Páginas

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Resenha do conto: " Honra, Amor e Café", de Ana Claudia

Título: Honra, Amor e Café
Autor(a): Ana Claudia
Número de páginas: 34 páginas 
Gênero: Romance Histórico/ Conto  
Editora: Independente
Adicione no SKOOB
Disponível para compra na Amazon Kindle
A jovem Aika nunca imaginara que sua vida mudaria tão bruscamente. Na ida para uma terra distante da sua, junto de seus pais e outros imigrantes japoneses, Aika, assim como todos, ansiava por uma vida melhor. Não imaginara desembarcar em um país tropical e trabalhar nas lavouras de café, muito menos pensou que seria arrebatada por um amor desprevenido. Entre a honra, o amor e o café, ela é vítima da perseguição do filho do Barão da fazenda em que ela e seus pais trabalham. Num lugar completamente avesso à sua cultura, Aika ia de encontro com seus sonhos, que nada assemelhavam-se aos das meninas de sua idade. Descobre uma linda amizade, mas também precisava lidar com as imposições de sua época, vendo-se, algumas vezes, obrigada a se curvar, mas fora num amor entre os cafezais que encontrara um sentimento inesperado, realçando a força que sempre soube existir dentro de si.
"Honra, Amor e Café" é um conto de estreia da autora Ana Claudia. Sem dúvida, traz uma narrativa arrebatadora e enriquecedora com a autenticidade dos costumes e valores da época e ambientação dos árduos anos de trabalhos nas lavouras, tal qual o desditoso abuso de poder da parte dos senhores de cafezais. 

Além disso, contém um alto teor refletivo sobre as questões dos imigrantes lutando para sobreviver e ganhar a vida em terras desconhecidas. Assim como aborda assuntos de extrema importância para discussão acerca de todos os preconceitos sofridos nas lavouras de café devido ao desgaste no trabalho, os donos de terras autoritários e a xenofobia.

Em resumo, esse conto se passa em pleno século XIX, durante a época do Brasil Império. Portanto, os cenários são deslumbrantes apesar das situações sofridas em se tratando da realidade oferecida para quem era da classe social baixa; marginalizada ou considerada inferior aos burgueses, proprietários de terras e a nobreza. Em vista disso, nossa protagonista encontra-se nesse meio, colocada entre toda a pressão social e padrões impostos às mulheres como obrigações, naquela época. E que, infelizmente, muito se reflete na sociedade patriarcal e tóxica em que vivemos na atualidade. 

Outrossim, acaba se transformando no cenário ideal para construir uma protagonista forte, capaz de lutar por sua própria liberdade e descobrir sua força interior. Particularmente, isso é algo fabuloso de acompanhar em cada novo capítulo. Pois, o amadurecimento da Aika e toda a força de vontade dela e anseios por uma vida melhor, além de despertar sentimentos intensos, conflitantes, revoltantes e até esperançosos através da atmosfera de romance, mesmo doloroso é inspirador. 

Na minha opinião, a escritora trouxe essa trama esplêndida, de maneira tão bem elaborada e excelentemente pesquisada. Em razão disso, também dispõe de personagens tão bem construídos. E o melhor, esse enredo original está carregado de sensibilidade com a escrita fluída, coesa e carismática da autora nacional. 

Ademais, curti bastante certas cenas com reviravoltas e atitudes de personagens, das quais considerei surpreendente. Aliás, outro ponto positivo: a narração em terceira pessoa proporcionou leveza e clareza na amplitude da visão dos acontecimentos. 

Enfim, convido todos vocês para conferir essa história excepcional e cativante. Super recomendo! Então, preparem-se para conhecer esse breve plot twist envolvente e emocionante. Porque, certamente, será uma leitura instigante para quem quiser se aventurar nessa obra incrível criada pela Ana Claudia. Já fiquei com um gostinho de quero mais dessa escrita maravilhosa e autêntica. 

Gostou? Alguém já leu? Ficou com vontade de ler? 

Adquira já o seu e-book na Amazon Kindle. Disponível para leitura gratuita com assinatura Kindle Unlimited. Clique abaixo.




Ana Claudia é educadora, Gestora, Pedagoga, especialista em Gestão Educacional, Educação Infantil e Educação Tecnológica.
Em 2018, deu início a sua maior aventura, mas também seu mais valioso desafio: a inciativa Café com Leitura Blog, que tem lhe trazido muitas conquistas e descobertas no meio literário. Dentre elas, assumir-se uma influenciadora literária e criadora de conteúdo, com o intuito de transferir ao seu público-leitor o que mais a incentiva: o amor pela Literatura em suas mais diversas vertentes, porém, com enfoque na valorização e incentivo à Leitura dos Nacionais.
Assim, através do seu fascínio pela possibilidade do "brincar com as palavras", de lá para cá, ousou retornar a escrever, paixão de adolescência acalentada dentro de si.
Participou de algumas Antologias entre 2018 e 2019 e agora parte para mais uma etapa dentro da sua carreira: lançar seus trabalhos como escritora independente.

10 comentários:

  1. Uau! Eu estou em êxtase! Sinceramente grata e emocionada com esse lindo trabalho que expôs de forma tão bela a "minha menina Aika" e a luta por um lugar ao sol no Brasil no século XIX!
    Muito obrigada pelo carinho! E que bom que gostou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho genial essa maneira de contar histórias como você faz, que consegue trazer temáticas que dão abertura pra abordar assuntos tão sérios e com uma leveza cativante e arrebatadora. Meus parabéns pelo lindo trabalho feito com esse conto. Com certeza, já sou uma fã da sua escrita!

      Excluir
  2. Uou! Foi de massagear meu ego! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oioi! Fico contente sempre que acho romances/contos históricos nacionais que abordam essa época, ainda mais quando o fazem com embasamento e responsabilidade, trazendo personagens e enredo bem construídos. Nunca tinha encontrado um com uma protagonista de descendência japonesa. Vou procurar e colocar na minha listinha. Abs!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho o conto no app Kindle e logo logo estarei fazendo a leitura. Apesar de não curtir romances, o que me fez ficar curiosa foi toda a ambientação e a questão dos imigrantes nesse período em que a trama se passa. E pelo que conheço da autora, é certeza dela ter feito um ótimo trabalho de pesquisa, a fim de contextualizar bem a sua obra.

    Tschüss 😘

    ResponderExcluir
  5. Só vi elogios sobre esse conto e agora estou mais interessada ainda em ler, acho que nunca li um romance histórico nacional e fiquei curiosa para conhecer como é a escrita da autora, tanto como fiquei curiosa para conhecer a ambientação da história e como ela colocou todos os personagens nesse ambiente.

    ResponderExcluir
  6. Conto incrível, inspirador e emocionante. É uma história que me liberou vários sentimentos, fiquei muito comovido com a bela história que a autora nos trouxe.

    ResponderExcluir
  7. É muito legal ver o quanto a Ana caminhou nessa vida de blogsfera. Fico muito feliz de acompanhar a estreia dela como autora independente e espero que tenha bastante sucesso na carreira.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  8. Ah, que legal ler uma resenha sobre algo escrito por uma colega nossa, que está aí nos blogs, da literatura... Enfim! Fiquei empolgada. Mesmo sendo um tipo de leitura bem fora da minha famosa zona de conforto. E acho espetacular que nossos autores estão lançando cada vez mais obras significativas e de fácil acesso à população.
    Desejo todo sucesso à Ana Cláudia, e vida longa à essa carreira de escritora.

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo