Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Resenha do livro: O Dia em que Minha Avó me Apresentou a Morte. Autor parceiro, André Comanche

Blog Arte da Literatura
Título original: O dia em que minha vó me apresentou a morte: Contos de aventura e mistério baseados em fatos quase reais

Autor: André Comanche

Data da publicação: 9 ago 2019

Editora: Do Conto ao Traço

Idioma: Português

E-book já disponível na Amazon

Livro recebido de cortesia pelo autor em parceria.


Sinopse oficial

Toda criança é naturalmente destemida. Talvez por causa de sua inocência sobre as coisas do mundo. Talvez por sua vontade incessante de descortinar os mistérios da realidade ao seu redor. Os seis contos deste livro trazem histórias sobre descobertas. Em um deles, um forte cheiro vai revelar a aventureiros mirins os limites da maldade humana. Em outro, a amizade se revela uma verdadeira arma para fugir do ataque de uma figura sinistra. Um terceiro narra os detalhes de uma investigação sobre o aparecimento de um suposto dinossauro nas matas ao redor de um sítio. Algo em comum em todas estas narrativas é a nostalgia doce que só a infância fornece, temperada por uma boa dose de medo e mistério



''André consegue transmitir a aura mágica das melhores histórias e filmes dos anos 80, como 'Conta Comigo', 'Os Goonies', 'ET - O Extraterrestre', etc. A inspiração em autores como Stephen King e Steven Spielberg é clara. Nostalgia pura.'' - Rafael da Silva, professor de literatura


Resenha


O livro: ''O dia em que minha avó me apresentou a morte'', é uma narrativa incrível e cativante. O autor nos apresenta a seis contos, que nos remetem a infância pelo olhar de um menino - de uma maneira inteligente, sagaz e sábia e com uma pitada de bom humor; além do exagero da imaginação fértil de uma criança. Ou seja, esses contos possuem viagens e aventuras e experiências que só uma criança poderia ser capaz de ter e explorar.

Está claro que, o título da obra se dá ao fato de que era um costume antigo as mulheres mais idosas contarem histórias simbólicas para as crianças com o intuito de passar um ensinamento exemplar. E também, sabemos do poder da contação de histórias a partir da representatividade e da sabedoria popular repassada para as futuras gerações. Além  da necessidade vital do ato de contar histórias, sendo este essencial para o ser humano. "É ouvindo histórias , que sentimos emoções essenciais para a construção de nossa personalidade, para o nosso amadurecimento como ser humano e ser social. Sentimentos como alegria, a tristezaa raiva, o medo, o pavor e tantos outros se acendem em nós no ato da leitura. É assim qua a história passa a viver e a construir sentidos em nós.'' - Gustavo Aragão Cardoso ( Escritor, poeta e professor). '' Contar ou ler histórias coloca o homem diante de si mesmo, do outro e do mundo, daquilo que o identifica humano, estimulando-o a ir além da própria existência e resolver seus conflitos interiores quando do contato com o universo mítico-simbólico das histórias, transmitidas de geração a geração, por meio da tradição oral.'' - Gustavo Aragão Cardoso.

Os cenários aos quais somos transportados são criados através da mente de "formiga" de uma criança. Termo usado aqui pelo autor para descrever como as crianças enxergam e sentem tudo aumentado, assim como disse um poeta uma vez: ''Formiga enxerga tudo gigante''. Para a imaginação fértil de uma criança , tudo é sempre maior e misterioso.  Fato este que também fazem os nossos aventureiros mirins embarcarem nas maiores aventuras e descobertas.


Ademais, a criatividade pode transformar e dar maiores proporções a coisas que um adulto veria de uma forma diferente do que o visto pela visão de uma criança. Nesses contos, o suspense, o terror e as emoções que afloram diante do perigo e a ausência do mesmo, tornam-os destemidos e corajosos para enfrentarem os obstáculos ao qual são expostos e deparam-se a todo momento. No primeiro conto, mostra como é tomar a percepção de que a morte não é somente como se assisti nos desenhos ou histórias em quadrinhos. Mas, como ela é bem real e chega para todo ser vivo, tal como o pesar que a mesma carrega. E a princípio,  toda criança carrega a nuvem da ingenuidade que a protege de fatos reais e terríveis ou sobrenaturais como este. Porém, também abre as portas para encará-la de modo mais natural e aceitá-la como não sendo o fim do mundo. Permite a compreensão de que o fim de algo é o começo de algo novo. Assim como o fim da noite é o começo de um novo dia.

''O desconhecido pode ser bem assustador às vezes. (...) Todo mundo sente um frio na barriga e um arrepio na espinha, porque são coisas que também nos assustam. Pensar, criar e desenhar monstros é a primeira forma que a gente tem de se preparar para a vida.''

Por outro lado, é deslumbrante e abundante o gosto por jogos que exercitam a imaginação e deixam a criatividade fluir viva  e em cores, como os jogos de RPG ( também conhecidos como jogos da imaginação ou Role-Playing-Game) e brincadeiras inusitadas e divertidas. Deste a ser perseguido por fantasmas malignos, balançar-se em cipós duvidosos de coqueiros a enfrentar dragões e se transformar em magos, ser perseguido por um cachorro raivo e encontrar possíveis dinossauros em extinção em um sítio. Sem spoilers.

Esse livro traz tudo isso e muito mais. E sem perder a leveza e a doçura.

E o melhor de tudo, a leitura fluiu muito bem. Porque esse é um livro rápido para se ler em poucas horas. Confesso que eu gostei tanto de ler esse livro que me tornei fã da escrita do autor.

Enfim, todo o suspense e o mistério por trás das aventuras dos personagens é super divertido, apesar do ar mais sinistro e sobrenatural. Esse livro contém uma trama bem estruturada. Portanto, é possível  perceber que o enredo é muito bem explorado pelo autor. Para os leitores de todas as idades que procuram contos repletos de reflexão e lições cheias de sabedoria da infância, eu super recomendo esse livro para vocês.

Conhecendo o autor


André Comanche
queria ser paleontólogo quando pequeno, mas acabou se tornando professor e contador de histórias. Sofre de incontinência gráfica e verbal: desenha enquanto escreve e escreve enquanto desenha. Em 2018, foi finalista do 1° Prêmio Literário ABERST, na categoria ''Melhor Conto Policial''. Atualmente, sua mente convive com diversos livros que ainda não viram a cor do mundo real.

11 comentários:

  1. Achei a capa tão linda, e o livro me ganhou quando você disse na resenha que há aventuras e mistério!!

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu acho essa capa realmente incrível! Adorei saber que já te ganhou quando eu disse na resenha que a trama envolve aventuras e mistérios. O suspense no livro é ótimo também.

      Excluir
  2. Eu acho incrível o autor conseguir tornar divertido uma história carregada de mistério. Que bom que você gostou tanto dessa experiência. Para mim é novidade eu não conhecia ainda essa obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso saber que esse livro ainda é novidade para você! Eu acredito que você adoraria ler. Porque é uma leitura rápida, leve e com a doçura da infância, apesar do ar de conto de terror, suspense e mistério. Super recomendo. Gostei muito mesmo.

      Excluir
  3. Gostei demais da obra, além de gostar muito de ler contos, esses parecem dar aquela sensação de nostalgia da nossa infância. Fiquei com vontade de ler

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto resenha desse livro em outros blogs e morro de vontade de ler. Adoro essa coisa da descoberta na infância, principalmente de temas complicados assim. Acho que às vezes os adultos subestimam a capacidade das crianças.

    Obrigado pela maravilhosa indicação ;)


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  5. Que história incrível esse livros possui! Já me interessei! E amei seus marcadores de Harry potter

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Realmente parece ser um enredo muito bem explorado, além de trazer uma sensação boa é nostálgica de nossa infância.
    Eu adorei o projeto gráfico do livro e a premissa, futuramente pretendo procurar ele para ler!

    www.pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Ah, que cantinho mais lindo. Achei legal você ter mudado parabéns e já te desejo todo sucesso. Com relação a história achei a proposta interessante principalmente por essa análise de como as crianças veem as coisas e como elas mudam com o passar do tempo. Com certeza quando somos adultos não somos tão corajosos como quando criança. Nos arriscamos menos e temos mais receio, uma pena por sinal. Não conhecia o livro. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Me lembro quando você nos anunciou a parceria com o autor e eu disse que estaria ansiosa pela Resenha e suas considerações. Disse isso justamente pelo fato de que o nome me chamou. E fiquei bem impressionada com a maneira como ele traz os sentimentos e a morte como sendo o desconhecido, que na verdade é mesmo! Um assunto tão sério e importante a ser tratado, mas que nem sempre sabemos como lidar, não é? Adorei a resenha, amiga!

    ResponderExcluir
  9. Menina que interessante esse livro! Já achei esse tema bem curioso e sua resenha me deixou bem intrigada para conhecer essa obra. Quero saber um pouco mais sobre mente de formiga KKK, achei engraçado esse termo, bjusss.

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo