Páginas

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Resenha do livro " "SINHÔ: Sangue na Serra dos Cristais". Em parceria com o autor nacional e professor de história: Túlio Augusto Lobo


Título: Sinhô: Sangue na Terra dos Cristais
Autor(a): Túlio Augusto Lobo
Número de páginas: 85 páginas
Gênero: Literatura brasileira / Ficção / Conto
Editora: Kelps
Adicione no Skoob
Disponível para compra na Amazon Kindle

Livro recebido da editora em parceria com o autor

Vila do Meia ponte. Areno Dubois. Coronel Alberto de Nóbrega. Nhá Benta. Esses são os principais personagens dessa história baseada em fatos reais.
Uma pequena vila na Província de Goyaz tem sua rotina alterada pela chegada de um forasteiro em busca de ouro. Como essa novidade alterará a vida de Coronel Alberto, Tonico e outros personagens? Sede de poder, ambição, exploração, inveja e humor são elementos que compõem esse drama de uma época não tão distante.
O conto é baseado em uma história real e pouco conhecida no Estado de Goiás. A história aconteceu na região de Pirenópolis – uma cidade turística muito importante do Estado: trata-se da história sobre as minas do Arena que terminou em tragédia no século XIX. O conto é dividido em 13 capítulos ou partes que colaboram para a fluidez da narrativa. Além disso, nove ilustrações enriquecem ainda mais a proposta.
A ideia surgiu de uma descoberta ao acaso das ruínas de uma vila que de fato existiu, onde os fatos reais aconteceram. Apesar disso, o conto não tem compromisso com a verdade dos fatos, já que se trata de uma ficção, embora também contribua para a valorização e disseminação da cultura brasileira e goiana.
O texto, embora trate de temas espinhosos como escravidão, preconceito e violência, tem leveza e humor e envolve o leitor com facilidade.

 'SINHÔ: Sangue na Serra dos Cristais" é um conto de ficção inspirado em um fato real da história de Goiás. Então,  essa breve narrativa conta com personagens bem caracterizados para a época. Porém, sendo figuras atemporais com característica que podemos associar, facilmente, ainda na atualidade. Ou notáveis em sua presença de caráter distorcido, índole má, ao longo tempo na história da humanidade. 


Na minha opinião, esse conteúdo do livro possui certa riqueza cultural e histórica através do excelente trabalho de pesquisa do autor ao mesclar um fato com ficção. E, visivelmente, obteve sucesso em sua execução. Assim como em sua audaciosa e sagaz tentativa de expor um acontecimento esquecido e torná-lo essa obra de ficção preciosa. Cuja qual, contém valores, malícia e conduta do povo regional e sua vivência confinada em uma vila conservadora.

Está claro que, quanto mais a verdade é escondida, mais as pessoas se incomodam quando ela é contada. Em razão disso, se faz necessário treinar um olhar perspicaz e curioso.

Ademais, o resultado final do trabalho de diagramação feito está sensacional. Sem dúvidas, a leitura fluiu perfeitamente. Porque a escrita está impecável e dispõe de linguagem acessível.

Enfim, super indico esse livro! Pois, introduz assuntos pesados como a escravidão, infidelidade, exploração infantil, preconceito e violência de maneira totalmente coerente e sem gatilhos negativos. Certamente, envolvente, repleto de intrigas e conspirações. E o melhor, o bom humor ácido do autor! 

Curioso? Adquira já o seu e-book do livro disponível na Amazon Kindle. Leia grátis com assinatura Kindle Unlimited. Clique abaixo

10 comentários:

  1. Olá gostei da indicação, já morei em Goiás por cinco anos, é um estado com uma cultura encantadora, com certeza irei curtir esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Tenho o conto aqui comigo e está programado para ele ser lido mês que vem. Com certeza o texto do autor deve estar muito bom, pois ele é muito talentoso e articulador com suas palavras. Sou fã de suas obras.

    ResponderExcluir
  3. Caramba! Eu fiquei bem curiosa pra saber desse "causo"! Baseado em fatos reais, acho que dá mais medo ainda... rs Mas é nossa história, literalmente.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Oioi! Adoro obras que mesclam fato e ficção, ainda mais quando demonstram uma pesquisa primorosa por trás. Vou procurar esse conto no Kindle Unlimited, pois parece ser uma leitura e tanto. Abs!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gostei muito da indicação, bem interessante! Gosto muito qndo a história se inspira em fatos reais, ainda mais qndo aborda temas tão importantes.
    Eu não conhecia esse conto ainda, então já estou bem interessada!

    ResponderExcluir
  6. Olha, gostei muito da proposta do livro, uma mescla de temáticas que amo profundamente, viu... Não são temáticas difíceis de trazer em um livro mais longo, agora, em conto, o autor tem que ter habilidade de escrita ótima, o que não é incomum...

    ResponderExcluir
  7. Oi, Débora! Tudo bem? Túlio é um querido! A minha resenha do "Conto dos Esquecidos" sai amanhã. Essa leitura, de "Sinhô", tenho mas ainda não fiz. E é justamente essa riqueza cultural que ele traz na sua obra por você tão bem tratada aqui que eu gosto. Túlio é professor de História, uma pessoa incrível e com certeza nos enriquece com seu trabalho. Muito bom acompanhá-lo daqui também! Bjs

    ResponderExcluir
  8. com certeza é um livro que vou ler.
    ja vou baixar no KU pra nao esquecer.
    Acho muito rico ler algum livro escrito por professor, principalmente de um professor de historia, porque sempre acabamos aprendendo um pouco mais

    ResponderExcluir
  9. Oi Debbie, tudo bem? Acho incrível livros baseados em fatos reais ainda mais quando envolve período histórico e regionalismo. Apesar de essa cidade ser muito conhecida e turística confesso que nunca tinha ouvido falar dela. O que aguçou ainda mais minha curiosidade. Quanto a corrida do ouro já acompanhei alguns conflitos em outras regiões como MG e também nos EUA. Não apenas ouro como pedras preciosas, madeira, sempre mudam após tanto tempo de exploração concorda? Se há ouro para todos porque haver guerras? Disputa de terras? E até perseguições? Surreal esse cenário. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. caramba, fiquei curiosa com essa obra. mais uma ambientação em GO que me deixou a fim de ler. adoro contos, ainda mais sabendo que tem base em fatos reais. não conhecia o trabalho do autor mas fiquei muito interessada. vou dar uma pesquisada sobre essa trágedia no estado, não tinha conhecimento disso...
    e o autor é professor/historiador ^^

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo