Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Entrevista com o autor convidado da semana, Eduardo Escames

Eduardo Escames Blog Arte da Literatura
Créditos da imagem | retirado do perfil do autor
@escameseduardo

Entrevista: Conhecendo o autor.
Olá, queridos leitores! Eu quero apresentar para vocês, o autor convidado da semana para o quadro de entrevista do blog, Eduardo Escames. Acompanhe mais sobre o trabalho do escritor no perfil do Facebook: Eduardo Escames.
Acesse o perfil do autor no Instagram para conhecer melhor o trabalho dele, @escameseduardo.

E também, lembrem que tem a resenha do livro disponível aqui no blog e lá no Skoob. Resenha. Clique aqui para conferir. E é claro, já tem um trecho da resenha com a apresentação a respeito da obra no meu IG literário e pessoal. Aproveitando o gancho da matéria e última postagem no blog parceiro sobre o universo nerd/mundo geek e os filmes da Marvel, que tanto amo! Por isso, escolhi essa foto para a publicação e divulgação da entrevista. Enfim, vamos lá!


Entrevistando o autor, Eduardo Escames.

🐸Primeiramente, conte-nos um pouco sobre o autor e aventureiro contador de histórias que vive em Eduardo Escames. Como por exemplo.: uma breve biografia, seus livros escritos e gênero dos livros que escreve, ou pretende escrever.
Eduardo, 31 anos, paulistano! Cresci na zona leste de SP e trabalhei como professor por um bom tempo! Hoje sou coordenador de uma escola. O Luminus é meu primeiro livro que "saiu do papel", graças a um trabalho de conclusão de semestre da minha noiva, a Vivi, uma das minhas maiores incentivadoras. Tenho outros dois que nunca publiquei ou terminei. Hahaha! Que absurdo.

🐸Onde encontrou a sua maior motivação para escrever um livro?
Eu sempre adorei escrever. Sempre escrevi poesia, sempre tive blogs. Meu primeiro livro nasceu na parte de trás de um caderno de inglês. Minha motivação é mostrar pras pessoas novas realidades, novos universos e novas aventuras. A vida real é séria demais. Precisamos de magia e fantasia para sobreviver nesse caos.

🐸Qual é a sua maior inspiração quando está escrevendo? O que te inspira a escrever?
Tudo. Um nome de um personagem num jogo, uma cena de filme, sonhos! Conversas que eu tenho sozinho, pessoas que eu conheço, imagens, quadrinhos e livros.

🐸Como autor, diga uma mania que você tem quando está criando uma nova cena na narrativa?
Eu digito tudo que eu estou pensando sem organizar nada. Falas, pedaços de cenário, desfechos do capítulo. Quando eu tenho uma ideia eu escrevo em letras grandes e descrevo tudo que eu quero que aconteça pra eu não esquecer. Minha memória não é tão boa. kkkk

🐸Você sequer imaginou, que um dia veria seu livro na Bienal? Conte um pouquinho de como foi ter essa experiência.
Olha, isso sempre foi um sonho distante. Mas nunca pensei que ele pudesse, de fato, se tornar real. Era tão longe, tão "profissional". Um amigo meu, Ricardo Valverde, foi um outro cara que me motivou bastante. Ele é escritor também e já participou de várias bienais. Um dia, ao visitá-lo num estande, ele me disse que ainda dividiríamos um espaço como escritores. E não é que deu certo? A experiência foi incrível. Abordar as pessoas e falar com leitores "reais" foi incrível. Chamo de "reais" por não serem amigos e família, que podem ser tendenciosos ou as opiniões. Hahahaha! Mas o melhor de tudo foi saber quem é meu público e quem gosta do que eu escrevo.

🐸 Conte um pouco sobre a personalidade dos seus protagonistas, da tripulação da Ragnarök e seu Capitão Luminus Odra? E de como foi escrever o seu vilão para a trama.
O Luminus é quase um alter-ego meu. Eu não sou tão orgulhoso e tão convencido, mas algumas das respostas que ele dá são bem parecidas com as que eu daria na vida real. Mas ele é um cara relaxado, que tenta ao máximo ser respeitado pelo seu título de capitão. Gosta muito de tomar riscos e improvisar. A Callandra é seu braço direito e é meio estabanada, e não leva ele muito a sério. Ela é a mais racional e pé-no-chão do time, e mantém a paz entre Luminus e o Fu. E o Fu, por sua vez, é um alienígena inteligentíssimo, e é a contra-parte do capitão. Ele sempre questiona a autoridade dele e é meio ranzinza, gosta de reclamar e é bastante cético, até um pouco pessimista às vezes. Já o vilão, o Zarden Umbrotz é completamente insano e instável. Ele é cruel e  não mede esforços para conseguir o que quer. Ele e o pessoal da Ragnarök já tiveram um passado juntos - estudaram na mesma academia em Kildar - mas ele é bem manipulável (spoiler do próximo livro... hehehe)

🐸Escreva uma citação favorita da sua obra.
"Troquei olhares com Fu e Callandra, sem dizer uma palavra. Eles podiam ter inúmeros defeitos. Nós podíamos ser diferentes em milhões de aspectos. Mas conseguíamos nos entender melhor que qualquer outra equipe da frota Épsilon."

🐸Quando está escrevendo, você possui algum ritual diário para separar as coisas em família e o trabalho com a escrita?
Sim. Preciso de metas. Quando escrevi o Luminus, me forçava a escrever pelo menos uma página todos os dias, sempre antes de trabalhar. Acordava mais cedo ou escrevia de noite, no início da madrugada. Eu me distraio com facilidade, então tenho que escrever quando ninguém está por perto.

🐸Qual é a sua hora favorita do dia para escrever?
Acho que de manhã.

🐸Você sempre sonhou em ser escritor, ou em um dia poder publicar um livro?
Sim! Sempre quis trabalhar com arte, de uma forma ou de outra. Já fiz teatro musical, canto numa banda e numa época da minha vida quis ser cineasta. Ser escritor e dar vazão para a minha criatividade foi necessário para que eu pudesse sobreviver. Hahaha!

🐸Como amadureceu essa vontade de escrever e publicar um livro? É uma coisa que sempre esteve presente em você?
Na verdade, eu só consegui publicar esse livro por causa da Vivi, minha noiva, que estava terminando um semestre na pós. O trabalho dela era publicar um livro. Daí ela virou para mim (eu já tinha começado o Luminus, meu terceiro livro) e falou: "Ou você acaba, ou publico de alguém.". Aí deu no que deu. Publicamos uma tiragem particular primeiro, depois enviei o material pra Novo Século que curtiu. Hahaha. Tive prazos mega apertados, mas acabou dando certo! Acho que foi a motivação (e pressão) que eu precisava para tirar ele do papel.

🐸Qual é a sua comida, doce e salgado favoritos?
Comida: Macarrão, ou qualquer tipo de massa.
Salgado: Pizza
Doce: Torta de limão

🐸Compartilhe: qual é a sua cor, série e/ou filme favorito(a)?
Cor: Vermelho
Série: Talvez Friends. Mas posso dizer Doctor Who, Breaking Bad e Sherlock.
Filme: Matrix

 🐸Eu adorei tanto ler o seu livro incrível, que quando acabei de ler eu só conseguia pensar: Preciso saber das curiosidades a respeito do mundo de aventuras - dessa primeira aventura do capitão Luminus Odra, pelo ponto de vista do autor. Conte um pouco das curiosidades sobre o livro? Há alguma coisa curiosa que aconteceu, ou pensou, quando estava escrevendo esse livro, que você quer contar aos leitores?
O nome do capitão é uma sacanagem sem igual. Hahahaha! Luminus é derivado de uma cidade (Luminia) de um jogo que eu jogava quando era pequeno, chamado Legend of Mana. Já Odra... são as 4 últimas letras do meu nome, mas ao contrário. Além disso, o próprio sobrenome do vilão - Umbrotz - é esse por ser uma oposição. Lumus (que significa luz) e Umbra (que significa sombra). O quê mais... ah! O basiliclope foi inspirado pelo basilisco de Harry Potter, principalmente os dentes.

🐸Conte aos leitores o breve enredo do livro.
O livro conta a história da tripulação da nave Ragnarök, que sofre um incidente bem suspeito e aleatório (com direito a explosões e mini-robôs) e fica presa no planeta Blum, após ser acusada injustamente por tráfico de animais raros. Daí, o comandante da base militar de lá diz que só vai libertá-los se eles conseguirem a primeira edição do bestiário definitivo da galáxia, que é um compêndio com as informações de todos os monstros e criaturas que existem. Mas ninguém sabe o porquê desse cara querer tanto isso. Aí essa busca rende algumas batalhas, fugas, mais explosões e novos encontros.

🐸Diga: uma qualidade sua que você mais gosta em você?
A minha imaginação é bem fértil! De verdade.

🐸Conte-nos qual foi uma das suas cenas favoritas que criou e mais gostou de escrever? E também, a cena mais triste, emocionante e a mais divertida, na sua opinião.
Uma das melhores cenas do livro é a da batalha no rio, na minha opinião. Eu acho os primeiros capítulos bem engraçados (antes deles chegarem em Blum) e eu achei a cena anterior ao confronto final (a cena da fogueira, após a da biblioteca), a mais "séria", sob o ponto de vista emocional.

🐸Qual é o seu livro favorito? E quais são os gêneros que você mais gosta de ler?
Sem a menor sombra de dúvida: A Torre Negra de Stephen King - é uma série de 8 livros que mudou a minha vida. Gosto muito de livros de suspense, mas adoro humor inteligente, como Douglas Adams e Lemony Snicket.

🐸Em qual plataforma você começou a escrever ou publicou seus primeiros textos? Jornal, Wattpad, Amazon, outro etc.
Wattpad! Mas já tive blogs e outros rascunhos por aí.

🐸Existe alguma obra em especial que despertou o seu gosto pela leitura e interesse pela escrita?
Acho que meu primeiro livro, "O Pequeno Pode Tudo" do Pedro Bandeira foi bem importante para mim. Dele, a séria dos Karas também foram importantes para que eu continuasse no mundo da leitura. Além disso, eu gostei muito de ler Percy Jackson e os outros livros do Rick Riordan - acho livros simples, engraçados, leves e muito bem escritos!

🐸Em poucas palavras: como você descreveria o seu livro: "As Aventuras de Luminus Odra: o Bestiário Perdido" ?
Uma aventura rápida e alucinante, em um universo completamente novo.

🐸Em poucas palavras: diga por que as pessoas deveriam ler o seu livro?
Porque eu adorei escrever, e me diverti pra caramba! E quero que as pessoas sintam-se parte desse universo também!

🐸Queremos saber: Como foi escrever o livro "As Aventuras de Luminus Odra: o Bestiário Perdido"?
Foi uma aventura, literalmente. No começo, fiquei bem perdido em como continuar os capítulos e costurar as pontas soltas. Foi bem desafiador manter a concentração por tanto tempo e fechar a história toda. Eu fiquei satisfeito com o final, mas a continuação está ainda melhor!

🐸Apesar da jornada árdua que é escrever, além de prazerosa e libertadora. Já enfrentou algum bloqueio criativo no processo de escrita? Se sim, o que ajudou a resolver esse problema? Deixe a sua dica para quem está passando por isso.
Nossa, mas muito! O que me ajudou foi saber onde eu queria chegar. Talvez os meus outros dois livros não tenham saído do papel por causa disso mesmo. De eu ter chegado num lugar e numa situação que eu não sabia sair, ou sem saber conectar todas as tramas que eu tinha aberto. Assim que a história começa a desenrolar, é preciso parar e tomar decisões importantes como "Como meu livro vai acabar?". Daí, fazer o caminho reverso: o personagem vai chegar no lugar X. Mas antes disso ele vai passar pelo lugar Y. Mas antes disso ele vai encontrar a pessoa Z. Mas antes disso ele vai... e assim por diante.

🐸Em apenas uma única palavra, descreva o livro "As Aventuras de Luminus Odra: o Bestiário Perdido":
Loucura!

 🐸Agora conte para nós: um sonho realizado e deixe um agradecimento.
Ter esse livro publicado e ter feedbacks tão positivos é surreal. Eu agradeço DE CORAÇÃO (mesmo) a todos que se aventuraram pela galáxia com o capitão Luminus e aos que ainda vão se arriscar!

🐸Deixe um breve recado para os seus leitores.
Vocês são incríveis. Sem vocês nada faria sentido. Obrigado, obrigado e obrigado!! Continuem compartilhando, avaliando e recomendando o Luminus para as pessoas! Vamos transformar ele numa séria da Netflix. Hahahahaha! Mas brincadeiras à parte, obrigado pela aventura! Torço muito que minhas histórias proporcionem momentos felizes para todos.


21 comentários:

  1. Oiee!!

    Que entrevista linda!!
    Eu não conhecia o autor e sempre é bom conhecer um talento da nossa literatura. Ainda mais por morar pela minha região, rs.
    Muito bacana mesmo! Desejo todo sucesso e que venham muitos livros.

    bjs
    Fernanda
    Conduta Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que delícia saber que você gostou da entrevista e de conhecer o autor nacional! E ainda por cima, o autor mora pela sua região rs'. Super bacana isso, né? Sempre quando eu leio nacionais, eu fico inspirada pela possibilidade de seguir e correr atrás dos meus sonhos e objetivos também. Melhor fonte de inspiração. E vendo trabalhos como este se tornando realidade, é espetacular demais!

      Excluir
  2. Oieeee
    Eu adoro essas entrevistas, principalmente quando não conhecemos o autor ♥️
    Amei poder conhecê-lo e se percebe que é um autor maravilhoso e super atencioso 👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Driele!❤ Sim, isso é verdade. Super concordo com você! Fico feliz em saber que você também gosta dessas entrevistas, onde podemos conhecer melhor o autor. Ótimo saber que amou! Fiquei muito contente por isso.

      Excluir
  3. amei a entrevista. É incrível conhecer um pouco mais de alguns autores. E devo dizer que apesar de não ter lido a obra, bateu a curiosidade. ^^ Belíssima entrevista.

    Jackie - Blog Biblioteca do Caos - @caoscafeelivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Jackie! Eu fico muito feliz em saber que você amou a entrevista. Além de poder conhecer o autor e pouco mais da obra dele. Achei ótimo que já bateu a curiosidade para ler a obra do autor! Acredito que você irá gostar muito. É uma leitura rápida e prazerosa, para se ler em um dia.

      Excluir
  4. Adorei a entrevista! Descontraída e com um conteúdo interessante para sabermos mais das obras e um pouquinho do autor!
    Definir a obra em uma palavra como loucura foi o máximo!
    Beijocas🥰
    Eline Sato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que delícia receber esse seu comentário mega animador! Fico muito feliz em saber que você adorou a entrevista! E também, saber que achou descontraída. Assim, dando abertura para conhecer um pouco mais sobre a obra e o autor! Concordo, foi o máximo mesmo. Essa trama do livro é repleta de aventura e ação a todo instante, então é uma loucura mesmo. Hehe

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Adorei a entrevista, o autor é super simpático e pelo visto o que não lhe falta é criatividade.
    Ainda não conhecia o livro, mas a premissa parece ser bem legal, vou dá uma conferida na resenha.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tudo bem sim. E você, como está?

      Achei super bacana saber que você adorou a entrevista! Super concordo, o autor é bem simpático e super criativo. Ótimo que a premissa do livro tenha te chamado atenção. Espero que possa apreciar a resenha, quando puder conferir.

      Abraço,
      Debbie

      Excluir
  6. Muito legal a entrevista! Não o conhecia e gostei muita da apresentação. Tb é da minha região, rs. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito que você tenha achado a entrevista muito legal! Maravilha que você tenha gostado muito da apresentação.Ótimo saber que também é da sua região rs'. Muito obrigada!

      Excluir
  7. Que legal a entrevista! Não conhecia o autor, mas gostei! É sempre bom conhecer autores novos!
    O blog tá lindo!
    ������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, muito obrigada! Fico muito feliz mesmo em saber disso.❤
      Sim, concordo com você. É sempre muito bom mesmo poder conhecer novos autores!

      Excluir
  8. Oieee, adorei essa entrevista.
    Temos algumas coisas em comum, também gosto de pizza e massas, e também não tenho a memória boa, esqueço as coisas com muita facilidade. Bjusss, adorando as entrevistas.

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Vejo sempre o livro do autor no instagram, acho muito interessante a premissa dele.
    Uma das minhas cores favoritas também é vermelho e eu amo massas, hahaha. Deve ter sido super emocionante para o autor ver seu livro na bienal, é um sonho enorme para quem escreve!

    ResponderExcluir
  10. Que legal, adoro conhecer a história dos autores. Legal saber que ele era um blogueiro que acabou por se tornando escritor. Espero que o meu destino seja esse também. Quem sabe? kk

    Parabéns pela entrevista <3


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  11. Que entrevista inspiradora! Acho que a coisa de escrever tudo que vem a mente, em qualquer lugar, pra mim que faço muitas coisas é interessante! Hahaha! Mas uso um app no celular quando não tenho possibilidade de sentar diante do computador. Legal o fato de ter tido blog! Mostra o quanto deve valorizar nosso trabalho, não é?? E sobre melhor horário, também gosto do silêncio da manhã. Adorei o bate-papo, amiga! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Adoro entrevistas afinal com elas podemos conhecer melhor os autores e nos identificarmos mais ainda com eles e com as histórias!

    ResponderExcluir
  13. Uau! Parabéns pela entrevista! ♡
    Pelas respostas ele parece ser um autor muito legal e simpático, não conhecia o livro,mas pelo carisma dele quero conhecer

    ResponderExcluir
  14. Que entrevista incrível!! Amo muito post assim, pois é sempre bom conhecer novos autores.
    Ainda não conhecia esse autor, mas já vou seguir nas redes sociais.
    Vou anotar o nome da obra para assim colocar na listinha de desejados. ❤️
    Amei o post, beijos

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo