Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Resenha do livro: A Garota do Lobo. Autora parceira, Natasha Vicenza Reis

Parceria Literária. Blog Arte da Literatura
Créditos de edição de imagem

Título original: A Garota do Lobo
Autor(a): Natasha Vicenza Reis
Editora: Chiado
Número de páginas: 178
Data de publicação: ( 1 de fevereiro de 2018)
Gênero: Romance/ Drama Sobrenatural
Disponível para compra na Amazon ou no site da editora Chiado Books.


Sinopse oficial da obra disponível na Amazon Kindle:

Você tem medo do lobo mau? Deveria, porque ele existe e está entre nós. Damon, o lobo mau, anda pela cidade dos lobos, o Rio de Janeiro, à procura de saciar seus desejos mais sombrios com sua amada e protegida Afrodite. Afrodite, uma linda garota que cresceu atrás dos muros de pedra que rodeiam o Orfanato onde viveu por dezoito anos, finalmente tem a sua chance de ser livre ao ser adotada por um casal de paulistas. Damon, seu amante das luas cheias, tenta impedi-la de ir para outra cidade, mas a vontade de ser parte de uma família fala mais alto do que o amor que sente pelo lobo. Ela deveria tê-lo escutado. São Paulo, a grande capital, é a cidade dos vampiros e quando Enzo, um sedutor vampiro, descobre que a garota protegida por um lobo está em sua cidade, ele começa a persegui-la e assombrá-la, mas surpreende-se ao notar que ela não tem medo de seus dentes afiados. Uma história impressionante, inovadora e avassaladora. A garota do lobo mostra que às vezes nem tudo que se esconde na escuridão da noite é amedrontador.

Resenha 


"Ela o amou tanto que se esqueceu de ter amor próprio e acabou com o coração partido."


O livro A Garota o Lobo: é uma narrativa que permite ao leitor aventurar-se em um mundo sobrenatural e sua frágil coexistência com o mundo humano. Acredito que a leitura desse livro seria interessante para os fã da saga Crepúsculo, da escritora Stephenie Meyer. Porque a trama lembra um pouco essa saga famosa, que pode ter sido a inspiração da autora. Embora eu nunca tenha lido os livros da saga Crepúsculo, já tenha como referência os filmes que costumava assistir na adolescência para me basear, nesse fato ou suposição. Porém, as semelhanças acabam por aí.

Primeiramente, somos apresentados a um mundo de seres sobrenaturais com direito a vampiros, lobisomens, bruxas ( chamadas de servas da Mãe Natureza, nesse caso) e até faz referência a lenda de híbridos — ser sobrenatural que eu só fui conhecer em um programa de TV americano da CW e que adorava assistir, TVD ( The Vampire Diaries). Para quem não reconhece, essa série de drama sobrenatural e fantasia, é famosa e conhecida aqui no Brasil por: Diários de Vampiro ou Diários de um Vampiro, baseado em uma série de livros escrita pela autora Lisa Jane Smith ( ou somente L.J. Smith) e recriada pela produtora e roteirista Julie Plec, e seus cowriters. Mas, para quê toda essa contextualização? Para que vocês possam entender e compreender melhor sobre o que estou explicando sobre o universo sobrenatural presente no enredo desse livro em questão.

E agora, seguindo esse fio da meada, vamos conhecer os personagens envolvidos nesse drama sobrenatural. O livro possui um típico triângulo amoroso entre Afrodite ( a humana ingênua objeto de desejo) Damon ( o Lobo) e Enzo, o vampiro que caiu de paraquedas ( apesar de ter certa coincidência, que vocês irão entender lendo) nessa história da jovem órfã. O enredo tem início em um cenário de orfanato no Rio de Janeiro e depois se desenvolve em São Paulo, quando a jovem, que acaba de completar 18 anos, é adotada. E também, é quando a vida da protagonista muda completamente.

Em resumo, aquela que carrega o nome da deusa grega do amor e desejo, levava uma vida solitária quando criança. Até que um dia, por sorte ou azar do destino, deparou-se com um lobo. E então, ao invés de sentir medo e afastá-lo, ela não o temeu e ofereceu-lhe um pouco de água. O que poderia ter sido seu pior erro. Já que o mesmo,  torna-se um sensual, perigoso e atraente homem. Será amor ou um simples desejo de tomá-la para si, gerado por uma relação proibida?

Infelizmente, apesar do propósito da mensagem de empatia, essa narrativa teve muitos acontecimentos que eu não consegui comprar de jeito nenhum. E sem dúvidas, reviraram e enlouqueceram o meu senso crítico e a minha cabeça. Por exemplo, a primeira cena do livro é super erótica — algo que eu não esperava encontrar, lendo a premissa desse livro e nem pela linda e caprichada arte da capa. Em segundo lugar, Afrodite, claramente, vive em um relacionamento abusivo e irresponsável, além de perigoso; com seu estranho e misterioso namorado lobo, cujo qual, se viu seduzida desde muito nova e ingênua e sozinha. Sinto-me obrigada a reforçar que o erotismo existe em muitas cenas do livro.

Portanto, realmente penso que o intuito da autora tenha sido expor essa crítica social, através da representatividade presente nesse drama sobrenatural. Por isso, para ler esse livro é preciso abrir a mente e ter senso crítico. E assim, não romantizar o relacionamento abusivo, codependente e perigoso que a ingênua Afrodite experimentou nessa história. E se pensam que esse é o único pesadelo que a garota vai enfrentar, estão completamente enganados. Não vou comentar muito para não acabar soltando spoilers. Leiam e sejam surpreendidos, fiquem chocados, sintam amor ou ódio.  Mas tirem suas próprias conclusões, que é o principal.

Está claro que, como a história dá uma reviravolta total ao final do livro, essa parte sombria da história deveria ser contada para ser possível haver a evolução da trama e amadurecimento no crescimento e desenvolvimento dos personagens. Digo isso, porque confesso que realmente apreciei e gostei bastante de ler o que encontrei na passagem de tempo em cinco anos na vida dos personagens. E tudo isso, foi capaz de deixar aquele gostinho de quero mais e me prender, bem mais do que o livro todo. Fiquei curiosa e intrigada. O epílogo também despertou demais o meu interesse para ler e conferir essa evolução nessa segunda fase da história.

Enfim, com certeza, a leitura da obra é viciante, rápida e fluiu perfeitamente do começo ao fim de cada capítulo. Gostei disso e adorei ler o livro. E super recomendo para quem aprecia um romance sobrenatural e precise de um livro para ficar entretido durante algumas horas e poder relaxar. Não achei que a escrita da autora foi um problema, pelo contrário, a escritora teve tato para narrar os acontecimentos mais bizarros, comoventes e delicados na trama, de maneira clara, direta e sem exageros. E tudo isso em primeira pessoa, ou seja, pelo ponto de vista da personagem principal. Embora, possua partes que são exceções. A proposta do livro é espetacular, apesar de acreditar que o enredo pode ser ainda mais explorado no futuro.

E por hoje isso é tudo, pessoal! Lembrem de me contar o que acharam da resenha completa feita com muito carinho e capricho e do enredo da obra.

Nota: Livro físico disponibilizado pela autora em parceria.


Sobre a autora

Natasha Vicenza Reis é o pseudônimo usado pela escritora Bruna Farias de Lima. Bruna cresceu lendo livros de romances em baixo dos cobertores nas madrugadas frias da cidade de São Paulo. Com a formação na área da química, Bruna divide o seu tempo entre a escrita e a tabela periódica. Se não estiver escrevendo livros, provavelmente estará entre salas de aulas, fazendo caminhadas ou vendo filmes e séries. Bruna mora em São Paulo, SP e A garota do lobo é a sua estreia literária.

14 comentários:

  1. Oie Débora, adorei sua resenha principalmente pela sinceridade das suas palavras. Inicialmente eu tbm já imaginei um universo ali semelhante a Crepúsculo e TVD e vc citou algo que sempre me incomoda nesses contextos: relacionamentos abusivos e/ou possessivos.
    Não sei dizer se é a melhor leitura pra mim no momento, mas sei que vai alcançar uma gama imensa de fãs desamparados.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karina. Muito obrigada pelo seu comentário. Fico feliz em saber que adorou a minha resenha e a sinceridade presente nas minhas palavras. Ótimo que assim como eu, você já tenha imaginado um universo que recorde Crepúsculo e TVD. Eu encarei como uma crítica social, o fato de ter uma relação codependente e abusiva, a princípio nesse romance. Porque ao final da trama, há uma reviravolta total e somos apresentados aos personagens mais maduros. Acredito que é importante fazer esse tipo de alerta, quando encontro relacionamentos codependentes e abusivo em livros assim. Dessa forma, as pessoas podem ler a história com isso em mente e aproveitar a leitura sem ter problemas futuros, como cair em relações perigosas como esta. Super concordo. Um beijo.

      Excluir
  2. Eu gosto muito de leituras com o tema sobrenatural, mas essa me pareceu um pouco diferente do que estou acostumada. Gostei que aborda o relacionamento abusivo, acho válido em uma crítica social, mas senti um pouco de receio das partes eróticas.
    Com certeza, seria uma leitura diferente, mas gosto de me aventurar.
    Excelente resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! É animador e gratificante ler que achou a minha resenha excelente. Esse livro fugiu bastante da minha zona de conforto. Porque mesmo adorando e estando acostumada ao universo sobrenatural, esse livro foi uma experiência super diferente do que eu geralmente gosto de ler. Sim, as partes eróticas me incomodaram um pouco no começo. Porque como eu disse, pela capa engana e não é algo que eu estava esperando encontrar nesse livro. Então, foi mais um choque inicial, sabe? Hehehe Pra mim, o erotismo não é um problema que estrague a história. Mas como a capa engana, achei importante ressaltar por conta do público de 11-12 aos 13 e 14 anos, cujo qual, eu sei que também me acompanha e está sempre pegando as minhas dicas de leitura lá no IG e aqui no blog. Eu idem. Adoro me aventurar em um livro ou gênero diferente. Vale super a pena nos aventurarmos em novas experiências literárias!

      Excluir
  3. Suas fotos ficaram incríveis! Eu amei essa resenha, já conhecia esse livro mas não sabia que ele era tão bom! Amo uma pegada meio suspense puxado pro fantasioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico feliz que gostou. Adorei saber que amou a resenha. Ótimo que já conhecia o livro e que ama uma pegada fantasiosa com suspense na trama.

      Excluir
  4. Olá, a leitura apesar de ter esses seres sobrenaturais que gosto dentro da literatura, acho que é um livro que me chame atenção no momento, pois não gosto dessa mistura de erotismo com fantasia, já li dois assim e odiei. Bjs e obrigada pela sinceridade na sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Apesar de ter esses seres sobrenaturais na trama, que eu gosto bastante. Confesso que o erotismo em um livro de fantasia me incomodou um pouco de início. Que bom que gostou da sinceridade na minha resenha. Desejo que no segundo livro eu possa apreciar ainda mais o enredo sobrenatural, sem muito da pegada mais hot. Então super entendo, obrigada por ser sincera.

      Excluir
  5. Oi Débora, tudo bem? Achei o enredo simplesmente incrível. Confesso que nunca fui fã de vampiros x lobos e nem tinha muito contato com histórias do gênero até assistir Entrevista com o vampiro com Tom Cruise e Brad Pitt, e recentemente Crepúsculo que se tornou um fenômeno no mundo inteiro. Achei a proposta da autora bem legal e fiquei curiosa para conhecer os personagens. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika. Tudo bem sim. Adorei saber que você achou o enredo simplesmente incrível. Wow! Que super interessante esse seu relato aqui a respeito da sua experiência e interação com esse universo de vampiros x lobos. Confesso que nunca me interessei pelo fenômeno Crepúsculo, só na adolescência. Porém, nunca cheguei a ler os livros. Meu contato através desses seres sobrenaturais, foi aprofundado através da obra clássica de contos de vampiro do autor Bram Stoker, Drácula. E posteriormente, com o filme: Van Helsing, O Caçador de Monstros. Além das séries de TV TVD ( Diários de Vampiro) e TO ( The Originals) da CW.

      Excluir
  6. Esse é um livro que desejo ler. Gosto de histórias desse estilo, tanto que li toda a saga Crepúsculo. É uma história que vai me prender a atenção. Anotei na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo saber que esse é um livro que você deseja ler! Perfeito que essa seja uma história que gosta e saiba que vai te prender. Muito bacana saber que já leu toda a saga Crepúsculo. Gostei que já anotou na sua lista. Boa leitura.

      Excluir
  7. Adoreiii a suas resenha e a forma como você expos a narrativa, a premissa do livro é bem intrigante e fiquei curiosa para ver onde essa história vai parar. Porém acredito que os aspectos que te incomodaram também me incomodariam...

    Parabéns pelo trabalho

    Bjs Aruom Fênix

    Blog leituras de Aruom

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito dos seus comentários, e principalmente do aviso sobre conteúdo x capa, porque pode acontecer de pre adolescentes que curtem esses temas sobrenaturais serem pegos desprevenidos com o erotismo.
    Eu gosto de livros com lobisomens, bruxas e vampiros, e achei a premissa do livro legal. No entanto eu venho evitando leituras com essas relações abusivas, ainda que bem justificadas na história.

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo