Páginas

terça-feira, 2 de maio de 2023

Entrevista com o autor nacional: Rafael Miranda



Rafael Miranda:
Autor da Obra Literária Anahí A Princesa Flor do Céu e seu esperado Retorno à escrita


    Rafael Miranda, escritor Paulista, formou-se em Designer Gráfico pela Instituição de Ensino Saga School of ART, Game And Animation em 2014, que decidiu não seguir carreira devido a sua paixão pelo Mundo da Moda, que recentemente, no ano de 2022 o Autor formou-se em Design de Moda na Universidade de Ensino Superior Anhanguera em São Paulo. Rafael nunca escondeu seu amor pelos contos e livros de fantasia. Suas maiores referências são "Harry Potter", "Às Crônicas de Nárnia", e "Percy Jackson", e estas sagas grandiosas lhe serviram de inspiração para criar sua própria aventura do gênero, com um toque de "REBELDE" e de sua maior fonte de inspiração a Cantora e Atriz Mexicana Anahí, por quem é fã desde os anos 2000, pois sua primeira Obra ANAHÍ A PRINCESA FLOR DO CÉU foi escrita em homenagem a própria Anahí, conhecida Mundialmente por interpretar a personagem MIA COLUCCI na Telenovela Rebelde de 2004. E, vale ressaltar que a personagem da obra possuí características bem próximas da Atriz e Cantora da vida real, e também da personagem Mia Colucci.

    Muito criativo, o Rafael, começou a produzir estórias ainda adolescente, e agora, já adulto, com seus 28 anos, segue realizando o seu sonho. E, sua primeira publicação foi em 2019, com A PRINCESA FLOR DO CÉU, episódio um da TRILOGIA da Princesa Guerreira. Atualmente, Rafael Miranda, segue em pausa na sua carreira de escritor devido a Pandemia Mundial desde 2020, e neste tempo vem preparando seu retorno à escrita com spoilers e grandes surpresas, assim garante o autor em sua página do Instagram, com o tão aguardado e esperado segundo capítulo da Trilogia de Anahí, com A FLOR ATRAVÉS DO PARAÍSO e nesta entrevista ficaremos por dentro de tudo que podemos esperar do segundo livro de Anahí e dos novos projetos do escritor.

    O Rafael, além de sua carreira em meio a Moda, tem como propósito incentivar outros autores em suas realizações e estimular a literatura entre os jovens e atingir reconhecimento Nacional e até mesmo Mundial com suas obras.


 E, começamos perguntando do segundo livro, é claro! Como estão as expectativas para o segundo livro de Anahí?

 R: É uma sensação de muitos sentimentos. Medo, empolgação, ansiedade. Dá aquele frio na barriga, é como compartilhar um segredo, sabe? E, eu me pergunto será que as pessoas vão gostar? Eu estou um pouco nervoso e com medo, mas muito empolgado para apresentar essa nova estória de Anahí para todos, e é uma linda continuação, e depois dessa longa pausa na carreira como escritor, parece que a responsabilidade é ainda maior e com isso a expectativa de entrega aumenta. Mas, estou feliz com o resultado e posso assegurar que o mais breve possível eu irei apresentar o segundo livro de Anahí, e eu espero que vocês leiam e que vocês gostem da continuação do meu novo livro.


 E, o lançamento está confirmado para 2023? 

R: Claro que sim, teremos ANAHÍ A FLOR ATRAVÉS DO PARAÍSO este ano de 2023, e confesso que será agora para o mês de Maio em uma data muito especial. O segundo livro terá uma apresentação e uma estrutura incrivelmente linda de um novo livro, vocês vão se surpreender e tenho preparado muitas surpresas com o meu regresso a Literatura. O livro 2 de Anahí está carregado de coisas incríveis que venho trabalhando a muito tempo.


Conte um pouco sobre o enredo do segundo livro, resumidamente. E vamos evitar os
spoilers. Rs'

R: O que eu posso adiantar é que a estória grandiosa. Preparem-se para um livro maior, para uma história complexa e cheia de mistério e segredos. E, claro, muito romance e fantasia, e a Anahí dessa continuação, veremos ela mais adulta, e extremamente determinada em sua busca por respostas por trás de seu destino e o que a envolveu diretamente com a lenda de flor de ceibo. Existe muito mistério, romance, e segredos a serem revelados, o passado, o presente e futuro se fundem e a narrativa ganha um lado mais sombrio. É, um início inesperado, um clímax de tirar o fôlego e um novo final extremamente surpreendente. E, claro teremos um pouco de muita Rebeldia, as características próximas de Anahí e de sua personagem Mia Colucci, da Telenovela Rebelde, não poderiam ficar de fora. Veremos Anahí dizer muito “Aí, como é difícil ser eu!” (Risos). 


Quais são as principais temáticas abordadas na narrativa?

R: A estória ainda girará em torno da Lenda de Flor de Ceibo, mas trago mais elementos para essa nova narrativa. A presença da espiritualidade estará clara neste livro, os leitores vão perceber que é muito além de uma fantasia e um romance. Mas, eu não determinei uma religião certa na narrativa, implementando a espiritualidade; eu acredito que a crença é de cada um, e o que realmente importa é a fé e o amor, e que isso irá existir na narrativa. E, desejo profundamente que os leitores possam tirar uma mensagem positiva do livro e do enredo, com isso. E, eu também exploro, quase que de maneira muito breve, a cultura indígena, o capítulo, em que são apresentados, é um capítulo muito bonito e interessante de se ler, acredito que vocês vão gostar. E, os elementos de fantasia, romance, e magia, que já conhecemos estarão presentes sim, do começo ao fim.


Conte algumas curiosidades sobre como foi escrever o segundo livro? Ou seja, fale brevemente sobre o seu processo de criação e ideias para adicionar na história.

R: O segundo livro, surgiu de forma inesperada em minha mente... Realizei vários esboços, rascunhos até chegar ao resultado final. E, essa narrativa tinha de se passar além da vida na Terra, (olha o spoilers, risos), e acredito que os leitores vão gostar desse novo rumo da estória de Anahí, e que eu parti para o desconhecido, veremos o passado, presente e o futuro se entrelaçar e os segredos e todas as perguntas de Anahí ganham sentido e se encaixam como um quebra cabeça.


De onde veio as suas grandes motivações e inspirações para escrever o livro? 

R: Sempre será Anahí! A atriz e cantora mexicana, sempre foi e sempre será a minha maior fonte de inspiração e motivação para tornar esse sonho e essas histórias realidade, sem a Anahí para eu ter como esboço, acredito, que essas narrativas jamais teriam existido. E, eu sinto que exista uma conexão do outro mundo, de outra vida, entre ela e eu, para que tudo isso se tornasse realidade. Eu tenho um amor, um carinho muito especial por ela, e um respeito e admiração imensurável, para mim ela é completa como ser humano e como artista, e desejo o melhor da vida para a Anahí. Eu a amo. E, Outras motivações eu encontrei na própria escrita, e na própria leitura de diversos livros, sempre gostei de escrever e também de ler. Então, esses fatores ajudaram também para motivação.


E, por falar na Anahí. Como está a sua expectativa com o Regresso do RBD aos palcos e com a Soy Rebelde Tour?


R: Estou muito feliz e agradecido a Deus por este retorno do RBD e com essa Tour inesperada. Todos os fãns do mundo sempre sonharam com este reencontro e com uma nova turnê mundial, e eu estou tão eufórico e louco por este show, contando os dias para Novembro! Eu consegui o meu ingresso, e isso é a realização de um sonho, na época da novela Rebelde eu tinha 11 anos, e quando o RBD vieram ao Brasil na época eu não tive a oportunidade de ir aos shows, então, agora, depois de 15 anos do grupo longe dos palcos, eu terei a oportunidade de vivenciar essa nostalgia com milhares de fãns e tornar o meu maior sonho realidade. Estou sentindo uma grande felicidade, e ver a Anahí mais uma vez de perto, é um presente de Deus, eu já estive nos shows dela aqui no Brasil, quando ela seguiu carreira solo, mas logo ela deu uma pausa em sua carreira, se casou, teve filhos, e se afastou dos cenários artísticos, então vê-la retornar aos palcos, e ao lado do RBD, é divino e espetacular, e será a despedida definitiva da Anahí do mundo artístico, então a Tour será muito especial. Só tenho a dizer que meu coração está explodindo de felicidade e amor com a Soy Rebelde Tour.


Você tem novos projetos em mente, além do segundo livro de Anahí? Quais são esses projetos?

R: Com a chegada do segundo livro, garanto muitas surpresas, e busco por algo diferente e inovador, e desta vez irei lincar a Literatura à música. Estou trabalhando em um novo projeto relacionado a música, com colaboração e parceria com o meu amigo e cantor GEÓH. E, claro, será uma nova homenagem a Anahí, então desta vez, podemos esperar por uma homenagem em dose dupla, e também já estou preparando um novo projeto musical que também fará parte do meu retorno à escrita e será também uma nostalgia da geração Rebelde.

E, estou a todo vapor já preparando todo o enredo do terceiro e último livro, que encerra a estória de Anahí com a lenda da flor de Ceibo, e prometo que será um lindo e incrível final.


E, sobre o que mais você pode nos revelar da continuação de Anahí?

R: Uma novidade do novo livro é que contará com um novo selo editorial de publicação, desta vez o projeto do livro fica por conta da Editora Like e desta vez o segundo livro, Anahí A Flor Através do Paraíso terá sua inserção no Clube de Autor.


Qual é a sua maior referência literária? Se houver alguma.

R: Nosso querido, amado e renomado escritor Brasileiro Paulo Coelho, este Mago é fantástico, suas narrativas me cativam. E, claro, J.K. Rowling, autora de Harry Potter, conhecida mundialmente, sua história de vida e carreira como escritora me inspira para chegar onde eu gostaria e quero chegar. Deixo claro, que não sou a favor de seus comentários transfóbicos e preconceituosos, porém, vivemos em um mundo de livre expressão e todos tem o direito de dar sua opinião para qualquer e determinado assunto.


Como surgiu o nome para o título do segundo livro? Há alguma curiosidade por trás disso?

R: Anahí, A Flor Através do Paraíso, eu tive como inspiração o filme “Amor Além da Vida”, eu assisti este filme quando criança, e eu lembrei do enredo do filme, de seu cenário e então o assisti novamente, e isso me empolgou muito mais, me inspirou muito para definir o título do filme, já que eu gostaria de escrever sobre uma representativa do céu e do paraíso, do paraíso de Anahí. Foi bastante divertido tirar essa inspiração deste filme.


O que é mais desafiador para você ao escrever um livro?

R: Escrever um livro não é fácil, construir um enredo e ter uma estória certa para contar é extremamente difícil. Precisa ter dedicação, tempo, e muita disciplina, e em partes enfrentamos o terrível bloqueio literário e criativo, algo o qual muitos escritores enfrentam quando estão escrevendo uma nova estória, e é necessário encontrar uma forma rápida para sair deste bloqueio para não cair em frustração. Talvez, isto seja o mais desafiador, e aconteceu comigo enquanto eu escrevia este novo livro, e então busquei novas inspirações em filmes, livros, séries e até mesmo em música. 


Onde as pessoas podem encontrar e comprar os seus livros, tanto o físico como o e-book?

R: O primeiro Livro Anahí A Princesa Flor do Céu pode ser adquiro comigo mesmo através da minha conta do Instagram @anahíaprincesaflordocéu em formato físico, e também no formato e-book pela Amazon. Anahí A Flor Através do Paraíso terá sua inserção no Clube de Autor, assim que for apresentado, poderá ser comprado de forma física e em formato e-book pelo site do Clube de Autor, mas também poderá ser adquirido comigo, porém, teremos uma tiragem limitada, mas com uma recompensa de um brinde exclusivo e autografado por mim mesmo.


Qual dica você pode deixar para autores nacionais iniciantes?

R: Que não desistam de seus sonhos e que não desistam da escrita, ser escritor em nosso pais não é fácil, mas quando acreditamos naquilo que fazemos e depositamos nossa fé e esforço, coisas incríveis acontecem quando menos esperamos...


Para finalizar. Deixe os seus agradecimentos.

Muito obrigado por mais uma vez eu estar aqui falando com o Blog Arte da Literatura, muito obrigado pelo apoio incondicional. E, eu espero que vocês leiam e gostem do meu novo Livro Anahí A Flor Através do Paraíso. Obrigado!


Rafael Miranda.


E é isso, pessoal! Sigam o autor nas redes sociais @anahiaprincesaflordoceu.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atualizações do Instagram

Topo