Páginas

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Resenha do livro " Melancólico". Em parceria com o autor nacional André Solidão.


Título: Melancólico
Autor(a): André Solidão
Número de páginas: 229 páginas
Gênero:  Poesia
Editora: Pendragon
Adicione no Skoob
Disponível para compra na Amazon Kindle

Livro recebido da editora em parceria com o autor

Querida (o),



Não leia este livro!



Eu tenho uma imensa saudade de você guardada em mim. Vivo em um ciclo querendo me desfazer de você em mim ou "mim" me refazer em você. Escrevi bastante desde sua partida repentina e deixei os teus pigarros presos na minha garganta, inevitada de gritar socorro, venho desenhando o nosso ir embora e o acostumar a viver sem ti e nós. E nós não somos mais nada para além de algo que nunca fomos e para além do algo que criei de ti em mim. Nessa série de eventos infortúnios vou aprendendo sobre mim e como viver um ciclo de saudade e solidão transformando esses sentimentos em meus amigos íntimos.



E o teu murro no meu coração não vai calar minha melancólica vontade de viver, mesmo que eu esteja chorando saudade no canto da cama.

O livro " Melancólico" é um livro de poesia cujo traz poemas capazes de expressar as dores da alma sofrida e transbordar desde sentimentos de solidão, apego emocional presentes em amores mal resolvidos, angústias, saudade, medo do abandono e fala sobre a dificuldade em deixar o outro ir embora e seguir em frente. Além disso, mostra como é tortuoso esse longo caminho de dissabores até finalmente chegar no processo de superação e a libertação que vem com o amor próprio e a aceitação.

Acredito que essa coletânea em prosa é uma ótima fonte para se beber desta desnudes de emoções da ausência de alguém. Porque possui sensibilidade e conta com uma escrita coesa e fluída. Aliás, gostei muito da organização impecável.

Ademais, é interessante abordar essa questão a respeito de como as pessoas, inúmeras vezes, ficam presas em suas próprias mentes ao cultivar essa negação e ideia de relacionamentos utópicos. E então, você se vê envolvido por angústias sufocantes das quais dominam, intensamente, todo o seu ser e abalam suas estruturas.

Contudo, quando esses sentimentos deixam de ter poder sobre nós é possível enxergar o florescer de um novo recomeço. Em vista disso, essa frase pode parecer clichê, mas é necessário se perder para se reencontrar. Para se amar primeiro."O que não te mata, te deixa mais forte. " Como diz a música "Stronger (What Doesn't Kill You)", da Kelly Clarkson.

" Você não deve temer a solidão,
você deve temer estar com alguém e mesmo assim estar sozinha." - Melancólico

Na minha humilde opinião, é na solidão que se aprende a conhecer a si mesmo e amar a sua própria companhia, antes de se permitir naufragar em outro indivíduo, novamente.

Conclusão, essa obra contém uma diagramação incrível e ilustrações simples. Assim como contém metáforas, hipérboles e eufemismo. Pois, a alma não faz nada sob medida, ela transborda. Consequentemente, sente tudo em excesso. E o melhor, o conteúdo poético é de qualidade e de fácil compreensão. Super recomendo!

Curiosos? Adquira já o seu em formato digital e-book disponível na Amazon Kindle. Leia grátis com assinatura Kindle Unlimited. Clique abaixo.

5 comentários:

  1. Deve ser uma leitura sensível, dolorida, tocante. Não sou dada a leituras do gênero, mas acredito que deve ser uma leitura que enternece ao mesmo tempo em que esfrega algumas coisas em nossa cara hahaha
    Relacionamentos são complexos, o término deles ainda mais...
    Tschüss 😘

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu sou doida pra ler esse livro da editora! Aliás, amo esse diferencial na Pendragon! Mas achei que fosse do Felipe Saraiça! Rsrsr! A capa está bela e a proposta muito me agrada! Amei a sua resenha, as sugestões de músicas... Tudo qye trata de tocar forte as emoções me agrada! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro poesias justamente por normalmente falarem de tema a bem reais e comuns mas que não necessariamente as pessoas conversam sobre, no caso desse dependência emocional e solidão.

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem? Falar em poesia traz uma nostalgia tão grande. Quando era adolescente tinha diversos caderninhos e sempre que estava "apaixonada" ou me sentia triste escrevia, escrevia e escrevia. Acredito que se juntasse tudo até daria um livro (se eu tivesse o sonho de ser escritora ou publicar uma obra...). Gosto de ler refletindo o que o autor estava sentindo, o que ele quis dizer com cada texto, e se foram inspiradas em alguém que ele (ela) amou. Não conhecia o livro mas gostei bastante da sugestão de hoje. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Oie! Eu preciso muito me aventurar mais na poesia, mas ainda tenho um grande bloqueio de leitura no gênero. Achei o tema do livro extremamente intessante. Gosto muito desa abordagem do amor e relacionamentos utópicos e seus desdobramentos, além de tbm concordar muito com vc sobre ser na solidão que aprendemos a nos amar e amar nossa própria companhia. Ótima resenha! Bjos

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo