Páginas

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Resenha do livro Fanfic - A História Que Não te Contaram. Autora parceira, Rafani Ferreira


Título: Fanfic - A História que Não te Contaram
Autor(a): Rafani Ferreira
Número de páginas: 341 páginas
Gênero: Romance Fantástico
Editora: Coerência; Edição 1.

E-book disponibilizado pela autora em parceria. Lido para a LC realizada pela autora.
Fanfic. Uma terra sem leis.
Onde garotas com coques frouxos malfeitos pegam uma maçã verde antes de sair para a universidade e ao virar a esquina de uma Starbucks encontram o amor da sua vida. Onde não há TPM, mau hálito, boletos a pagar e preocupações afins.
É o lugar onde tudo pode acontecer.
Mas, infelizmente, essa regra não é válida para Petúnia Desastre – como é conhecida pelos moradores da Fanficlândia.
Ela não teve o final feliz com o amor da sua vida. Na verdade, não teve nem bem um começo. Petúnia é aquele personagem esquecido por seu escritor, sabe?
Quando descobre que há uma forma de ir ao mundo real encontrar sua escritora, embarca na jornada maluca onde leva consigo um relógio, uma foto, papéis e a coragem – que quase não tem – e vai descobrir lá fora um mundo totalmente diferente. Conhecer pessoas e sentimentos novos, aprender que existem opções e diversos caminhos a seguir. E no final, quando precisar tomar a maior decisão de sua existência, Petúnia irá descobrir que cada um escolhe como escrever a sua história.
"Petúnia, você veio em busca de um final sem saber que era o primeiro passo para conquistar sua própria história. (...) Mas há muito tempo você parou de interpretá-la e passou a vivê-la.."



Fanfic - A História que Não te Contaram, é uma narrativa divertida e inteligente. O enredo delicioso do livro promete entreter o leitor da primeira à última página. Porque possui uma história encantadora e romance fantástico de tirar o fôlego. E também, conta com uma leitura rápida, leve e fluída. Os personagens tanto do mundo real quanto da Fanficlândia, trazem traços curiosos e personalidades distintas. Ao decidirem mergulhar nessa aventura com nossa querida protagonista Petúnia Desastre, garanto uma aventura cheia de bom humor e emoção de aquecer o coração na certa. Além de uma trama cheia de reflexão e autodescoberta.


E agora, apresento para vocês a protagonista Petúnia Desastre. Diferente dos outros moradores da Terra da Fanficlândia, ela possui uma personalidade peculiar. Fora o fato de levar o desastre ambulante, que é a pessoa dela, por onde passa. Na terra da ficção e fantasia é onde habitam os personagens que ficam a espera de um novo personagem para interpretar, criados pela imaginação dos escritores do mundo real. Porém, quando muitas dessas histórias são abandonadas, o povo desses países  imaginários de outra dimensão que assumem o papel dos personagens, acabam presos em um roteiro original e são impedidos de dar vida para outros personagens e viver outras histórias.


Presente nessa narrativa fabulosa, temos a Petúnia que arranja confusão e bagunça, sempre marcando a presença dela. Por isso, ganhou dos demais moradores de Fanficlândia o apelido de Petúnia Desastre. Cansada de viver presa a uma personagem que só traz desastres para sua vida, e de sofrer existindo sob a pela da mesma, nossa heroína resolve contar com ajuda de seu único amigo, Heitor. E assim, assumir as rédeas da sua própria história ( pelo menos da história da personagem ao qual está encarregada de interpretar o papel, no primeiro momento) e parte em busca do seu próprio final feliz. Será que Petúnia Desastre conseguirá sobreviver à chocante realidade do mundo real e encontrar sua escritora? E o mais importante, conseguir convencer a escritora de Petúnia, Emília, escrever um final que ela tanto busca e merece? Para assim, poder seguir em frente com sua vida? E detalhe, ela precisa tentar fazer tudo isso em apenas três semanas.


Ademais, o que ela não poderia sequer imaginar, era acabar se apegando as pessoas que encontrou e acolheram-na de boa vontade no mundo real. O que torna a sua estadia coberta de aprendizado, empatia, amizades e afeto. Algo que ela nunca chegou a conhecer antes em seu mundo, não dessa forma de agora lá na realidade junto aos humanos. Está claro que, essa experiência vai transformar a maneira  que Petúnia enxerga a si mesma e todos a sua volta. Praticamente, um novo mundo e novas sensações e sentimentos vão se abrir para a mesma. E algo ainda mais assustador acontecerá com ela no mundo real, fazendo com que ela tenha que escolher entre ficar e abrir seu coração ou cumprir sua missão e ir embora. Afinal, não há nada mais assustador e corajoso do que permitir se apaixonar, não é mesmo?

Por fim, essa trama fantástica e linda conta também com a escrita sensível e impecável da autora. O enredo caprichado foi bem explorado, embora eu esperasse uma maior aprofundação para os demais personagens e cenários descritos presentes na obra. Entendi que o foco principal era contar a história da protagonista peculiar e da escritora que perdeu a fé em si mesma por dar ouvidos a um ex-marido que a diminuía o tempo todo. Então, apesar disso, é mais uma observação, porque não foi algo que me incomodou e nem atrapalhou a escrita ou o rumo da história. Já que a autora conseguiu passar essa mensagem perfeitamente. Para todos que buscam mergulhar em uma jornada repleta de autodescoberta, amadurecimento, divertida e encantada, eu super recomendo a leitura prazerosa e fluída da proposta original desse livro incrível.


" Trilhe sua própria história como quiser, sem um lápis ditando o seu final."



E aí, curiosos? E isso é tudo, pessoal! Espero que tenham gostado dessa super dica de leitura e resenha dessa obra de romance fantático encantador. Posso dizer que já me tornei fã da autora e da escrita dela. Eu já vou ficando por aqui, mas aguardo saber o que vocês acharam dessa obra e da resenha, aqui nos comentários. Até a próxima.





P.S. Comentário bônus extra a respeito da minha opinião sobre a obra.
O título da narrativa é genial e super criativo.  Sim, Fanficlândia é um ótimo nome e descreve bem o mundo da querida Petúnia. E tem tudo a ver com o mundo ( dimensão) fantástica que esses seres que interpretam personagens vivem. Acredito que o livro tende mais a metáfora criativa ao alter ego na literatura, para os personagens abandonados pelos escritores e como eles realmente existem em outra dimensão, mesmo que em algum lugar no recanto das nossas mentes. Onde damos vida ao que criamos, a partir do momento em que pensamos, os personagens passam a coexistir no nosso subconsciente. E mesmo que abandonados, eles continuam existindo de algum jeito. E podem até se tornar um alter ego, muitas vezes.

21 comentários:

  1. Aiiii esse livro está na minha lista!!! Ele parece ser tão lindo, uma leitura bem gostosa. E esse universo criado pela autora é um amor. Quero ler logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei saber que esse livro está na sua lista! Sim, realmente essa narrativa traz uma leitura deliciosa e trama linda. Ótimo saber que você quer ler logo. Super recomendo!

      Excluir
  2. Oie, tudo bem? Gente que premissa mais legal desse livro. Confesso que já tinha visto a capa dele por aí mas não conhecia a sinopse. Engraçado pensar que há tantos personagens nas histórias que lemos em que os autores não dão tanta atenção. Isso é fato! Agora imaginá-los sair de dentro dos livros e vir para a realidade é algo surreal. Ainda mais para exigir um "final" diferente. A edição está linda, gostei muito das cores escolhidas pela editora. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim. Realmente, é verdade. Né? Achei a premissa desse livro super bacana. E adorei me envolver na trama dessa leitura encantadora e fantástica. É uma história que gera bastante empatia, reflexão e aprendizado. Acredito que a proposta da obra tenha sido original e criativa, ao brincar com esse mundo de fantasia e o real das histórias. Super recomendo a leitura dessa narrativa. Enfim, um ponto que eu mais fui atraida e conquistada pela obra, foi a mensagem linda de autodescoberta presente na trama.

      Excluir
  3. Olá, parece ser um livro diferente de tudo que já li. Gostei desse apelido da personagem, é algo que chama atenção e te convida a ler o livro. Dica anotada, bjusss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, esse livro foi diferente de tudo o que eu já li também. Esse apelido da personagem já diz tudo sobre a personalidade dela. É lindo ver ela libertando-se e descobrindo que é mais do que apenas um desastre ambulante. Ótimo saber que te chamou atenção e que ficou tentada em ler o livro. Um beijo.

      Excluir
  4. Esse não é meu tipo de leitura não. Mas me pareceu muito divertido. Deve ser bom ter essa indicação à mão pra intercalar entre uma das minhas tão pesadas leituras hahahahaa
    Abraços

    Carol, Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma obra cheia de lições, fantasia e divertido. Anota a dica aí,que é ótimo para curar aquela ressaca literária causada pela leitura de um livro mais pesado. Hahaha

      Excluir
  5. Esse é um tipo de leitura que amo =) parece ser muito divertida e instigante.
    Adorei a resenha e o post! Parabéns;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo saber que esse é o tipo de leitura que você ama! Muito obrigada. Fico feliz que tenha adorado a resenha e o post.

      Excluir
  6. Eu amei sua resenha!
    Sou apaixonada na capa desse livro e a cada resenha que leio, fico com mais vontade de ler. A Petúnia parece ser uma personagem incrível.
    Eu baixei o e-book e espero ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que você amou minha resenha! Adorei saber que a cada resenha que lê dessa obra, fica com ainda mais vontade de ler a história. Acredito que irá gostar bastante da leitura. Eu idem, sou apaixonada pela capa da obra. Ótimo. Boa leitura. Depois, lembra de me contar o que achou. Vou adorar saber sua opinião.

      Excluir
  7. Olá!

    Eu acho esse mundo que a autora criou muito criativo.
    Fico pensando as aventuras que acompanhamos da Petúnia no nosso mundo, devem ser cenas super divertidas.
    Acho a edição desse livro lindíssima e tenho muita curiosidade em poder conferir a história.

    www.pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Super concordo! Porque eu também achei esse mundo que a autora criou super criativo. Sim, realmente são cenas muito divertidas as da Petúnia Desastre no nosso mundo real. Gostei bastante da leitura desse livro, de verdade. Eu acho essa edição perfeita, igualmente. Adorei saber que tem muita curiosidade em poder conferir essa história. Super recomendo.

      Excluir
  8. Já desejo desde já conhecer a Petunia, pois ela já me conquistou e desejo saber o que ela irá aprontar nessa história. Estou bem curioso para saber dessa narrativa na íntegra. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha saber que desde já você deseja conhecer a história da Petúnia. Porque ela já te conquistou. Super recomendo. Vale super a pena essa leitura. Acredito que irá adorar ler a história da Petúnia. Perfeito que ficou curioso para conferir essa narrativa lendo a obra completa.

      Excluir
  9. Que enredo diferente, achei super divertido, parece ser uma leitura muito prazeirosa. Adorei sua resenha. Sucesso na parceria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que adorou a minha resenha! Com certeza, esse enredo fantástico traz uma trama bem diferente. Sim, realmente é uma leitura super prazerosa e divertida e comovente. Muito obrigada.

      Excluir
  10. Oi, tudo bem? Não é o tipo de leitura que eu estou consumindo no momento, mas achei o título genial. Essa coisa da "fanfic" e o fato de ser um romance, penso que demonstra como as pessoas tendem a criar ilusões quando estão apaixonadas. E "Fanficlândia" é ótimo kk.

    Beijos


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim. Uma pena que esse não seja o tipo de leitura que está consumindo no momento. Ótimo saber que mesmo assim, achou o título genial. Sim, Fanficlândia é ótimo. E tem tudo a ver com o mundo ( dimensão) fantástica que esses seres que interpretam personagens vivem. Acredito que o livro tende mais a metáfora criativa ao alter ego na literatura, como para os personagens abandonados pelos escritores e como eles realmente existem em outra dimensão, mesmo que em algum lugar no recanto das nossas mentes. Onde damos vida ao que criamos, a partir do momento que pensamos os personagens passam a coexistir no nosso subconsciente. E podem até se tornar um alter ego, muitas vezes.

      Excluir
  11. Oiie, Debby

    Eu ameeeei saber sua opinião sobre Fanfic <3
    Obrigada pela resenha, é muito importante!

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo