Páginas

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Resenha do livro Peripécias de uma estudante de Moda. Autora Parceira, Lídia Rayanne

Blog Arte da Literatura. Amazon Kindle
Título original: Peripécias de uma estudante de Moda  1º Semestre
Autor(a): Lídia Rayanne
Número de páginas: 156 páginas
Gênero: Chick Lit / Romance
Data de publicação: Set de 2018
Editora: Independente
Disponível para compra direto no site da Amazon Kindle.

E-book recebido de cortesia em parceria com a autora.

Olá, pessoal! Segue abaixo a breve resenha dessa obra encantadora, inspiradora e divertida. Divirtam-se com a leitura.

" Aquele era o resultado de tantas noites e manhãs, não perdidas, mas aplicadas para melhorar uma habilidade que eu sempre admirara em mim mesma."
Recém-saída do Ensino Médio, Susana Brito de Magalhães recebe uma grande notícia: ela acaba de ganhar uma bolsa para estudar numa renomada faculdade de Moda. Só tem um problema: ela não é nada antenada em tendências, sequer sabe o que "ser fashion" significa, muito menos entente metade dos termos técnicos que seus professores usam em sala de aula.
Mas Susana precisa descobrir logo como aquela carreira funciona para mudar o rumo de sua vida financeira, que anda de mal a pior. E em meio a listas de materiais intermináveis, costuras, desenhos, novas amizades e uma paixão inesperada, a garota descobre que aquele curso pode ser muito mais do que imagina.
Da mesma autora de "Romance em San Marino", "Peripécias de uma estudante de moda - 1º Semestre" inicia uma série que acompanha os passos de uma jovem em busca da autodescoberta e do seu propósito no mundo, com doçura e humor na medida certa.
" Desde que me entendia por gente era apaixonada por figurino de filmes, e meu sonho era um dia trabalhar em uma produção cinematográfica épica que ganhasse um monte de estatuetas do Oscar."

O livro Peripécias de uma estudante de Moda é uma narrativa cheia de humor, leve e envolvente. Por causa disso, esse livro é uma leitura gostosa para se passar um dia prazeroso lendo. E também, é possível relaxar por algumas horas com esse enredo maravilhoso como ótima companhia. Está claro que, a escrita impecável da autora já conseguiu me conquistar desde o começo do primeiro capítulo. Além dessa trama encantadora, divertida e inspiradora, é claro! Porque tudo isso torna essa obra excelente, atraente e motivadora.

Em resumo, somos apresentados às peripécias da vida de uma estudante de moda – como o próprio título já diz, cuja qual, praticamente, caiu de paraquedas em uma universidade particular quando recebe certa notícia sobre uma tão sonhada bolsa de estudos para cursar Designer de Moda. Portanto, é nesse enredo delicioso, onde nossa protagonista em meio à dúvidas, receios que se provam infundados, desventuras e aventuras em série, irá fazer amizades, descobertas, atividades curiosas e criativas, aprender coisas novas, inimagináveis por ela em primeiro momento, a respeito de situações práticas e técnicas ainda desconhecidas por ela e presentes nessa carreira e no mundo fashion da Moda. Ou seja, ela terá contato tanto com coisas básicas quanto avançadas, pois, isso faz parte do processo de aprendizagem dessa futura profissão cujo será exercida pela mesma.

Além do mais, Susana vem de uma família humilde da metrópole Nordestina, Fortaleza. Porém, o caminho até a Universidade Católica do Nordeste leva várias horas de condução. E assim, fora as tarefas diárias e avaliações ou certas listas de compras de materiais caros, profissionais e chiques, ela tem a sensação de sempre estar cansada, mesmo estando familiarizada em estudar à tarde. Logo, isso acaba atrapalhando um pouco o seu lado nerd e tracinha de livros ( bookworm) , visto que ela está quase o tempo todo sonolenta para leituras por puro lazer e para a própria satisfação.

E agora, com o renomado evento anual: Fortaleza Fashion Show, ela irá aproveitar essa chance de provar o seu valor e alcançar novas conquistas, vivenciando mais essa experiência inédita. Contudo, nada será tão simples assim. Nesse ínterim, enquanto aperfeiçoa seu traço com todo o esforço da sua prática e desenvolve projetos criativos, ainda terá que lidar com uma bendita Miranda Priestly, Do Diabo Veste Prada, só que na vida real, ou melhor na realidade dela. Curiosos para saber qual será o resultado disso? O que será que vai acontecer nas badaladas passarelas e coquetéis desse desfile luxuoso, entre figurinos espalhafatosos e divertidos apuros?

Na minha opinião, vamos apreciar o fato dessa obra mostrar de uma maneira realista a vida de uma estudante semelhante a personagem principal. Claramente, sendo narrada em primeira pesssoa, aproximando ainda mais o leitor dos sentimentos de insegurança e felicidade da Susie na história. E estas, sem dúvidas, são algumas das inumeras qualidades positivas propostas ao criar essa narrativa. Sem falar, no romance fofo e descontraído envolvendo a Susu e seu amigo bonito e colega de turma nerd, Eduardo. Gostei bastante de conhecer a paixão de ambos pela cultura pop, porque eu também sou uma nerd e tracinha de livros rs'. Então, em diversas passagens do roteiro, pude me identificar na questão de gostos dos dois personagens nesse sentido.

Ademais, acredito que outro ponto a favor da obra é a questão importante abordada pela autora sobre o fato de ter não só mulheres na indústria da Moda, mas é comum encontrar homens também. E isso, não significa que todo homem que estuda Moda seja gay. E se for ou não, não há problema algum! Pelo contrário, é natural e achar ruim é ignorância. Uma vez que apenas é uma profissão assim como qualquer outra, e não um determinante da sexualidade de alguém.

Enfim, achei esse livro incrível e adorei ler. Contém um texto bem revisado e organizado, além de um enredo talentoso muito bem desenvolvido e elaborado. Preparem-se para uma leitura rápida e fluída. E então, já adianto para vocês o quanto é impossível não se apaixonar por essa história curta, leve, bem escrita e humorada. E melhor ainda, deixou aquele gostinho de quero mais. Consequentemente, estou ansiosa para saber as demais aventuras que vem por aí nos próximos semestres.
Lembrem de conhecer, já que agora fica por conta de vocês.
Blog Arte da Literatura
Imagem retirada do Google
E isso é tudo, pessoal! Lembrem de deixar a opinião de vocês sobre o livro e a resenha abaixo, aqui nos comentários.

Até a próxima!
Sobre a Autora

Fortalezense e formada em Design de Moda, Lídia Rayanne sempre foi tão apaixonada por livros que um dia decidiu escrever um. Nerd e romântica incurável, é colunista no site Tracinhas, onde compartilha seus surtos literários e contos publicados em antologias junto de suas amigas. É autora da duologia Romance em San Marino, publicada pela Editora Skull, e da série Peripécias de uma Estudante de Moda.

Adquira na Amazon | Adicione no Skoob Sobre a autora | Saiba mais


23 comentários:

  1. Que resenha mais gostosa de se ler! Debora, muito obrigada por ler meu livro e fazer uma análise tão aprofundada e cheia de carinho ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela atenção e confiança. Acho tão lindo o seu trabalho. Dá pra notar que é feito com muito carinho e dedicação. Meus parabéns pela linda obra!

      Excluir
  2. Oi, Deb. Confesso qhe não sou dada a romances, ainda mais nessa vibe chicklit. Mas achei importante os pontos que vc levantou acerca do enredo, como a questão de homens que não são gays e podem mto bem fazer faculdade de Moda. Ainda há muito preconceito com relação a isso em nossa sociedade. O curso não determina sexualidade de ngm. E que legal que rolou certa identificação sua com a personagem... Outro ponto que achei interessante foi a ambientação em Fortaleza. A autora podia ter jogado a coisa toda em - sla - Nova York, mas preferiu ambientar em sua capital, o que achei admirável.

    Parabéns pelo texto.
    Küss 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já curto muito essa vibe ao estilo Sophie Kinsella, quando preciso de uma leitura rápida, fofa e cheia de humor para relaxar e aprender coisas novas ou curar a aquela ressaca literária, sabe? Hehe Realmente, achei importante ressaltar esses pontos, porque ainda há muito preconceito na sociedade sobre o assunto. Eu também gostei muito dessa ambientação brasileira na obra. Na minha opinião, é o que tornou tudo ainda melhor.

      Muito obrigada!

      Beijo! Deb

      Excluir
  3. Que delícia um livro sobre as desventuras de ser estudante universitária. Ao ler sua resenha foi impossível não pensar em meu trajeto, medos e dúvidas durante a graduação. Delicia demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é uma delícia sim. E também, traz muito aprendizado. Que ótimo que esse livro tenha recordado dessas inseguranças que todo universitário já passou. Acho muito bom para passar certa confiança para quem ainda vai encarar muito disso tanto quanto para quem já passou por isso e sabe que não é o fim do mundo. E que tudo dará certo!

      Excluir
  4. Apesar de não ser dos meus gêneros literários favoritos, gosto de ler uns livros mais levinhos assim de vez em quando. Lembro que li a resenha de um outro livro da autora tem um tempo e gostei bastante. Um dia quem sabe, que leia esse livro também? ;)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha saber que ainda pode dar uma chance e vir a ler esse livro também. Às vezes, um livro leve, curtinho e fofo e cheio de humor assim é tudo o que eu preciso para me animar e relaxar. Além de ajudar a curar aquela ressaca literária, não é mesmo? Hehe

      Excluir
  5. A história do livro aparenta ser bem divertida e leve. Deve ser uma ótima leitura pra fazer naqueles momentos que não queremos problemas nem dificuldades... só relaxar com uma boa história.
    Não conheço a autora, e não é meu estilo de leitura. Mas, adorei saber mais um pouco tanto sobre o livro, quanto sobre quem o escreveu.
    Beijão

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse livro é realmente perfeito para quem procura uma leitura de um dia para passar o tempo e relaxar com uma boa história. Ótimo saber que você adorou saber mais sobre o livro. Muito obrigada.

      Excluir
  6. Eu acho que já amei esse livro. Adoro quando a leitura é leve e divertida e pelo que você falou, esse livro é assim. Também gostei quando disse que o livro falar sobre os homens no mundo da moda. É terrível esses "pré conceitos" que as pessoas tem tanto em relação as mulheres em profissões que tem a maioria homem, como em relação aos homens que estão em profissões onde existe uma maioria feminina. Não há gênero para o dom, não é mesmo? Adorei a sua resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha que você já amou o livro! Concordo com o seu ponto de vista sobre o assunto, é exatamente essa a ideia que eu quis passar. Tenha certeza que você irá se apaixonar pela leitura desse livro divertido e valioso também. Muito obrigada! Fico feliz em saber que adorou a resenha!

      Excluir
  7. Desde que eu li seu primeiro post deste livro eu fiquei super ansiosa para fazer a leitura e agora estou mais ansiosa ainda, com certeza ele vai para minha lista!

    Parabéns pelo seu trabalho

    Bjs Aruom Fênix

    Blog Leituras de Aruom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau. É incrível saber disso. Fico muito contente e animada que esse livro já vai para a sua lista de leitura, com certeza. Boa leitura! Sei que vai curtir bastante.

      Muito obrigada!

      Excluir
  8. Lendo a resenha, da pra sentir o quão é corrida a vida de uma universitária com todos os seus medos, as novas descobertas e tudo que ainda está por vim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, dá pra sentir na pele a vida de uma universitária mesmo. Achei isso o mais bacana do livro. Por um dia, vivemos um semestre inteiro sendo uma estudante de Moda com a personagem.

      Excluir
  9. Oi. Não conhecia o livro, gostei de saber que é leve e tem humor porque estou procurando leituras assim para dar um tempo entre uma leitura pesada e outra, às vezes é bacana pegar um livro e entretenimento e curtir, acho melhor que TV. Como também não conheço a autora, vejo uma ótima oportunidade de me aprofundar no trabalho dela. Um ponto que me chamou atenção na resenha, é saber que o livro quebra esteriótipos, realmente, nem todo homem na moda é gay.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, super concordo. Porque eu também gosto de pegar essas leituras mais leves e humoradas para dar uma pausa das leituras mais pesadas igualmente. Às vezes, esse tipo de leitura é necessária e sempre bom ter em mãos. Sim, mais um ponto positivo da obra é quebrar esses esteriótipos e ideias preconcebidas.

      Excluir
  10. Oi Deb, tudo bem? Gosto tanto das resenhas que você traz. Sempre leituras diferentes e divertidas. Entrar na faculdade não é tarefa fácil. Mas ganhar uma bolsa é muita sorte. Com certeza vale a pena passar por todos os obstáculos e aventuras para fazer com que tudo dê certo. Achei interessante que esse é apenas o primeiro livro, com certeza nos deixa curiosos para saber o que vem depois. Amei as edições. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika. Tudo bem sim. E você? Muito obrigada pelo carinho de sempre. Fico muito feliz em saber disso. Porque eu procuro trazer a melhor qualidade de leituras por aqui. Adorei saber que você amou as edições. Eu achei todas lindas e são ilustradas pela própria autora. Eu também já estou curiosa e ansiosa para conferir as próximas aventuras de uma estudante de Moda. E poder contar mais para vocês aqui. Abraço, Deb

      Excluir
  11. que delicia esse livro. chick lit é umas das minhas leituras preferidas.
    amei mesmo a dica de leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse livro tem uma trama deliciosa mesmo. Adorei saber que esse gênero é um dos seus favoritos!Ótimo saber que amou essa dica de leitura. Fico tão feliz!

      Excluir
  12. Parece uma história bem leve desse que é um dos melhores momentos da vida, quando se tem a oportunidade de cursar uma universidade... Bacana !

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo