Páginas

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Entrevista com a autora parceira convidada: Amanda Branco.

Jornalista Literária e Blogueira. Livro Amor de Viagem. Editora Viseu
Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje, eu trouxe uma entrevista super especial. Lembram da resenha do livro incrível, Amor de Viagem? Então, a homenagem e entrevista apresentando uma autora convidada da semana: será com a querida, Amanda Branco. Sim, ela mesma. Autora do livro Amor de Viagem e jornalista catarinense.

Inclusive, vou deixar também o convite para o lançamento do livro Amor de Viagem em Joinville. Será realizado nessa terça-feira 26 de novembro, 2019. Na Livrarias Curitiba, às 19h30, no estado de Santa Catarina ( Shopping Mueller). Para quem estiver lá por perto e quiser prestigiar a escritora e o lindo trabalho dela.

Acompanhe o trabalho da autora nas redes sociais: @amdbranco. E agora, vamos lá!

Entrevista

— Primeiramente, conte-nos um pouco sobre a autora sonhadora aventureira e contadora de histórias que vive em Amanda Branco. Como por exemplo: uma breve biografia, seus livros escritos e gênero dos livros que escreve ou pretende escrever.

Amanda Branco é uma menina comum, com sonhos um tanto quanto incomuns. Tem o desejo de conhecer o mundo todo. Jura que um dia vai estar observando a aurora boreal de perto, ao mesmo tempo em que sonha em fazer um piquenique ao lado da Torre Eiffel. Sempre amou ler, tendo iniciado esse hábito com os gibis da Turma da Mônica.
No mundo dos livros, sempre gostou de autores brasileiros, Thalita Rebouças, Sérgio Klein e Carina Rissi são seus preferidos, mas também tem um espaço reservado para Nicholas Sparks e todo o seu amor em cada uma das obras. Amanda é uma menina, jornalista, escritora e amante das palavras. Escreveu, até agora, apenas o Amor de Viagem, mas já tem ideias para próximos livros. Na parte de gênero literário, é grande fã do chick lit.

— Onde encontrou a sua maior motivação para escrever um livro?

 Parece até engraçado, mas acredito que foi em mim mesmo. Sempre tive vontade de escrever, pois, de tanto ler, sentia que precisava escrever minha própria história. Como também sempre amei viajar (mesmo não tendo viajado tanto), juntou suas duas paixões e resolveu levar os leitores para, junto com ela, conhecerem novos lugares e ampliarem suas forças em seus próprios sonhos. O hábito de escrever sempre esteve comigo. Desde pequena, escrevia em diários, depois foi a época das frases e pensamentos, até que decidi escrever meu primeiro livro.

— Qual é a sua maior inspiração quando está escrevendo? O que te inspira a escrever?

 O que me inspira a escrever é saber que quem vai ler, após publicado, vai viajar junto com a personagem e entrar dentro da história. Muitas vezes estamos passando por dificuldades e queremos, pelo menos um pouquinho, nos desligarmos dos problemas. Os livros são ótimos companheiros nessas e em todas as horas. Recebi recentemente um feedback de uma leitura que disse que sentiu que realmente conheceu Paris, Nova York, Londres, entre outros lugares do livro, junto com a personagem. Ela me contou que entrava dentro da história e se imaginava lá, mesmo sem nunca ter viajado para tais lugares. Os livros têm esse poder de nos teletransportar e levar nossas mentes para longe.

— Como autora, diga uma mania que você tem quando está criando uma nova cena na narrativa?

Eu escrevi todo o meu livro sentada na minha cama, com a coberta nas minhas pernas e um travesseiro atrás nas costas, onde fica a parede, rsrs. Colocava meu notebook no colo e me perdia em meio as palavras. Não conseguia escrever em outro lugar... Minha cama virou meu cantinho, junto com o edredom e o travesseiro.

— Você sequer imaginou, que um dia veria seu livro na 7ª Feira do Livro de São Francisco do Sul ou poder divulgá-lo no programa Ver Mais, da RICTV Record SC ? Conte um pouquinho de como foi ter essas experiências. Você já tinha participado de um evento assim, ou programação como essa antes?

 Eu nunca imaginei nem que conseguiria lançar um livro. Quando recebi o e-mail da Editora Viseu, falando que tinham aceitado a minha obra, contei para a minha amiga do trabalho e pulamos, juntas, em meio a uma sala de reuniões. Minha vontade era sair contando para todo mundo. Depois disso, ainda, tive a oportunidade de lançar na Feira do Livro, no Cine Teatro da minha cidade, junto com a minha família e amigos. Foi uma experiência repleta de amor e de realização. Já na parte de ir até um programa de TV, confesso que, como jornalista/assessora de imprensa, já havia acompanhado outras pessoas em entrevistas no meio televisivo, mas eu nunca tinha dado uma entrevista, ainda mais ao vivo na televisão. Fiquei com muita dor de barriga na hora, nervosa, esqueci quase tudo que tinha aprendido na faculdade de jornalismo. Sabia, antes, que tinha que manter a postura, não falar muito rápido, olhar de leve para a câmera... Ixi, na hora, saiu assim do coração mesmo, sem muita técnica. Foi uma experiência muito bacana, agora acho que na próxima vez estarei beeeem mais tranquila e sem dor de barriga, kkkk.

— Conte um pouco sobre a personalidade dos seus protagonistas, Helena e Pedro. E de como foi escrever todos esses cenários presentes nessas viagens incríveis do livro, dignos de sonhos da Disney e de filmes de comédia romântica da Sessão da Tarde.

 A Helena é doida, desastrada e apaixonante. Primeiro, acredita que nada vai dar certo na vida dela, que nada dá certo, na verdade. No entanto, depois, ela começa a acreditar na magia, nos sonhos, e, o mais importante, nela mesma.

O Pedro é um tanto quanto irritante, mas é lindo e tem um coração enorme. No fundo, ele só quer que tudo dê certo para ela, com as viagens e tudo mais. Ele é irritante, mas extremamente apaixonante.

Sobre os cenários, teve muita pesquisa no Google, rs, porque quando eu escrevi o livro eu só tinha viajado para a Disney. Além disso, eu assisti muitos vlogs no Youtube para tentar conhecer um pouquinho dos lugares, sabe? Mas, assim, de acordo com o feedback dos leitores, parecia que eu realmente já tinha viajado para os lugares. Eu tentei descrever ao máximo, sem ser chata. No entanto, tentei fazer com que os leitores realmente se sentissem na Disney, Paris, entre outros. Acho que consegui, não consegui, Debbie?

— Sim, com certeza. E conseguiu fazer isso muito bem. (Piscadela).

— Escreva uma citação favorita da sua obra.

"Tudo parecia que ia dar cada vez mais errado, até que eu acreditei e coisas incríveis aconteceram comigo. Não vou dizer que tudo será fácil, que as coisas serão apenas bonitas e inspiradas. Mas acredito que é hora de pensarmos nas coisas boas e não nas pedras no caminho. Pedras a gente tira, sonhos a gente fortalece." (Amor de Viagem, p. 200).

— Quando está escrevendo, você possui algum ritual diário para separar as coisas em família e o trabalho com a escrita?

Não assim um suuuper ritual... Mas, eu costumo escrever à noite. Tipo, depois de chegar do trabalho, de dar um oizinho para a família, aí depois sento no meu quarto e escrevo.

— Qual é a sua hora favorita do dia para escrever?
R: Noite, certezaaaa. Eu funciono muito mais à noite, fico mais agitada, criativa e empolgada.

— Você sempre sonhou em ser escritora, ou em um dia poder publicar um livro?

A leitura e a escrita sempre estiveram presentes na minha vida. Ter esse sonho acho que foi algo natural... por conta de todos os meus hábitos já, sabe? Fui para a carreira jornalística já para escrever, mas, escrever sobre amor, ficção, é bem mais gostoso.

— Como amadureceu essa vontade de escrever e publicar um livro? É uma coisa que sempre esteve presente em você?

Fui pensando aos poucos, mas, no começo, eu não acreditava muito que fosse possível. Quando eu realmente decidi e foquei na publicação do livro foi uma virada na minha vida. Foi hora de acreditar mais em mim... Escrever o livro foi um processo, mas acho que muito do que escrevi ali serve para mim também. A parte de acreditar em si mesmo é uma atividade diária.

— Qual é a sua comida, doce e salgado favoritos?

Doce é brigadeiro, sem dúvidas, mas daquele pra comer direto da panela mesmo... quentinho. Já o salgado é sopa, eu sou completamente apaixonada por sopa! Ninguém entende esse amor.. mas, pra mim, sopa é uma das melhores coisas do mundo!!!

— Compartilhe: qual é a sua cor, desenho e série e/ou filme favorito(a)?

Cor: Verde Água
Desenho: Três Espiãs Demais
Filme: Procurando Nemo (filme de desenho) e O Melhor Amigo da Noiva (filme normal, rs)

— Pra mim, o seu livro foi uma surpresa e presente muito bem-vindo. Porque adorei tanto ler o seu livro incrível, mágico, cativante e envolvente, que quando acabei de ler eu fiquei curiosa para saber mais a respeito do processo de criação da obra, pelo ponto de vista da autora. Conte um pouco das curiosidades sobre o livro? Há alguma coisa curiosa que aconteceu, ou pensou, quando estava escrevendo esse livro, que você quer contar aos leitores?

Acho que só tenho uma curiosidade. Comecei a escrever o livro na época da faculdade. Escrevi quatro capítulos e depois desisti, achei que nunca iria publicar. Aí, um belo dia, uns três anos depois, vi uma publicação no Instagram sobre um concurso para novos autores. Eles iriam publicar um livro de um autor até então desconhecido. Foi então que, em dois meses, terminei o Amor de Viagem e mandei para o concurso. No fim, não ganhei, fiquei triste e achei que era, novamente, uma mensagem do destino dizendo que eu não deveria publicar, que não seria possível. Desisti de novoooo! Kkkkk Até que, um ano depois, com o livro já prontinho no meu notebook, vi uma publicação no Facebook, no grupo do Depois dos Quinze da blogueira Bruna Vieira, e decidi tentar de novo. A publicação era de uma menina que tinha acabado de publicar seu livro pela Editora Viseu. No post, ela ainda falava que a editora acreditava em novos autores. Foi aí que eu decidi enviar para análise deles... Eu pensei que já tinha dado errado uma vez, se desse errado de novo eu ia estar acostumada, kkk. Até que a editora, uns 20 dias depois, me mandou um e-mail dizendo que tinham gostado do meu livro e tinham interesse em publicar. Aí sim chegou a hora do pulo na sala de reuniões com a minha amiga do trabalho...

— Conte aos leitores o breve enredo do livro.

O livro conta a história da personagem Helena, que acabou de ser mandada embora do emprego e acredita que tudo na vida dela da errado. Quando ela decide, realmente, que vai se tornar apenas uma pessoa séria e robótica, sem acreditar nos seus sonhos. O problema é que assim que ela decide isso, tudo muda. Ela encontra um senhor com um bloquinho mágico, que serve como uma forma de teletransporte para os lugares mais incríveis do mundo. Ela, no início, jura que está em coma ou que morreu e chegou no céu, mas, pouco a pouco, começa a perceber que tudo está realmente acontecendo. Em meio a tudo isso, ela se encontra e encontra o amor. No livro, ela conhece Paris, Nova York, Londres, Disney e Carolina do Norte (por conta do Nicholas Sparks, hihi).

— Diga: uma qualidade sua que você mais gosta em você?

Eu sou muito sincera, mas, assim, isso às vezes é bom e às vezes me atrapalha um pouquinho. Tenho um olhar muito transparente, então, se não gosto de algo ou estou incomodada, é fácil de todo mundo perceber logo.

— Conte-nos qual foi uma das suas cenas favoritas que criou e mais gostou de escrever? E também, a cena mais mágica, romântica, a mais triste, emocionante e a mais divertida, na sua opinião.

A cena do pato é uma das minhas preferidas. No livro da Thalita Rebouças ela tem uma cena com um pato maluco... Essa foi uma das minhas referências.  Já outra que eu gosto muito é quando ela sai pela primeira vez em Paris e procura uma loja para comprar uma boina, o francês dela nessa hora é péssimo, mas ela está tão feliz que não importa. Agora, se eu contar as outras, vão ser muitos spoilersss... kkk.

— Qual é o seu livro favorito? E quais são os gêneros que você mais gosta de ler?

Meu livro favorito é o Amor de Viagem (risos). Não sendo o meu, eu amoooooo os livros da Carina Rissi, o meu preferido dela é o No Mundo da Luna. Quando eu era mais nova era viciada em Nicholas Sparks, já li todos os livros dele e não consigo escolher um para ser meu preferido.

Sobre os gêneros, eu gosto muito de romance, chick lit e suspense (passei uma fase lendo os livros do Sidney Sheldon, super indico esse autor).

— Conte um pouco sobre o seu trabalho como jornalista e escritora. Como começou? O que você mais gosta em ambos? Fale do seu público alvo e seus objetivos.

Eu trabalho, atualmente, na assessoria de imprensa da Prefeitura da minha cidade. Sempre gostei de escrever e procurei seguir em uma profissão que me permitisse isso. Na parte dos livros, estou na fase agora da divulgação do Amor de Viagem. Gosto bastante de mexer nas redes sociais e de interagir com o público, então, está sendo uma parte legal de fazer também. O que eu mais gosto em ambos é realmente poder escrever toooodo dia, AMO! Agora para o público-alvo do Amor de Viagem, eu penso em jovens e adolescentes, mas, na verdade, mulheres adultas também estão lendo o livro e gostando... Acho que remete à adolescência, ao pensar que tudo é possível, em sonhos e acreditar. É um livro que leva a reflexão, ao mesmo tempo que fantasia e amor. Tem Amor de Viagem para todas as idades <3

— Existe alguma obra em especial que despertou o seu gosto pela leitura e interesse pela escrita?

Com certeza. Quando eu era pré adolescente ainda comecei a ler os livros da Thalita Rebouças e me apaixonei. No entanto, foi só quando eu li a série Poderosa, do autor brasileiro Sérgio Klein, que eu me apaixonei realmente pela leitura. No livro, uma menina que é canhota (ou seja, escreve com a mão esquerda) descobre que tudo que ela escreve vira realidade. Naquela época, me apaixonei pela ideia, até porque sou canhoteira também, rsrs.

— Em poucas palavras: como você descreveria o seu livro: "Amor de Viagem" ?

Um sonho realizado.

— Em poucas palavras: diga por que as pessoas deveriam ler o seu livro?

Sou suspeita para falar, mas, acredito que o Amor de Viagem tem o poder de fazer com que a gente comece a acreditar mais em nossos sonhos e mais na gente mesmo. É um livro leve, que fala de viagens em meio aos lugares mais turísticos do mundo, ao mesmo tempo, trata muito sobre o poder das palavras e o poder de acreditar. Eu, Amanda, realmente tento realizar isso no meu dia a dia... Acredito, busco e realizo. Não adianta ficar também só sentada acreditando, mas nossas palavras e pensamentos tem muito poder. O Amor de Viagem traz isso, em meio a toda a fantasia e amor em cada página.

— Apesar da jornada árdua que é escrever, além de prazerosa e libertadora. Você já enfrentou algum bloqueio criativo no processo de escrita? Se sim, o que ajudou a resolver esse problema? Deixe a sua dica para quem está passando por isso.

Olha... não passei por nenhum ainda. Mas, acredito, que quem está passando por isso deve fechar o notebook, levantar, dar uma caminhada, assistir um filme e comer um brigadeiro, aí, só depois, voltar para a escrita. Eu com certeza faria isso.

— Em apenas uma única palavra, descreva o livro "Amor de Viagem":

Sonho.

— Agora conte para nós: um sonho realizado e deixe um agradecimento.

Como mencionei acima, o Amor de Viagem é meu sonho realizado. Mas, além disso, ter realizado duas viagens internacionais com a minha irmã também é um sonho realizado para mim. Em 2018, fomos para a Disney, já, agora, em 2019, fomos para Nova York. Sempre sonhei em viajar e quando estou na companhia dela tudo fica mais divertido. Outra curiosidade bacana é que o nome da minha irmã é Helena. A personagem principal tem seu nome como forma de homenagem, pois, além de ser minha irmã, ela também é minha melhor amiga. Gostaria de aproveitar aqui e agradecer a ela por ser, muitas vezes, a diversão dos meus dias. Aproveito também para agradecer a toda a minha família, principalmente meus pais, que sempre acreditaram em mim e apoiaram meus sonhos. Sem eles, nada seria possível. Pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade. Sou muito grata por todo o apoio que recebo dentro de casa.

— Deixe um breve recado para os seus leitores. E para quem tem sonhos e precisa acreditar que é possível realizá-los, se acreditarmos que podemos e não ter medo de arriscar-se a vivê-los.

Sonhar é uma das partes mais bonitas da vida. Nos sonhos, podemos fazer tudo, podemos ir para qualquer lugar, assim como no mundo da leitura. Quero falar para você que está lendo o blog da Debbie, que você é capaz de tudo, basta acreditar. Você é capaz de lançar um livro também, de conseguir aquele emprego novo, de passar no vestibular e de viajar o mundo. Tudo pode acontecer, basta você querer, acreditar e ajudar o destino correndo um pouquinho atrás. O mundo é lindo demais para vivermos sem sonhos e sem aquele friozinho na barriga. Vamos nos desafiar mais e vamos acreditar. Cada dia que estamos vivos é um presente e uma oportunidade, vamos tentar não desperdiçar, combinado?

Debbie, quero te agradecer pela oportunidade e pelo espaço. Amei muito te conhecer!

Beijos,
Amanda Branco


Jornalista Literária. Livro Amor de Viagem. Blog Arte da Literatura
Sobre a Autora
Amanda Branco é jornalista. Nas horas vagas sonha em mudar o mundo com as palavras, no dia a dia trabalha na assessoria de imprensa da Prefeitura da sua cidade. Tem vontade de conhecer o mundo todo, apesar de ter um medo gigantesco de andar de avião. É uma sonhadora nata. Vive estipulando novas metas e próximas conquistas. Acredita ser muito extrovertida, mas, no fundo, se sente bem mesmo é no infinito mundo das palavras. É apaixonada pela família, pelo namorado e por sopa (sendo essa sua comida preferida, de verdade!). Sempre sonhou em ser escritora e, provavelmente, vai dormir abraçada com seu primeiro livro pelos próximos três anos.

Curiosos?Adquira já o exemplar do livro da autora no site da editora Viseu. Além de saber mais sobre a autora Amanda Branco.

12 comentários:

  1. AAAhhh! Amei conhecer a Amanda! Principalmente por termos algumas coisas em comum: amar viajar, mesmo que não tenha viajado muito, ser canhota e amar Procurando Nemo! Ela é um amor de pessoa e amei a entrevista! Desejo todo sucesso do mundo para ela como autora!
    Bjks e parabéns pela entrevista super completa! ^^


    Mundinho da Hanna | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Pulo de alegria em saber que você adorou conhecer a Amanda! Além de ser muito simpática e talentosa , o livro dela é incrível e quero reler muitas vezes ainda e indicar pra todo mundo! Porque é aquele tipo de livro que vira o nossa queridinho pra vida toda!

      Excluir
  2. Oi Débora, tudo bem? Acho bem legal as entrevistas que você traz ao blog. Conhecemos tantas autoras bacanas. O que mais gosto é saber um pouquinho sobre cada uma delas. A minha maior curiosidade em saber de onde vem tanta inspiração. Sempre fico pensando como autoras como a Julia Quinn conseguem escrever tantas histórias. Já pensou nisso também? Surreal não? Uma pena que perdi o lançamento do livro dela, moro perto de Joinville. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika. Tudo bem sim! É animador saber que você curte muito as entrevistas que eu trago aqui no blog sobre os autores nacionais parceiros e as suas respectivas inspirações, gostos e curiosidades sobre os mesmos e suas obras. E eu também sempre penso nisso, por isso adoro conhecer mais por trás da mente dos livros que tanto gosto. Sou uma leitora bem curiosa. Ótimo saber que você mora perto de Joinville, aproveita pra conferir os pontos em que o livro está sendo vendido por aí.

      Abraço, Débora.

      Excluir
  3. Olá!
    Amei conhecer mais sobre a autora e suas inspirações. Eu também comecei a ler com Gibis da Turma da Mônica. Vou acompanhar a autora nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista! Adoro quando a gente conhece os autores, os métodos de escrita deles, as pesquisas para fazer um livro com viagens, e descobre que comem brigadeiro da panela como eu! Ainda mais como é incrível pros autores brasileiros estarem publicando hoje em dia, com toda a dificuldade! Parabéns pra vc pela entrevista e pra ela pela publicação!
    Abraço
    Liv | Resenhas Caóticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha que adorou a entrevista! Eu idem. Muito obrigada! E a autora realmente merece todo o sucesso e carinho, porque o trabalho dela é incrível!

      Abraço.

      Excluir
  5. Nossa, que entrevista legal! Adorei as perguntas, coisas que geralmente bao são perguntadas dessa forma tão bem feita. E adorei conhecer a Amanda, que ja me identifiquei de cara pelo amor por viagens e pelas caracteristicas de sua personagem Helena. Hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo que gostou dessa entrevista super bacana com a autora! Fico feliz em saber que adorou as perguntas e conhecer melhor a autora e suas inspirações também. Eu super me identifiquei com muitas coisas a respeito da personagem Helena igualmente hahaha. Sem dúvidas, é uma protagonista que cativa logo de cara.

      Excluir
  6. Ah, que fofa essa autora! Me identifiquei com ela quando fala que escreveu o livro debaixo do edredom, eu também só crio meus poemas desse jeitinho. Adorei conhecer um pouco mais sobre a autora. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a autora. Sim, ela é muito simpática mesmo!

      Excluir

Atualizações do Instagram

Topo