Autor(a): Túlio Augusto Lobo
Número de páginas: 143 páginas
Gênero: Colenânia de Contos e Histórias | Antologia
Editora: Dialética
Disponível para compra na Amazon Kindle
Livro recebido em parceria com o autor.
O conto dos esquecidos e outras histórias é o resultado de uma mente inquieta e observadora e traz uma escrita clara, ritmada, generosa, despretenciosa e, nem por isso, descuidada.O livro " Conto dos Esquecidos E Outras Histórias" é um livro contemporâneo lançado recentemente e feito para despertar reflexão e acima de tudo fazer o leitor pensar através de questionamentos sobre questões atuais importantes na sociedade tais quais: violência contra mulher, violência em forma geral, preconceito, crítica política, corrupção, fascismo, narcisismo, feminicídio, egoísmo, machismo, paradigmas, rótulos impostos por uma sociedade escravizada pela própria ignorância, escravidão, diversidade, educação e valores culturais, padrão e segregação social e entre outras.
O livro é dividido em 5 partes. Em cada uma das partes há uma condução clara da observação do autor. Na primeira parte, Memórias do mundo, ele dirige seu olhar e sua criatividade para eventos históricos, contando de forma alegórica histórias sobre a escravidão, a Revolução Industrial e o nascimento do capitalismo, a ditadura militar e outros. Em Olhar antropológico, as histórias se voltam para os assuntos humanos em diversos aspectos, como a negligência familiar, a defesa da vida humana, o abuso da tecnologia e mais.
Na terceira parte, Memórias recentes, o objeto fictício são as situações mais recentes vivenciadas, mais especificamente no contexto brasileiro. Uns e outros é a parte mais leve em termos de temas, visto que se pauta em situações mais humorísticas, como o encontro de Darth Vader e Don Corleone. E a quinta parte, Epílogo, traz textos mais intimistas que permitem compreender melhor, de modo indireto, o autor do livro.
Os textos são rápidos, pontuais, fazem uso de metáforas, alegorias, alusões e outras figuras para contar histórias que divertem e fazem pensar. Além disso, o livro traz ilustrações que foram idealizadas pelo próprio autor e indispensáveis ao projeto da obra. Tudo isso faz desse livro uma obra cujo potencial vai do incentivo à formação do leitor e uso em sala de aula – em áreas diferentes – até a discussão acadêmica.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E tudo isso, pelo ponto de vista observador do autor e professor formado em História. E assim, retratando ações e reações das pessoas no convívio social. Ou seja, aborda temáticas distintas.
Está claro que, o ponto forte desse livro é a representatividade em forma de diversas críticas sociais introduzidas através desses contos e histórias. Além disso, uma característica marcante que o autor resolveu manter nesses contos, são as imagens idealizadas pelo mesmo, assim é possível encontrar os desenhos presentes como um diferencial.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em razão disso, o autor consegue fazer um excelente uso das diferentes linguagens, não só escrita como visual também, em seu favor. Na minha opinião, isso torna essa coletânea ainda mais atraente e merecedora da atenção do leitor para ser lida.
Ademais, tudo isso é realizado com maestria pelo escritor. Sem falar, de modo geral, na qualidade do conteúdo e escrita fluída cuja qual compõe essa obra. Em vista disso, nota-se o ótimo trabalho de revisão e de diagramação cujo o livro possui.
Enfim, o leitor irá encontrar diversos pensamentos e senso crítico acerca de temáticas de suma importância da atualidade. Portanto, esse livro é para fazer você enxergar muitas coisas ignoradas por muitos, pensar e refletir. Super recomendo!
Adquira já o seu exemplar no site da editora Dialética.
@editoradialetica. Disponível para compra na Amazon Kindle. Leia grátis com assinatura Kindle Unlimited. Clique abaixo.
Olá!
ResponderExcluirParece ser uma livro bastante bacana. E pelo autor ser formado em história com certeza deixou a leitura ainda mais rica.
Gostei dos temas que o livro aborda, pois gosto dessas temas mais pesados quando são bem escritos.
Gostei muito da capa e fiquei feliz em saber que a leitura é fluída.
Ah, e parabéns pela parceria. Ótima resenha, beijos!
Oi, amiga! Também estou com a obra de Túlio na estante para ser lida. Abordam fatos muito atuais, mas que parecem jamais caírem em desuso, brutalmente sendo honestas, quando nos referimos às questões sociais do nosso país. Tenho acompanhado as postagens dele no Instagram e são muito reflexivas, sem contar o bate-papo magnífico de vcs dois na live. Grande beijo!
ResponderExcluirGosto muito de livros que abordam temas sociais relevantes (e geralmente polêmicos) e nos levam a refletir sobre eles. Não conhecia o Túlio, mas fiquei curiosa por conta de ele ser formado em História, o que provavelmente torna a abordagem do livro ainda mais verossímil. Assim que assinar o Kindle Unlimited, vou conferir essa obra. Abs!
ResponderExcluirOi Debbie, tudo bem? Ah, gosto tanto das suas indicações. Alguns livros nunca tinha ouvido falar. Quando vi na sinopse sobre Revolução Industrial, surgimento do capitalismo, e todas essas questões lembrei de quando comecei minha faculdade de Economia. Amo estudar sobre o feudalismo, idade média, caça às bruxas, tudo isso me fascina. Sempre tive bons professores de história e eles me incentivavam a estudar e buscar mais informações. Ainda hoje quando assisto filmes/séries ou leio livros tento fazer esse exercício mentalmente. Aprendemos muito desse jeito concorda? Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirOi, Debora!
ResponderExcluirQuando eu vi a capa escura, jurava que era terror. Hahaha. Mas não deixa de ser, neh. Se a gente for olhar os temas fortes que são abordados.
Achei o máximo a divisão em partes do livro e como ele trata sobre questões sociais tão importantes e urgentes.
Não conhecia o autor, mas sendo formado em história eu já reforço a minha ideia de que deve ser mesmo uma obra que não dá pra deixar de conferir.
Ótima indicação.
Beijos
Karina, na verdade, nada é mais aterrorizante que a realidade. Ler esses contos e ver de outro ponto de vista essa realidade causa verdadeiro terror!
ExcluirDeve ser uma leitura formidável, o que me atraiu ainda mais - além das temáticas abordadas e necessárias a serem discutidas, é que o autor tem formação em História, assim como eu hehehe
ResponderExcluirSugestão anotada. Não conhecia essa editora. Vou dar uma sacada no catálogo deles.
Tschüss 😘
Nossa, eu amo quando o autor mostra mais que sua escrita em suas obras. Ilustrações de autores a respeito da sua obra me deixam muito à vontade... Esse lance de saber o que se passa na cabeça deles enquanto criadores mesmo!
ResponderExcluirAchei muito pertinente esses temas que você realçou no seu texto, uma vez que senso crítico é algo que devemos ir construindo na nossa caminhada diária.
Abraços
Olá!
ResponderExcluirEu adorei a premissa desse livro. Adoro quando o livro foge dos padrões, do estilo que engloba vários assuntos e temas distintos. Uma vastidão de oportumidades que o autor tem para abordar vários temas e gêneros literários. Anotei sua dica!
-Gabi