Páginas

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Resenha do livro: Fisiologia do Amor. Autora parceira, Lyra Rocha


Blog Arte da Literatura

Título Original: Fisiologia do Amor (Ciências do Amor Livro 1)

Autor(a): Lyra Rocha

Número de páginas: 269

Editora: Publicação Independente Amazon

Livro em formato digital  (e-book) disponibilizado gratuitamente pela autora. 


Já disponível na Amazon



Sinopse Oficial:


Nada melhor do que seguir o coração e encontrar sua alma gêmea, não é mesmo? Não para Cecília Perosini. Para ela, encontrar o par perfeito é nada mais do que pura ciência. Coração saltitando, mãos suando e corpo tremendo? Tudo resultado dos hormônios biológicos do nosso corpo. Como professora e pesquisadora da área, Cecília sabe tudo sobre a fisiologia do ser humano durante o amor e, por isso, ela está disposta a usar dos seus conhecimentos para não ter o coração arrancado e quebrado por homem nenhum. Ela já planejou tudo. O homem perfeito está idealizado em sua mente. Nada de bonitos, atraentes e fortões. Não. A ciência mostra que para um relacionamento dar certo, sua escolha deve ser bem diferente. Por isso, Cecília está determinada a seguir seu plano.Mas o que acontece quando a vida lhe dá uma rasteira e põe à prova toda a teoria que criou? Depois de conhecer um homem que é exatamente tudo o que Cecília fugiu, ela se vê em uma situação difícil ao tentar seguir o rumo que predeterminou em sua vida e em um embate entre a razão e o coração.



Resenha



O livro Fisiologia do Amor: é uma narrativa inteligente e divertida. O cenário principal é na capital brasileira onde está localizada a universidade federal, no estado do Espírito Santo - lugar em que nossa protagonista trabalha realizando, seriamente,  suas pesquisas para uma cura potencial do câncer. Esta por sua vez, está apresentando resultados desanimadores e um progresso lento. Porém, a eficaz de decidida Ceci, acredita em um futuro resultado satisfatório. Portanto, junto a sua fiel estagiária e amiga de confiança, elas irão provar que esse trabalho não é mera teimosia e nem tempo perdido.

A trama é repleta de bom humor e lições valiosas para a vida. Além de ser capaz de aprender muito com a nossa protagonista, é difícil não tentar compreendê-la e criar empatia - já desde o início torcendo por ela e para que sua história trilhe um caminho feliz e duradouro de felicidade e conquistas. Talvez, para que ela possa mudar a sua maneira de enxergar o amor.

Cecília Perosini é famosa em toda a universidade, mais conhecida como a ''Doutora do Amor". Nome este, originado devido a suas loucas ( no sentido do que a sociedade romântica acharia disso) e pragmáticas teorias sobre o amor. E é claro, a área de especialização de Fisiologia que estudou a sua vida inteira, possibilitando que através da ciência e da lógica, apenas comprovasse suas teorias a respeito do assunto em questão. Para ela o amor nada mais era que uma manifestação hormonal do nosso corpo conduzido pela sinapse do nosso cérebro, gerando influência nas nossas emoções. Curioso, não é? Confesso que sendo eu uma pessoa nada romântica, super me identifiquei com a excelente personagem criada pela autora deste livro.

O diferencial desse enredo delicioso, é o fato de romper aquele velho conto sobre a mocinha ser constantemente a vítima, ou nos mostrar que nem sempre o cara bonitão e sexy é um badboy. Aliás, levanta uma temática importante para se discutir como a auto sabotagem. Penso que, quantas vezes na vida nós nos auto sabotamos por sentir medo? Com que frequência machucamos alguém por não ser capaz de se colocar no lugar do outro?

E também, preciso comentar sobre uma frase deixada pela autora ao final do livro, cujo qual, me chamou muito atenção: '' Vocês podem pensar que a Cecília é exagerada ( e de fato ela é ), mas existem muitas pessoas dessa forma por aí. Sejam nas suas crenças, cultura, religião, conceitos preestabelecidos, etc. É muito fácil para nós acreditarmos e defendermos o que a gente pensa, contudo, difícil é abrir mão do nosso ''eu'' para conhecer coisas novas. Na vida precisamos nos desconstruir o tempo todo, e foi exatamente isso que a Cecília passou.'' - Lyra Rocha. E pessoal, se antes a leitura desse enredo delicioso e maravilhoso já não tivesse me tocado e conquistado, então esse foi o xeque-mate da autora para mim.


Acredito que é quando a protagonista aprende que só saindo da sua zona de conforto e não permitindo que suas convicções a impeçam de viver intensamente, será a sua redenção. O que contribui em demasia para que isso aconteça na narrativa em primeira pessoa, é um encontro inesperado com um certo Bernardo Dorneles. E claro, esse chegado estagiário bonitão e inteligente e que guarda seus próprios segredos, vai mexer com a nossa heroína de sua própria história e quebrar as barreiras e limites que a mesma se impôs durante anos.

Está claro, que vai ser uma aventura e tanto embarcar nessa trama onde a vida de Cecília vai ser balançada junto com toda a sua estrutura. Na minha humilde opinião, a autora saiu bem sucedida em passar a mensagem que ela queria passar aos leitores ao lerem essa linda história. Se você é amante de um ótimo livro do gênero chick lit, essa história vai encantar e entreter você com horas de boa leitura e altas risadas e reflexão.

Por fim, para não dar spoilers e deixar que possam conferir essa leitura leve, rápida e fluída por si mesmos. Quero expressar aqui o meu agradecimento pela confiança da autora e pela oportunidade de ler essa obra única e feita por uma mente criativa e talentosa. Confesso que é complicado eu ser capaz de me conectar a uma personagem e história, mas essa não só foi capaz de me conectar como também me ganhou para sempre. Eu recomendo demais esse livro para os leitores que querem sair de suas zonas de conforto e apreciar uma trama que vai aquecer e balançar os nossos corações.








Degustação gratuita da obra no Wattpad. Clique aqui.

E lembrem, nada melhor para alegrar e adoçar nossas vidas e tornar tudo melhor do que brigadeiro, acompanhado de um ótimo chick lit.





7 comentários:

  1. Só de saber que o livro tem uma narrativa inteligente fiquei Mega curiosa em conhecer mais sobre essa leitura. claramente logo na capa percebemos que a obra foi bem trabalhada e traz ao leitor uma experiência diferente com algumas reflexões.

    ResponderExcluir
  2. Que chique hein! Doutora do Amor! Adoro livros bem humorados, acredito que iria gostar desse, a premissa tá adorável, gostei da sua dica. Bjusss.

    ResponderExcluir
  3. Que história incrível, fiquei super curiosa para conhecer. Adorei a capa do livro. Amei mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Essa obra parece ser aquelas que se lê rapidinho de tão boa que é a história. E também ela seria ideal para intercalar com obras mais pesadas, pois parece que nos descontrai e nos fazem relaxar com sua história.

    ResponderExcluir
  5. Pelo que você falou parece ser uma história legal e que se lê em um dia!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, adorei a temática do livro. Bem original! Eu não sou muito fã de livros de romance, mas esse me deu vontade de ler! Quando vi a capa e o título eu pensei que fosse um livro de neurociências :O

    Obrigado pela sugestão :3

    Por mais que a gente estude como o amor funciona no nosso cérebro, na prática tudo é bem diferente, né? Acho que a protagonista vai ter que lidar com isso kkk


    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. ana claudia de angelo26 de agosto de 2019 às 17:35

    Oii! Com certeza é um romance leve e delicioso! Para falar a verdade, estou devendo à autora a leitura do Livro e minhas impressões há uns meses. Será umas das minhas próximas. Adorei as considerações que trouxe através da resenha e me fez ter ainda mais vontade de ler também! Bjsss

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo