Páginas

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Entrevista com a autora parceira Lídia Rayanne

     Foto retirada do IG/perfil da autora @lidia_rayanne

Olá, meus queridos leitores! Tudo bem? Hoje, eu trouxe para vocês essa super novidade de entrevista com a querida autora parceira convidada da semana: Lídia Rayanne

Lembrando que já é possível encontrar todas as resenhas e divulgações dos livros da série Peripécias de uma estudante de Moda aqui no blog.
— Primeiramente, conte-nos um pouco sobre quem é Lídia Rayanne? Por exemplo, uma breve biografia, gênero dos livros que gosta de escrever e seus livros publicados.

Sou fortalezense, formada em Design de Moda e trabalho na área desde 2011. Sou tão apaixonada por livros que um dia decidiu escrever um, e desde então não parei mais. Amo escrever sobretudo romances, tanto de época quanto chick-lit, e sou autora da duologia “Romance em San Marino”, publicada pela Skull Editora, e da série “Peripécias de uma Estudante de Moda”.

— Qual é a sua maior inspiração quando está escrevendo? Ou seja, o que te inspira a escrever?

Geralmente coisas do cotidiano, às vezes coisas completamente aleatórias me dão um estalo no cérebro e penso “nossa, isso poderia virar uma cena de livro”.

— Conte um pouco sobre a personalidade dos seus protagonistas de ambos os livros: "Romance em San Marino" e da série "Peripécias de uma estudante de Moda".

Focando nos protagonistas: Ângela é uma jovem determinada e com pavio curto, já Marco é um sujeito de coração generoso, apesar de ser bem presunçoso às vezes; Susana é uma garota sonhadora e um tanto introvertida, enquanto Eduardo é um cara muito centrado (além de ser super fofo!).

— Como autora, diga uma mania que você tem quando está criando uma nova cena na trama?
Eu imagino a cena como se fosse um filme se desenrolando em minha cabeça, às vezes até imagino elas antes de dormir.

— Geralmente, de onde você tira os nomes dos personagens? Ou eles simplesmente costumam vir a mente quando começa a escrever?

Em “Romance em San Marino”, a maioria dos nomes foi escolhida de acordo com o significado e o papel dos personagens na história. Já em “Peripécias de uma Estudante de Moda” fui pensando nos nomes à medida que escrevia.

— Quando está escrevendo, você possui algum ritual diário para separar as coisas em família e o trabalho com a escrita?

Quando estou escrevendo aviso logo aqui em casa para evitar interrupções rsrs. Nem sempre funciona, mas no geral minha família respeita esse momento que tiro só para mim. Eu prefiro escrever mais depois das dez horas da noite, quando a casa está mais sossegada, só que quando quero me concentrar de verdade levo meu notebook para o quarto.

— A série "Peripécias de uma estudante de Moda", é uma série bem diferente em comparação aos seus primeiros livros escritos de Romance em San Marino. Conta pra gente um pouco de como surgiu a ideia de escrever essa nova série, cuja qual, contrasta bastante do gênero romance de época.

Então, a ideia para “Peripécias” surgiu enquanto ainda estava na faculdade. Eu e minhas colegas passávamos por cada situação que brincávamos “isso daria um livro”, e eu fui guardando a ideia para quando surgisse a oportunidade. Na época estava concentrada na criação de “Romance em San Marino”, e como não gosto de me dedicar a dois projetos ao mesmo tempo, decidi finalizar tudo relativo ao meu romance de época antes de me dedicar à história da Susana.

— Além de escrever os livros da série Peripécias de uma estudante de Moda, seus primeiros livros escritos e publicados pela editora Skull são os livros de Romance em San Marino, certo? Como foi escrever os seus primeiros livros de romance de época? Você poderia contar algumas curiosidades sobre os livros de Romance em San Marino aos leitores?

Escrever “Romance em San Marino” foi uma das experiências mais imersivas que já passei. Foram tantos anos dedicados à pesquisa, planejamento e escrita que às vezes me perguntava se seria capaz de me despedir da história (ainda hoje sinto saudades daquele universo). Uma curiosidade sobre essa duologia foi como surgiu a ideia para ela: observando meu primo brincando com bonecos Playmobil usando como “cenário” um globo de neve do monte Titano. Anos mais tarde, enquanto buscava inspiração para desenhar uma graphic novel, aquela cena me veio à mente e tudo o que queria era escrever uma história que se passasse em San Marino. Minha ideia era fazer um típico romance entre um príncipe e uma plebeia que lutariam para livrar seu país da conquista de Napoleão Bonaparte, mas assim que comecei a pesquisa esbarrei num impressionante fato histórico: San Marino é uma das repúblicas mais antigas do mundo e por ser um exemplo de liberdade fez com que o Napoleão permitisse sua independência no auge da sua campanha contra a Itália.

— Escreva uma citação favorita de ambas as suas obras. "Romance em San Marino" e "Peripécias de uma estudante de Moda".

“Porém, são os sonhos que nos motivam a seguir em frente e a lutarmos pelo que queremos. Era por isso que me agarrava a cada um dos meus, por mais impossíveis que parecessem de se realizar no momento.” – Peripécias de uma Estudante de Moda, 4º Semestre

-

“‘Um dia… quando menos esperar, você vai acordar e perceber que é um dia bom, e vai se sentir feliz por isso, sem nenhum remorso por não se lembrar o tempo todo do que aconteceu. O problema… são os dias difíceis. Aqueles em que, por você simplesmente olhar para uma coisa idiota que te faça lembrar daquela pessoa, vai trazer a tona toda aquela saudade, tão mais forte e tão insuportável que você só deseja que a morte te leve para que possa se tornar dormente a tudo aquilo. Mas é nesses dias ruins que você se lembra.’

‘Do quê?’ (...)

‘Das pessoas que você ama. Das que ainda estão vivas. Das que você sabe que se importam com você.’” – Romance em San Marino, Livro II


— Qual é a sua hora favorita do dia para escrever?

Depois das dez horas e madrugada adentro, quando o silêncio reina rsrs

— Você sempre sonhou em ser escritora, ou em um dia poder publicar um livro? Conte brevemente sobre como foi essa experiência.

Não posso dizer que sempre sonhei em ser escritora, mas desde criança gosto de criar histórias, no princípio com meus brinquedos, depois com histórias em quadrinhos. Só que sempre foi algo mais para mim mesma ou para compartilhar com amigos. A ideia de transformar minhas histórias em livros surgiu depois de participar de uma comunidade no Orkut de fãs do livro “A Hospedeira”. Conheci algumas meninas lá que adoravam escrever e com o passar dos anos, mesmo com o fim da rede social, acabamos nos tornando amigas e elas me deram a maior força para transformar as histórias que só viviam em minha mente em livros.

— A série "Peripécias de uma estudante de Moda" conta com quatro livros (e-books) publicados na Amazon Kindle. Além de um conto especial de natal da série. Qual a previsão de lançamento para o quinto livro dessa série incrível, encantadora e cativante?

Se tudo ocorrer conforme o cronograma, em Abril teremos novidades sobre o lançamento do quinto livro!

— Como amadureceu essa vontade de escrever e publicar um livro? É uma coisa que sempre esteve presente em você?

Como disse anteriormente, a ideia de escrever um livro surgiu gradualmente. Depois que comecei a escrever a história de fato (e de ter ela posta à prova por minhas leitoras beta), foi inevitável o desejo de ter minhas histórias publicadas. Só que antes de tomar coragem de entrar no mercado editorial, pesquisei muito como esse universo funciona para saber onde estava me metendo. rsrs

— Qual é a sua comida, doce e salgado favorito(s)?

Gente, eu amo doces e se tem algo que não resisto é panetone, em qualquer época do ano (Susana feelings haha)! De salgado, meu favorito é pizza de calabresa, com certeza.

— Qual é o seu desenho/animação e HQ favorita(o)?

Tem tantos filmes de animação (tanto em 2D quanto 3D) que amo, mas a maneira criativa como “Divertidamente” explica a complexidade da formação da personalidade humana me fascina. Quando vi esse filme no cinema saí simplesmente extasiada da sala. Quanto à HQ’s, não costumo ler muitas, mas guardo um carinho especial pela edição de “O Novo Testamento Ilustrado”, da editora Liga Bíblica, pois me fez muita companhia durante minha infância e adolescência.

— Compartilhe: qual é a sua cor, série e/ou filme favorito(a)?

Cor: Vermelha. Série: Stranger Things. Filme: De Volta Para o Futuro 2.

— Qual é a sua estação do ano favorita?

Aqui onde moro não existem estações do ano bem definidas, mas amo quando o dia está nublado e fazendo uma chuvinha gostosa.

— Diga uma qualidade sua, que você mais gosta em você?

Perseverança.

— Conte-nos uma música que te inspira e/ou qual é a sua música favorita de agora?

Se tem uma música que me inspira quando preciso escrever é a trilha sonora do filme “Cloud Atlas”.

— Existe alguma obra em especial que despertou o seu gosto pela leitura e interesse pela escrita? E quais são os gêneros que você mais gosta de ler?

Eu sempre gostei de ler, mesmo que fosse só aqueles livretos com histórias para crianças. Mas meu gosto “sério” para a literatura começou quando li uma versão adaptada de “Os Miseráveis” aos 14 anos. Quanto ao gênero, gosto de ler praticamente tudo: romance, ficção científica, fantasia…

— Qual personagem dos seus livros é mais parecido com você, em se tratando de personalidade? Por quê?

Acho que todas as protagonistas dos meus livros tem um pouquinho de mim, mas até agora a Susana é a que mais herda características minhas. Ela é uma garota com uma veia romântica e um tanto introvertida, e às vezes duvida da própria capacidade. Alguns dos problemas que ela enfrenta como estudante eu mesma já passei, e através da história dela gostaria de passar a seguinte mensagem para garotas que tenham os mesmos dilemas: “Ei, tudo bem você ser assim, você não precisa mudar para agradar os outros à sua volta. Seja você mesma, mas acredite que é mais do que pensa”.

— Em poucas palavras: diga por quê as pessoas deveriam ler os seus livros?

Você vai viajar para novos lugares (San Marino e Fortaleza) e conhecer personagens que vão te marcar profundamente.

— Queremos saber: Como foi escrever os livros "Romance em San Marino" e "Peripécias de uma estudante de Moda"?

A duologia "Romance em San Marino" levou muitos anos para vir ao mundo, talvez por ter sido a primeira obra que escrevi. Como eu não queria ter problemas de continuidade, escrevi os dois livros juntos, retomando à primeira parte assim que finalizei a segunda a fim de implantar algumas “pistas” relevantes para a história.

Já o processo de escrita de "Peripécias de uma estudante de Moda" foi de certa forma mais fácil. Por eu ser formada em moda, a parte em que Susana está na faculdade simplesmente fluiu de mim e foi um tanto nostálgico me lembrar dessa época da minha vida como estudante universitária.


— Qual é a sua cena favorita de ambos os livros? E qual você mais gostou de escrever? Por quê?

Gente, como eu respondo essa pergunta sem dar spoilers? KKKK O que posso dizer é que minhas cenas favoritas são: a da lua de mel, em “Romance em San Marino”, e a festa ao fim do Colóquio de Moda, em “Peripécias” (entendedores entenderão). O motivo é porque foram algumas das coisas mais fofas que já escrevi.

— Apesar da jornada árdua que é escrever, além de prazerosa e libertadora. Você já enfrentou algum bloqueio criativo no processo de escrita? Se sim, o que ajudou a resolver esse problema? Deixe sua dica para quem está passando por isso.

Bloqueios são inevitáveis, então não tente lutar contra eles, apenas contorná-los. Se estiver empacado com alguma cena ou o desenvolvimento de alguma ideia, dê uma pausa, vá fazer outra coisa que goste e retome à escrita depois. Se tiver um leitor beta da sua confiança, converse com essa pessoa e diga o que lhe está impedindo de prosseguir. Às vezes só racionalizar o impasse ajuda você a descobrir a solução de que precisa.

— Em apenas uma única palavra, descreva o livro: "Romance em San Marino".

Arrebatador.

— Em apenas uma única palavra, descreva o livro: "Peripécias de uma estudante de Moda".

Esperançoso.

— E agora, conte para nós um sonho realizado e deixe um agradecimento.

Ter meus livros publicados (tanto por editoras, tanto em plataformas de publicação independente como a Amazon) e ter pessoas lendo e querendo conhecer minhas histórias já é um sonho realizado para mim.

— Deixe um breve recado aos seus leitores.

Obrigada a todos por seu apoio, carinho, avaliações e mensagens sempre pedindo por uma continuação. Vocês não sabem como deixam meu dia mais feliz com esses simples gestos.

E isso é tudo por hoje, pessoal! Espero que vocês tenham gostado dessa entrevista tanto quanto eu adorei.

Abraço.

Curiosos? Adquira já os livros da autora disponíveis na Amazon Kindle. Leia grátis com assinatura Kindle Unlimited. Quer  seus livros físicos de Romance em San Marino? Compre direto com a autora ou no site da Skull Editora.

16 comentários:

  1. Gostei demais de conhecer essa escritora e já desejo ler suas obras, pois como ela busca inspiração nós acontecimentos do dia a dia, suas histórias devem ser bem contemporâneas. E eu gosto disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei saber que você gostou demais de conhecer essa escritora e já deseja suas obras. Eu também gosto disso e curti as inspirações da autora. Ótimo.

      Excluir
  2. Olá!
    Essa entrevista foi bem elaborada. Perguntas coerentes e respostas bem instigantes. É muito legal saber sobre o processo criativo da autora quando vai construir as personalidades dos personagens e o cenário em questão. Desejo sucesso e que vc continue com esses bate-papo levando autores nacionais para a gente! Até a próxima,

    ResponderExcluir
  3. Que bacana conhecer a autora, adorei a entrevista, também quando escrevo, detesto interrupções. Sobre os nomes, acho essa parte, às vezes, bem difícil. Pessoas que se inspiram no cotidiano são as melhores hehehehe nunca li nada da Lídia, mas quero mudar isso me breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito que você adorou a entrevista. Ótimo que você pretende ler algo da Lídia em breve. Entendo, são boas inspirações hehehe. Espero que goste.

      Excluir
  4. Ah, que fofa ela gente! Já gostei que temos gostos em comum, principalmente em relação a filmes (Back to the Future é um clássico S2). Amei saber mais sobre ela e, gente, amei a inspiração para as histórias dela. Pensando aqui, algumas coisas que passei na faculdade também dariam um livro... kkk
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ainda não conhecia a autora nem os livros dela. Mas adorei a entrevista, e as respostas dadas por ela.. vou pesquisar melhor sobre seus livros, e lerei suas resenhas que estão disponíveis no blog.
    Gostei muito de saber sua inspiração para escrever..
    Beijos,
    Subsolo da mente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É animador saber que você adorou a entrevista! Além das respostas da autora. Fico feliz que lerá as resenhas disponíveis aqui no blog dos livros dela. Super recomendo. Beijos!

      Excluir
  6. Oii! É tão bom conhecermos um pouco mais dessa galera que nos incentiva a viajar pelo mundo literário, não é? Tenho feito poucos bate-papos, mas ousei um pouco mais no canal, o que, com essa questão que temos vivido no país acabou me impossibilitando atualmente de continuar (apenas por ora!). Bom, "Peripécias de Uma Estudante de Moda" eu conheci a divulgação no seu projeto. Achei o máximo!Fique instigada por conhecer "Romance em San Marino", sem contar que me identifiquei com o fato de ela gostar de boas músicas a escrever (creio que a grande maioria dos escritores hoje gosta, não é? ), além da perseverança. Isso é forte e escritores, principalmente no Brasil, precisam ser! Parabéns pelo trabalho, amiga! Valorosa a divulgação dessa bela e talentosa escritora! Bjs

    ResponderExcluir
  7. nada mais legal do que conhecer um pouco sobre a vida secreta dos escritores... acho muito legal essas entrevistas, ja que sou uma escritora anonima, gosto de saber se temos vidas parecidas rsrs
    amei a entrevista, esperando mais

    ResponderExcluir
  8. Ah que bacana essa entrevista. Engraçado essa questão de produzir a noite e madrugada adentro. Parece eu preparando aulas hhahah
    Tbm sou a louca do panetone, em qualquer epoca é bem-vindo...

    Espero que seus livros sejam lidos por um público ainda maior. Todo sucesso pra ela e suas obras. 🤗🌻

    Küss 🌻

    ResponderExcluir
  9. Oi Deb, tudo bem? Acho bem legal quando você traz entrevistas e nos permite conhecer um pouco mais sobre as autoras, ainda mais quando são assim tão simpáticas. Apesar de conhecer alguns autores nunca pensei em fazer entrevista com eles. Se pudesse estar perto de um autor seria o James Patterson ou o Harlan Coben, eles são incríveis. Já leu alguma obra deles? Que bom ela ser perseverante, para terminar um livro precisa ter muito foco. Também gosto de escrever à noite é mais tranquilo. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Que incrível essa entrevista e parabéns pela iniciativa eu vi as outras resenhas das obras dela e adorei, e qual leitor e escritor não gosta de uma boa madrugada a dentro né. Amei as citações escolhidas por ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Gostei muito de saber que você viu e adorou as resenhas das obras da autora. Eu como leitora e aspirante a escritora adoro passar a madrugada lendo ou escrevendo. :) Fico feliz que amou!

      Excluir
  11. que delicia essa entrevista. Leve, direta e sem enrolação
    Amei demais
    Deu pra conhecer bem a Lidia e a autora Lidia pelas suas perguntas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por saber a sua opinião sobre a entrevista. Sim, realmente, essa entrevista é uma delícia! Muito obrigada pelas considerações. Fico contente por saber disso.

      Excluir

Atualizações do Instagram

Topo