Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Resenha do livro Os Óculos e a Borboleta. Autora parceira, Luise Alves Tini

Título: Os Óculos e a Borboleta
Autor(a): Luise Alves Tini
Instagram: @osoculos_e_aborboleta
Número de páginas: 57 páginas.
Gênero: Literatura Infantojuvenil
Editora: SARAMAGO
Livro recebido em parceria com a autora.

Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje, eu quero apresentar para vocês esse livro lindo recebido da semana, cujo contém uma mensagem linda sobre transformação. Achei essencial compartilhar! Segue abaixo a resenha do livro. Boa leitura!
José nem imagina que à altura dos seus 43 anos a chegada do sobrinho pode libertar de uma prisão onde nem ele mesmo tinha consciência de estar. 
"— O meu mundo costumava se resumir a estes óculos. — José tirara do rosto o par de óculos que outrora pertencerá ao pai.  Eu enxergava tudo através deles. Nenhuma das minhas falas ou opiniões saíra de trás dessas lentes. Quando você chegou, Emanuel, eu já não vivia mais. Era um escravo das lentes que permaneceria para sempre olhando para os lados. Sem evolução alguma. Você me acordou. Fez-me rever conceitos que jamais pensaria em repensar, conceitos que eu achava certos por causa do meu pai."

O livro " Os Óculos e a Borboleta" traz uma narrativa cativante e coesa. Em primeiro momento, somos apresentados ao mundo monótono e mente limitada de José. Quem é José? Ele é um adulto na casa dos quarenta anos com preceitos machistas e ultrapassados, que vive isolado em seu apartamento em São Paulo. O dito cujo, possui um emprego em um escritório de publicidade para pagar as contas. E também, evita o mínimo possível de interação e confraternização dentro ou fora da empresa. Além do necessário, é claro.

Contudo, ao receber uma notícia inesperada e visitantes familiares dos quais irão balançar essa estrutura de vida não sociável do personagem. Assim como fazê-lo rever seus pensamentos preconceitos, cujos quais, estão presos nessa visão limitada de mundo e mente fechada dele.

Acredito que a palavra: "borboleta", presente no título do livro, se deve ao fato do personagem ter vivido toda sua vida em um casulo fechado e afastado do humanismo. E finalmente, com a chegada do sobrinho de apenas seis anos de idade e a proximidade de sua família, ele começa a evoluir até passar a enxergar além das lentes sem grau e retrógradas de seus óculos. Portanto, é uma metáfora excelente sobre transformação que a obra contém.

"José concluiu, depois de muitos anos de sua vida, que caráter não distinguia idade, raça, sexo ou sexualidade, da mesma maneira que o respeito, que deveria existir em primeiro lugar."

Além disso, fica evidente desde o início o grande contraste do menino Emanuel com o tio. Pois, ao contrário do tio, Emanuel é um menino mente aberta e educado para enxergar a liberdade da era moderna e evolução do mundo fora da sua zona de conforto sem preconceitos, racismo, machismo ou homofobia.

Penso que, esse livro lindo e repleto de reflexões e valores, tais quais as lições morais, é precioso para a nossa literatura. Sendo assim, tudo isso torna essa leitura importante e necessária. Super recomendo ler esse livro leve e breve para se libertar dos padrões impostos pela sociedade. E consequentemente, seus preconceitos devido aos julgamentos errôneos e baseados em ideias antiquadas. Enfim, a escrita da autora não decepciona. Muito pelo contrário, o texto está caprichado e legível. Em vista disso, a leitura fluiu perfeitamente.

" E, acima de tudo, se desprendeu dos padrões da sociedade em prol de sua felicidade própria. Isso é um ato de coragem. "

E isso é tudo, meus queridos leitores! Lembrem de deixar a opinião de vocês abaixo, aqui nos comentários.

Até a próxima!


14 comentários:

  1. Oi,
    Adorei a resenha e conhecer essa obra. O livro me parece uma fofura e a chegada do sobrinho para quebrar a monotonia e os velhos valores do tio mostra que é um livro fundamental para muita gente ler e aprender. Me lembra até Um conto de natal, onde o personagem do tio ranzinza passa a mudar sua visão de mundo a partir da visita de três fantasmas. Muito bom.

    Abraço
    www.blodecaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você amou a resenha e conhecer essa obra! É exatamente esse enredo para o qual somos apresentados. Acredito que você captou a alma do livro em poucas frases. É verdade, concordo. E achei que foi bem lembrado citar o grande clássico de Os Fantasmas de Scrooge, se é esse mesmo o conto de natal que você leu ou algo parecido. Realmente, é uma boa recordação.

      Excluir
  2. Amo histórias sobre transformação e com a relação direta com a simbologia da borboleta, melhor ainda, às vezes precisamos de outros par nos mostrar o quão imenso somos e sempre podemos aprender e explorar. Curti a resenha.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Quem não tem um José na família? identifiquei com vaaaariaas pessoas assim.
    Mas que bom que o sobrinho chegou e ele pode repensar na vida. Amei sua resenha é fiquei super afim de ler!!

    ResponderExcluir
  4. Que gracinha um livro infanto juvenil trazer como discussão a quebra de paradigmas e entendimento de novas visões de mundo. Adorei.

    ResponderExcluir
  5. Oie! Incrível como um simples livro infanto juvenil consegue evocar tanta reflexão e pensamentos a respeito de quem somos. Eu fiquei chocada com o poder dessa obra, nem conhecia mas já quero ler!
    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse é um livro realmente interessante. ^^ Mas fiquei curiosa com a relação dos óculos com o casulo dele... O que isso queria dizer no final, além da borboleta, saca?
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  7. Vindo de alguém que usa óculos há 28 anos, quanto antes enxergarmos tudo à nossa volta, melhor. O óculos de fato liberta aquele que pouco vê. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  8. Ai, amiga! Que proposta mais encantadora! Eu tenho a idade do José, e meio que percebendo que vivia como ele! Hahaha! Tenho, a cada dia, tentado me desprender desses padrões estipulados pela sociedade! Mas a gente choca! (Rsrs)Parece que os óculos são meio que disfarce dele, não é? adorei sua resenha e a indicação! Sem contar a capa, que é linda!

    ResponderExcluir
  9. Oi Deb, tudo bem? Acho incrível livros que têm esse poder de nos trazer lições, de nos fazer repensar a vida e também ver uma "moral da história". A borboleta por si mesma já tem todo um significado. Tempo no casulo, tempo de paciência, crescimento, até chegado o momento de conhecer o mundo. De mostrar toda a nossa beleza, todas as nossas cores, e sair voando conhecendo o mundo. Imagino que a escolha do autor foi assertiva. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Amo livros infantis e que trazem reflexões importantes até mesmo para nós, adultos.
    Fiquei super curiosa pra fazer a leitura. 🤗🤗
    Küss 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito incrível que você também ame livros infantis e as reflexões que os mesmos trazem. Inclusive, esse livro Infantojuvenil está repleto de reflexões também e acompanhamos a evolução desse adulto que se encontrou com ajuda do pequeno sobrinho, que teve um papel importante nessa mudança do tio. Perfeito que ficou curiosa para fazer essa leitura. :)

      Excluir
  11. Amei conhecer esse livro novo de uma autora que ainda nao conhecia.
    Achei super legal a ideia do livro de tratar tanta reflexao de maneira bem leve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu também acho muito bacana tratar de assuntos importantes de uma maneira leve. Claro, não desvalorizando os assuntos e sua importância, mas abordar com mais tato e sem tornar a leitura pesada e difícil. São ótimas reflexões! Muito bom que você amou conhecer.

      Excluir

Atualizações do Instagram

Topo