Páginas

sábado, 9 de janeiro de 2021

5 Motivos para ler o conto: " Operação Salve o Natal", de Felipe Moreira

Título: Operação Salve o Natal
Autor(a): Felipe Moreira
Número de páginas: 48 páginas 
Gênero: Romance LGBT / Conto  
Editora: Independente
Adicione no SKOOB
Disponível para compra na Amazon Kindle
Um mês que todo mundo ama é dezembro, seja pelas datas comemorativas ou férias. Vinícius nunca ligou para o Natal, até que sem querer causou uma confusão que arruinou a data para todos do condomínio faltando alguns dias para a festa. Depois de tudo que causou, ele vai precisar trabalhar para arrumar tudo a tempo. O que ele não esperava era ter a ajuda de Ygor, o vizinho pelo qual é completamente apaixonado.


 5 Motivos para Ler


REPRESENTATIVIDADE POSITIVA LGBT E NEGRA
Nesse conto, além da magia do clima natalino e das preparações para as comemorações em família de festas de fim de ano, também está presente o protagonismo bissexual. Com certeza, vamos conhecer uma trama recheada de leveza e bom humor. Portanto, claramente, achei fantástico conferir a representatividade positiva LGBT nessa história divertida e de romance clichê. Principalmente, porque a família do Vinícius aceita, naturalmente, ele como sendo quem ele realmente é, independente da sexualidade dele. Apesar de católicos, gostei da atitude dos pais mente aberta do Vini. 

Na minha opinião, espero que a relação de cumplicidade e respeito compartilhada entre esses familiares possa servir de exemplo para como as coisas devem e precisam acontecer, nesse mundo do qual se diz tão moderno e evoluído na sua ciência e princípios.

Em resumo, Vinícius, é o personagem principal negro, que tem esperança de um mundo onde o racismo estrutural não seja visto como vitimização ou tratado como algo corriqueiro pelas pessoas de uma sociedade patriarcal tóxica. Então, ele leva numa boa todos os apelidos preconceituosos dos desinformados de alguns amigos e companhia.

Entretanto, a grande questão aqui é: uma paixão platônica por seu vizinho gato.  Ele pode ser correspondido? Um vez que, se correspondido, torna-se real, certo?


NARRATIVA COM TEMÁTICA NATALINA

Acredito que, claramente, traz uma narração na perspectiva do protagonista, facilitando a compreensão de seus sentimentos e conflitos internos. Resultando em aproximar leitor e personagem. Contém uma ambientação natalina tipicamente brasileira, diferente das congelantes e tradições culturais festivas gringas. Mesmo possuindo algumas semelhanças comportamentais e psicólogicas nas influências entre ambas. 

Vale ressaltar que, a narrativa é leve, viciante e cativante. Sim, esses três adjetivos descrevem esse plot twist, perfeitamente. 

ENREDO DESENVOLVIDO COM TALENTO
Penso que, o desenrolar dos acontecimentos teve sucesso em sua execução. Porque, embora seja um enredo breve, não deixou pontas soltas. Em vista disso, tudo é talentosamente elaborado de maneira coerente. Assim como dá lucidez para quem está lendo ao trazer explicações plausíveis, quando cada peça vai se encaixando nesse quebra-cabeça ao chegar no amorzinho de desfecho. 

ESCRITA BEM HUMORADA E FLUÍDA 

Logo de cara, nesse meu primeiro contato com algum texto do autor, já fiquei entretida e empolgada por esse senso de humor espirituoso na escrita dele. Tanto que finalizei essa leitura fluída em uma horas. 

Além disso, o escritor nacional faz tiradas bem inteligente de referências universais ou do universo dos games.

CRIATIVIDADE NO ROMANCE LGBT CLICHÊ

Para finalizar, essa obra conta com um romance clichê, sim. Mas, é um romance bissexual. Um estilo de romance que eu gostaria de ver com mais protagonismo, frequentemente. Já que estou meio saturada dos velhos romances adolescentes héteros e brancos de sempre.

Gostou? Alguém já leu? Sentiu vontade de ler?

Disponível para compra na Amazon Kindle. Leia grátis com assinatura Kindle Unlimited. Clique abaixo.

Um comentário:

  1. Gosto quando os autores modificam um pouco o clichê. Geralmente as festas natalinas são tipicamente do norte, mesmo tendo um ou outro elemento de lá, interessante saber que mescla com a nossa.
    Representatividade é sempre bom. Quase não vemos personagens bissexuais nas histórias. Ainda mais negros. E entra ai aí a questão do racismo. O autor foi genial em colocar o protagonista representando ambas as pautas.
    Bis bald. 😘

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo