Páginas

domingo, 27 de dezembro de 2020

Resenha do conto: " O Espírito Natalino", de Júlia Cancian

Título: O Espírito Natalino
Autor(a): Júlia Cancian
Número de páginas: 32 páginas
Gênero:  Fantasia | Romance  / Conto natalino 
Editora: Independente
Adicione no SKOOB
Disponível para compra na Amazon Kindle
Énastros e Berenice se conheceram em uma noite de Natal, no vigésimo segundo aniversário dele. No entanto, naquele minúsculo apartamento, também vivia um outro alguém. Berenice só não contava que esse amigo fosse um tanto quanto... incomum . Um conto em que o personagem principal não é humano e tem que lidar com uma grande perda.
" O Espírito Natalino" traz uma narrativa diferente ao contar com a narração de um ser mítico invisível aos olhos da humanidade, que se torna inesperadamente visível para dois humanos: Énastros e Berenice. Ele, o próprio ser imortal antigo, Espírito Natalino. Certamente, a existência dele se deve ao surgimento do Natal. E assim, ele conta a história eternizada em sua memória da sua experiência e convivência com esses seres humanos peculiares, na época. 

Na minha opinião, contém frases e reflexões espetaculares e realistas. Além de um leve toque crítico excelentemente introduzido sobre a natureza humana ( comportamento humano) para ótimos observadores como eu e o Lino, carinhosamente autodenonimado nosso ser mítico.

Penso que, o fato da autora nacional escrever essa trama para superar a perda de um irmão e conseguir lidar com as garras sufocantes do luto, sem dúvida, traga uma lição de vida preciosa e exemplo para todos nós que passamos por diversidades e fases sombrias em nossa existência mortal. 

Ademais, prepare-se para o desenrolar de um enredo original e fora do comum. Além de ser comovente e instigante. Pois, cativa o leitor desde as primeiras páginas. Acredito que, por apresentar uma leitura breve e direta, tudo está bem construído e amarrado. Consequentemente, sem pontas soltas ou furos descuidados.  

Além disso, outro ponto positivo no plot twist é o jovem personagem Énastros: um contador de histórias que realiza o sonho de se tornar um escritor publicado por uma editora, apesar das circunstâncias em que isso acontece.

Enfim, com certeza, eu descreveria ler esse conto como sendo uma surpresa maravilhosa! E gratificante descoberta dessa história encantadora e pela escrita impecável e sábia da escritora. Super recomendo! 

QUOTES

" Escrever essa história foi libertador. (...). Escrever me faz entender minhas emoções e os personagens me fazem entender quem eu sou. Escrever é meu ponto de apoio de vida." Júlia Cancian

" Voltando a falar dos seres humanos, é incrível como eles são hipócritas. Sim, completamente do nada uma crítica."

" O amor não é sobre religião. (...) Amor é sobre pessoas, é sobre o outro; é sobre o que eu posso fazer para diminuir a dor do meu próximo. Isso está além das garras da religiosidade."

" O amor já não habita em alguma delas há muito e aquilo que elas dizem sentir, aquele " amor", nada mais é do que uma obsessão". 

" E foi assim, desde cedo, que Énastros aprendeu o valor ( não o preço) das coisas."
 
" E essa é a arte de envelhecer. Não achar que por ter visto de tudo sabe mais, mas reconhecer que pessoas são únicas com experiências únicas e elas sempre poderão acrescentar algo na sua vida."

" Em todos esses anos nunca fui próximo de nenhum humano porque, novamente, eles não podiam me sentir, perceber que eu realmente existia."

" Seu sonho era viver apenas da venda de seus livros, porque era o que ele realmente gostava de fazer."

" Suas histórias tinham fadas e monstros e um contraste inteiro com a vida real."

" Não para descansar, mas para sonhar. O mundo dos sonhos é um lugar incrível e perigoso. É o reflexo mais puro da nossa alma e da nossa imaginação. Ali, as duas se fundem em apenas uma e o resultado disso pode ser muito bom ou muito ruim. Faz parte. Tudo se resume a trevas e luz."

Gostou?
Disponível na Amazon Kindle. Leia grátis com assinatura Kindle Unlimited. Clique abaixo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atualizações do Instagram

Topo