Páginas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Resenha do livro: "Nada Novo Na Nossa Relação". Autora em parceria, Calu Silveira

Título: Nada Novo Na Nossa Relação
Autor(a): Calu Silveira
Número de páginas: 236 páginas 
Gênero: Romance / Ficção
Editora: Álbum de Memórias; 1ª edição (1 janeiro 2020)
Disponível para compra na Amazon Kindle

Exemplar recebido de cortesia pela autora em parceria. Colaboração com o blog www.corujageek.com

"Calu Silveira estreia como romancista com o seu 'Nada novo na nossa relação'. Nesse livro, de fato, tudo é novo. E essa é a arte da autora, ser surpreendente e desconcertante. Porque se nada é aparentemente novo na relação amorosa de dois adolescentes, Aurora e Paulo, essa falsa banalidade é mais uma ironia, com que a autora sublinha a história insólita de uma amizade fraterna que se descobre transformada em amor que, para ambos, tem o gosto do proibido. (...) Calu Silveira constrói no entrelaçamento dos destinos de seus personagens o painel de uma geração que nos anos noventa teve o duvidoso privilégio de fechar um século em que os valores tradicionais que desenhavam as mulheres tinham sido superados, deixando aos jovens a tarefa de construir com suas escolhas novos valores que indicariam seus caminhos. (...) 'Nada novo na nossa relação' é uma história de amor, esse tema inesgotável na literatura que aqui é tratado com uma ironia sutil, uma rica reflexão sobre a complexidade das relações humanas e o inevitável desencontro de gerações. Um livro em que os jovens se reconhecerão muitas vezes. Outras vezes, se descobrirão." Rosiska Darcy de Oliveira, Jornalista, Escritora e Acadêmica da ABL.

 

Minhas Impressões Sobre a Obra


Pra falar a verdade, como vocês já sabem, eu não sou muito fã de romances com enfoque adolescente. Apesar disso, achei essa premissa atraente. Porque gostei do diferencial na escrita fluída ao introduzir temáticas relevantes e senso crítico. Então, a indicação de hoje é para os apaixonados por narrativas de romance adolescente. E também para todos que acreditam em destino, reencontros ou amizades fraternas que evoluem para uma história de amor. Vamos lá.

Em resumo, na estreia da romancista, a trama foca em Aurora, uma adolescente introspectiva e aprendendo a lidar com suas inseguranças dessa idade complicada. Sobretudo, ela precisa enfrentar a situação do novo cônjuge da mãe e o filho dele, Paulo. Ao mesmo tempo que, no Rio da década de noventa, resolve dilemas como vestibular, novas amizades, o primeiro emprego e seu amor enraizado pela música.

Na minha opinião, a obra tem grande valor reflexivo, linguagem jovial e simples. Assim, deixa fácil compreender o desenrolar dos acontecimentos, amadurecimento e desenvolvimento de personagens tão reais que fica difícil não criar algum tipo de aproximação e identificação.

Além de compor passagem temporal interessante. Portanto, o enredo em geral é algo promissor. Sem dúvida, na minha perspectiva, tudo está apresentado e executado pela autora de maneira excelente.

Ademais, sendo sincera, de modo geral, gostei de realizar essa leitura. Além disso, embora algum detalhe ou outro tenha me incomodado um pouco ao longo do romance, traz uma proposta bacana e diferente. Ou seja, intencionalmente, esses pormenores possuem a finalidade de desconcertar o leitor. O final satisfatório conseguiu surpreender. Em vista disso, tive uma ótima experiência ao ler essa história.

Enfim, claramente, esse é o meu primeiro contato lendo algo da autora. Penso que, a trama é envolvente e instigante. Super indico pra quem quiser se aventurar. Curti bastante as questões levantadas com ironia sutil ao pseudo banal desse caso amoroso e quanto aos temas abordados como mudança de valores, relações humanas complexas e desencontro de gerações.

Gostou? Alguém já leu? Sentiu vontade de ler?

Disponível em formato digital e-book na Amazon Kindle. Adquira já o seu exemplar. Leia grátis com assinatura Kindle Unlimited. Clique abaixo.

11 comentários:

  1. Oioi! Adoro uma história de amores que se constroem aos poucos,nos contextos mais inesperados. E fiquei curiosa para ver como o amor de Aurora e Paulo se desenrolará na década de 90. Vou procurar. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que máximo saber! Ótimo que já ficou curiosa pra saber como será o desenrolar dessa história. Super recomendo.

      Excluir
  2. Confesso que tbm não sou dada a romances mas esse parece ser um título bem escrito. Eu fiquei curiosa em saber como se deu a ambientação nessa época. Amo década de 80 mas vi mais dos anos 90. A capa tá bem bonita e atrativa.
    Tschüss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse título está bem escrito e a proposta vai além do romance em si. Por isso, acredito que acabei gostando bastante. O foco principalmente é na autodescoberta dessa jovem e traz algumas críticas sociais interessantes também, como a questão dessa "liberdade de escolha" que temos e o quanto na verdade somos influenciados por tantas coisas externas nas nossas decisões.

      Excluir
  3. Gostei bastante da Aurora, pois senti que me identificaria com ela no livro , fora que adoro tramas assim com esse ambiente de anos 90 me da um toque de nostalgia gostoso sabe? A história parece ser bem gostosa de se ler , fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de romances adolescentes, ainda mais quando se tem temas importantes como esses. Acho que curtiria esse livro. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um delicioso clichê, mas escrito que de maneira nova e original e com um diferencial bem bacana nos assuntos presentes na obra. Muito obrigada. Fico contente que adorou a minha resenha. E também em acho que você iria gostar de ler

      Excluir
  5. Não conheço a autora mas achei super interessante a trama, acredito que nem todo o livro agrada 100 % né, sempre tem algo que incomoda ou dá um certo desconforto. mas é muito bom saber que foi pouco que lhe incomodou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito que você também tenha achado super interessante essa trama. Super indico.

      Excluir
    2. Sim, porque tem livro que levanta certos questionamentos e nos tira da zona de conforto, né? Porém, acaba trazendo ótima reflexão e até boas críticas sociais sutis, no caso dessa obra.

      Excluir
  6. Eu não sou chegada em romances românticos não... Confesso que tenho um pouco de preguiça e não chama minha atenção. Mas, as vezes eu me arrisco, porque não sou travada não. Gosto de pisar fora da tal zona de conforto. Ousar às vezes apresenta a gente obras muito boas e interessantes.
    Que legal essa narrativa. E eu gosto muito de histórias que trazem referências, citações ou ambientações nos anos 80/90.
    Beijão

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo