopse:

Melissa Belinque é uma garota planejada. Muito planejada. Apaixonada por seu melhor amigo e formada em Psicologia, ela é uma terapeuta especializada em relacionamentos, mas que nunca esteve em um. 
O que fazer quando, numa reviravolta do destino, Melissa descobre que uma de suas pacientes está apaixonada justo pelo mesmo homem que ela? 
Ela terá que correr atrás do prejuízo e impedir que o grande amor de sua vida e seus planos para o futuro sejam mandados para as cucuias.
Um chick lit divertido sobre uma protagonista com problemas de ansiedade, um pouquinho acima do peso, lutando contra as armadilhas da própria mente.



Entrevista




🌸Onde encontrou a sua maior motivação para escrever um livro?

Nos outros livros de Chick Lit. Sempre que eu lia algum deles, me sentia extremamente grata às autoras por terem me proporcionado momentos de alegria ao lado daquela história. E isso me inspirou a escrever para outras pessoas que também precisam de alegria. Se pelo menos uma delas ficar grata a mim pelo meu livro, minha missão estará cumprida. Rsrs
🌸

    🌸Qual é a sua maior inspiração quando está escrevendo, ou ilustrando? Ex.: o que te inspira a escrever e ilustrar?

Imaginar o resultado final, pois isso me ajuda a querer continuar pra ver como as coisas vão ficar. Além disso, eu acho muito interessante ver a evolução do trabalho, tanto na escrita quanto na ilustração. Por isso costumo guardar arquivos antigos e arquivos atuais para comparar a melhora. Isso me dá um incentivo enorme, pois assim a gente vê que o esforço vale a pena e que somos capazes de construir algo bonito. 
🌸Como autora, diga uma mania que você tem quando está criando uma nova cena na trama?

Eu costumo escrever em tópicos, no início da cena, tudo o que quero que aconteça nela. Isso me ajuda a organizar os pensamentos, ter ideias e depois organizá-las no texto. 
🌸Geralmente, de onde você tira os nomes dos personagens? Ou eles simplesmente costumam vir a mente quando começa a escrever?


Eu costumo testar vários nomes no mesmo personagem até encontrar um que eu diga: uau! É esse! Rsrs
🌸Quando está escrevendo, você possui algum ritual diário para separar as coisas em família e o trabalho com a escrita?


Sim. Eu gosto de tirar o final do dia para escrever, depois que já finalizei meu trabalho como ilustradora, já jantei e passei um tempo de qualidade com a família. Aí sim eu começo a escrever pois é o momento do dia em que me sinto mais calma e tranquila. 
🌸Qual é a sua hora favorita do dia para escrever?

Normalmente às 22h00! 
🌸Você sempre sonhou em ser escritora, ou em um dia poder publicar um livro?


Na verdade, eu sempre achei a profissão muito bonita, mas nunca imaginei que eu seria escritora um dia. Fico feliz de ter me enganado! Rsrs
🌸Como amadureceu essa vontade de escrever e publicar um livro? É uma coisa que sempre esteve presente em você?

Na verdade, a vontade de publicar um livro surgiu da ideia do “Confissões de uma terapeuta”. Eu simplesmente precisava tirar aquela ideia da minha cabeça e colocar no papel. Mas inicialmente, era só isso. Depois comecei a imaginar “humm... como ficaria um livro meu na minha estante?” E quando dei por mim, eu já estava procurando “Como publicar um livro?” no Google. 
🌸Qual é a sua comida, doce e salgado favoritos?


Hummm! Adorei essa pergunta Rsrs

Salgado: eu AMO massa!

Doce: pavê de sonho de valsa 
🌸Compartilhe: qual é a sua cor, série e/ou filme favorito(a)?

Minha cor favorita é branca. Minha série favorita é The Office, e meu filme favorito é “O diário de Bridget Jones”.
🌸Qual é a sua estação do ano favorita?

Outono!
🌸Diga: uma qualidade sua que você mais gosta em você?

Eu diria que é o esforço.
🌸Conte-nos uma música que te inspira e/ou qual é a sua música favorita de agora?

Humm!! Essa é difícil, rsrs. Mas vou dizer que é a música “Dona de mim”, da IZA.
🌸Qual é o seu livro favorito? E quais são os gêneros que você mais gosta de ler?

Meu livro favorito é “O diário de Bridget Jones” também. E os gêneros que mais gosto de ler são Chick Lit, fantasia e ficção científica. 
🌸 Diga o nome de uma escritora favorita. E uma obra predileta sua que seja dela?

Sophie Kinsella, com certeza! E minha obra favorita dela é “Os delírios de consumo de Becky Bloom”.
🌸Existe alguma obra em especial que despertou o seu gosto pela leitura e interesse pela escrita?

Sim! Eu acho que estou ficando repetitiva, mas de novo foi “O diário de Bridget Jones”. Depois que li esse livro, não parei mais!
🌸Em poucas palavras: como você descreveria a sua mais nova obra, com data de lançamento marcada agora para o mês de maio?

Eu descreveria como divertida. Sempre quis escrever um livro que arrancasse risadas de mim, para que ele pudesse arrancar risadas também das outras pessoas. Espero que eu tenha conseguido!
🌸Em poucas palavras: diga por quê as pessoas deveriam ler o seu livro?

Primeiro porque ele foi escrito com muito amor. E acho que quando fazemos algo com amor, a possibilidade de a coisa ser boa aumenta Rsrs

Mas principalmente porque é um livro que, além de ser romântico e engraçado, também trata, de maneira leve, temas importantes como a ansiedade.
🌸Queremos saber: Como foi escrever o livro "Confissões de uma terapeuta"?

Divertidíssimo. Desafiador. E difícil. Rsrs

Pode parecer estranho ter as palavras “divertido” e “difícil” na mesma frase, mas é verdade! A escrita de um livro envolve muitos processos, entre eles o de “acreditar em si mesmo”. E esse pode ser o mais difícil deles. Por vezes, passamos por altos e baixos ao desenvolver um projeto, mas fico feliz de ter acreditado que esse livro poderia existir de verdade e poderia beneficiar muita gente, e acho que foi por isso que continuei escrevendo.

🌸Apesar da jornada árdua que é escrever, além de prazerosa e libertadora, já enfrentou algum bloqueio criativo no processo de escrita? Se sim, o que ajudou a resolver esse problema? Deixe a sua dica para quem está passando por isso.

Sim, com certeza! Já enfrentei diversos bloqueios criativos, que até me fizeram parar de escrever durante um longo período. Normalmente é a cobrança que me afeta. E o perfeccionismo Rsrs. Então, para mim, foi importante que eu lidasse com a escrita como um “hobby”, para que eu pudesse levar as coisas com mais tranquilidade. E, surpreendentemente, isso funcionou muito bem comigo. Eu comecei a me divertir com o processo, e não quis mais parar!
🌸Em apenas uma palavra, descreva o livro "Confissões de uma terapeuta":

Alegre!
🌸 Agora conte para nós: um sonho realizado e deixe um agradecimento.

Um sonho realizado foi trabalhar com o que eu amo! E deixo meu agradecimento a todos os meus amigos que me acompanham todos os dias e, especialmente, a minha família que apoia incondicionalmente a minha profissão. 
🌸 Há muitas pessoas que ainda não conhecem o processo e as etapas da criação de um livro. Conte para nós um pouco de como funciona essas etapas de criação por qual um livro passa, antes da primeira publicação como já vemos prontinhos nas livrarias.
Então vamos lá! Adoro falar sobre isso! Rsrs 

Vou contar um pouquinho como aconteceu comigo: primeiro de tudo, o processo acontece com o autor. Eu joguei toda a história que estava na minha cabeça pro papel (bom, no meu caso, não pro papel, mas para o arquivo do word Rsrs). Em seguida, fiz outras leituras no texto e revisões, lapidando a escrita e o conteúdo da história. 

Passei meu texto para leitoras beta, que são pessoas queridas que eu conheço que também gostam de ler esse gênero literário. 

E fiz mais revisões por conta própria. Rsrs 

Essa etapa estando pronta, eu contratei o serviço de leitura crítica, onde uma profissional analisou meu texto em relação a alguns aspectos como conteúdo, diálogos, personagens, etc.

E fiz uma nova revisão para “aparar as arestas”.

Em seguida, comecei efetivamente a trabalhar com a editora. Meu texto passou por revisão ortográfica e gramatical. Depois, passamos para a fase da diagramação, enquanto eu já estava produzindo a minha própria capa (que sempre foi meu sonho: minha capa em um livro de Chick Lit. Fico feliz de ter sido o meu próprio!). 

E finalmente, seguimos para a etapa da impressão! Ufa! Muita coisa né?




Obrigada pela oportunidade!




Beijão!




* Entrevista realizada by Debora Sapphire Jornalista Literária | Blogueira e Resenhista Literária @sapphiredebbie


Sexta-feira, 24 de maio




Biografia:

Renata Lustosa é nascida em São Paulo, em 21 de maio de 1994. Formada em Design Gráfico, trabalha com projetos de ilustração e design, incluindo a área editorial – principalmente literatura infantil. Trabalha como freelancer e escreve nas horas vagas. "Confissões de uma terapeuta" é seu primeiro romance. É apaixonada por livros de chick lit, romance e escrita criativa.
























13 comentários:

  1. Adoro suas entrevistas! Ler essa me fez pensar na maneira como venho procrastinando a escrita do meu livro apenas por achar que não sou criativa o suficiente! A verdade é que tenho medo de admitir que posso fazer isso!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!

    Estou bem ansiosa por esse livro!!
    Adorei a entrevista com a autora e saber um pouquinho mais de seus métodos, seus gostos e como foi escrever o livro.
    Parabéns pelo post!!

    Bjs
    Fernanda
    Conduta Literária

    ResponderExcluir
  3. Achei essa entrevista muito lega, é bom saber um pouco dos processos criativos e do que nossos autores favoritos gostam de ver e ouvir. Achei muito interessante os passos da criação até a publicação!

    ResponderExcluir
  4. Que linda! Acabei de ler uma resenha do livro dela e me apaixonei pelo tema. Foi crucial conhece-la pra eu tomar a decisão de comprar o livro.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Que entrevista maravilhosa! Adorei conhecer mais sobre a autora e já quero conferir o livro! Essa premissa me chamou muito a atenção!
    Beijoooocas !

    ResponderExcluir
  6. Hanna Carolina de Paiva1 de junho de 2019 às 13:49

    Mas que entrevista mais amorzinho! S2 São momentos assim que nos fazem ser mais próximos das mentes que nos divertem e nos encorajam através dos livros, né? Achei muito legal conhecer a Renata e desejo todo sucesso do mundo para ela, e que venham mais e mais livros! =)

    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  7. Menina, que entrevista gostosa! A Renata parece uma pessoa muito linda, não é verdade? E isso me chamou atenção quando a Lura me enviou algumas premissas desse lançamento. Muito bacana a força que você está dando pra ela! Do que conversamos pude sentir que ela é uma batalhadora, e já de jovem. Merece muito sucesso em suas empreitadas. Parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Acho tão legal quando conseguimos entrevistar e conhecer autores que admiramos. Ainda mais responsáveis por obras que já nos conquistaram à primeira vista. Essa edição está linda e espero ler em breve. Com relação a entrevista achei incrível ela gostar de O diário de Bridget Jones é um dos meus filmes favoritos também. Imagino o quanto deve ter sido desafiador escrever um livro tão rico em detalhes. Ela parece muito simpática. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Carol - Reino de Papel3 de junho de 2019 às 07:59

    Que legal! Gostei muito da entrevista, vi o lançamento e estou com muita vontade de ler, fiquei encantada. E agora poder conhecer um pouco mais a autora foi muito bom!

    ResponderExcluir
  10. Que legal, adoro entrevista com autores, eu pelo menos fico super curiosa para conhecer quem está por trás do livro, e suas inspirações. Amei a entrevista. Sucesso na parceria de vocês !

    ResponderExcluir
  11. Adorei a entrevista, tanto as perguntas como as respostas.
    Eu também adoro massas.
    Já salvei o post com o livro dela, adoro esse gênero, bjocas.

    ResponderExcluir
  12. Segunda indicação que vejo do livro, e agora com a autora falando me deu mais vontade de ler ele. Parece que entendi bem a história, quando imaginei que seria algo leve e divertido, mas que não deixava de tratar sobre assuntos importantes. Adorei a autora, sério, e a entrevista também. Parabéns <3

    ResponderExcluir
  13. Nossa, eu tenho muitas considerações para fazer sobre esse post!
    Primeiramente parabéns pela entrevista, a autora é extremamente simpática e você também!
    Queria muito ter ido no lançamento mas infelizmente não foi possível, porém eu com certeza vou adquirir o livro, pois além de me chamar a atenção sobre o assunto a autora é tão simpática que parece impossível o livro não ser simpático também!
    Gostei também que tenho muitas coisas em comum com a autora.. Outono.. Bridgte Jones.. hehehe
    Pra finalizar, a capa é uma fofura só, linda e delicada! Amei tudo no livro e na entrevista!!

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo