Páginas

sexta-feira, 19 de março de 2021

Cinco Motivos Pra Ler a obra: "Os Quatro Dragões". Em parceria, Lúcia Lemos

Título: Os Quatro Dragões

Autor(a): Lúcia Lemos

Número de páginas: 48 páginas 

Gênero: Literatura Infantil
Editora:  Pendragon

Exemplar recebido de cortesia em parceria com a autora.
"Um dragão na China não cospe fogo ou faz mal. Sábio e poderoso ele é o mais querido animal. Brincando no céu ele traz chuva e boa sorte. Está é a origem dos rios que deixou um povo mais forte."

 


Cinco Motivos Para Ler: " Os Quatro Dragões"

 

NARRATIVA POÉTICA


Construtiva narrativa de cadência poética, contém algumas rimas sutis nos versos. Então, acaba deixando a leitura mais fluída, agradável de fácil compreensão e ritmada.


TEMÁTICA ASIÁTICA / LENDA CHINESA DA ORIGEM DOS RIOS


Ademais, possui referências da riqueza cultural e folclórica de um reconto de uma famosa lenda da intervenção dos quatro dragões chineses. Em resumo, juntos os dragões salvam o povo e a terra da extrema seca, diante da falsa promessa do Imperador de Jade e caem em sua perigosa ira, injustamente, sendo punidos pela desobediência de seus atos, logo em seguida.


Há citações de personagens como os aldeões definhando por carência de água, deuses elementais e o poderoso e impiedoso Imperador de Jade. Além de citar soberanos elementares que não ligam muito para se o povo sofre, morre ou não ao ignorar suas preces e clamor.


SÍMBOLOS NO ENREDO BEM DESENVOLVIDO 


Os quatro dragões representam benevolência, sabedoria, inocência, habilidade e até são piedosos. Apesar de cada um obter sua própria característica.


Em uma era onde não existia rios ou lagos na terra para a humanidade, garante poder na história da origem e formação dos rios que deixou o povo mais forte. Além de um sacrifício heróico necessário.


ILUSTRAÇÕES E DIAGRAMAÇÃO


Dispõe de ilustrações maravilhosas e tão talentosamente criadas em tons harmoniosos de cores excelentes e organizadas para dar vida para essa lenda tão cativante e simples. Ainda assim, totalmente arrebatadora esbanjando encanto.


CURIOSIDADES


Ao final do livro infantil, o material traz algumas curiosidades muito interessantes  e pertinentes sobre a simbologia asiática, a arte tradicional chinesa e a lenda e figura dos dragões orientais e suas diferenças entre os dragões europeus, dragões do ocidente.


Super recomendo! Porque, com certeza, é uma preciosidade de edição fabulosa pra se adicionar na coleção da estante.


Sinopse

"Um dragão na China não cospe fogo ou faz mal.


Sábio e poderoso ele é o mais querido animal. 


Brincando no céu ele traz chuva e boa sorte. 


Está é a origem dos rios que deixou um povo mais forte."

7 comentários:

  1. Adorei , parece ser um livro didático e com uma ilustração muito bonita pela foto , adoro leituras fluídas e de certa forma ritmadas e quando trazem tradição e ensinamentos de outras culturas ficam muito mais interessantes , muito bom os cinco motivos para ler , adorei.

    ResponderExcluir
  2. Ah, que livro maravilhoso, tão fofa essa capa. Esses motivos me conquistaram para fazer essa leitura. Gostei de saber das curiosidades que o livro traz.

    ResponderExcluir
  3. Quando chegou em Lenda Chinesa já foi suficiente para chamar minha atenção e despertar o interesse pela leitura. As ilustrações foi um bônus extra para mim ^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Débora, tudo bem? Achei bem legal você trazer alguns motivos para conhecer esse livro. Acredito que por eles já nos animamos para ter mais contato com a cultura chinesa. O que mais gosto em livros assim é poder nos permitir pesquisar, questionar, e aprender sobre povos que não conheceríamos se não fosse a literatura. Sempre imaginei dragões em calabouços, bem estilo contos de fadas. Mas nunca me aprofundei em nenhuma dessas histórias. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Eu tento deixar meus meninos bem entranhados no mundo da literatura. Além de se verem cercados dos livros da mãe e do pai, eles mesmos tem seus livros preferidos e uma biblioteca grandinha já. Amamos esse universo.
    Achei essa obra linda. Tanto nas ilustrações, quanto na temática. Amei mesmo!!!

    ResponderExcluir
  6. Aaah taí uma leitura que eu sei que iria me encantar, no ato. Adoro lendas orientais. Esse livro tá muito bem ilustrado e deve ser encantador fazer essa viagem a cultura milenar chinesa, através da leitura.
    Tschüss

    ResponderExcluir
  7. Oie! Achei bem interessante essa proposta infantil, porém fazendo referências às riquezas culturais e folclóricas de um povo. Gosto muito de histórias infantis e a capacidade que estas tem de carregar msgs tão valiosas.

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo