Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Resenha do livro "Urucumacuã", de H.H. Entringer Pereira. Autora nacional parceira.

Título: Urucumacuã
Autor(a): D. J. H. H. Entringer Pereira
Número de páginas: 584 páginas 
Gênero: Fantasia / Folclore brasileiro
Editora: Viseu
Disponível para compra na Amazon Kindle

Exemplar recebido de cortesia em parceria com o autora.
Urucumacuã é a saga de um príncipe lendário que teria vivido em épocas longínquas, pelas terras da região amazônica, e deixado tesouros colossais em ouro e pedras preciosas. A obra enfoca a história deste misterioso personagem, relatando muitas de suas inacreditáveis proezas, bem como a manifestação de poderes sobrenaturais, aprendidos e desenvolvidos no distante Reino da Perfeição, onde passou sete anos, para sagrar-se membro da Antiga Mística Ordem Real — AMOR. Detentor de conhecimentos secretos ministrados pelo Grande Rei, o Príncipe Urucumacuã aprendeu a dominar o fogo, transmutar metais em ouro alquímico, tornar-se invisível, além da prática de outros saberes da misteriosa Magia Sagrada. A trágica paixão de Urucumacuã pela bela de Trindade, Angelim, a bastarda do inimigo Rei Mor, resulta uma trama envolvendo magia e encantamentos. Cenário irreal, mas propício à evocação de outros personagens mitológicos do folclore amazônico, ligados às aventuras e desventuras do belo príncipe dos cabelos de fogo e dos olhos da cor das esmeraldas. A partir da descrição de seu nascimento até a morte, acontecimentos transcendentes, ficticiamente, contribuem para dar origem às lendas correlatas às mais conhecidas do folclore amazônico, entre elas as do Saci-Pererê, do Boto Cor-de-Rosa, da Mula sem Cabeça, do Mapinguari, do Caipora, do Curupira, elucidando ainda o surgimento de palavras, termos e expressões próprias à nossa linguagem. A história é permeada de ingredientes que levam o leitor a uma viagem fantástica e jamais imaginada, pelo universo da origem e propagação das lendas brasileiras.

 Gente, o que dizer sobre esse livro? Certamente, estou absolutamente arrebatada e fascinada pelo brilhante enredo e dinamismo excelente da parte da autora. Sem dúvida, esse material maravilhoso traz certa riqueza folclórica brasileira digna do gênero literatura fantástica nacional.


Contém linguagem simples e coerente, escrita fluída e atraente. Incluindo, capítulos breves, diagramação impecável e cenários deslumbrantes de riqueza cultural impressionante. Portanto, com certeza, irá fazer o leitor perder o fôlego em muitas cenas nessa atmosfera embriagada de magia mística e forças da conexão com a natureza. 


Penso que, o plot twist principal é original, elaborado com eficácia, sagaz  e desenvolvido com mestria.  Além de conter diálogos estruturados satisfatoriamente.


Está claro que, ao acompanhar essa trama espetacular, a imaginação é o limite para o leitor. Contém figuras bem construídas, assim como seus personagens. E na minha opinião, transmite ensinamentos necessários também. Pois traz algumas reflexões e levanta questões relevantes durante a narrativa tão magnífica e super envolvente.


Além disso, a escritora introduz criaturas mitológicas do folclore amazônico e ainda possui abordagem dinâmica e convidativa. Tal como apresenta o importante personagem, príncipe Urucumacuã, e sua descoberta pelas habilidades da magia sagrada com misto de toque de poderes sobrenaturais, narrativa repleta de mistérios e aventuras. 


Enfim, super recomendo! Porque sou grande fã do gênero fantasia e esse nacional merece conquistar o mundo literário. Acredito que, essa obra tenha grande potencial e o talento desse escrito de H. H.  Entringer Pereira, límpido e cativante, enlaça totalmente quem lê ao descrever esse universo criado pela própria autora tal qual as nítidas inspirações dela, é algo realmente promissor.


 Sem sombra de dúvidas, esse trabalho maravilhoso merece ser enaltecido! Por isso, só posso desejar muito sucesso pra escritora nessa jornada e dizer o quanto vejo futuro nesse projeto do qual ainda será exaltado! 


Disponível em e-book na Amazon Kindle. Leia grátis com assinatura Kindle Unlimited. Clique abaixo.


4 comentários:

  1. Aaah eu amo histórias que envolvam o nosso folclore. Certamente se trata de uma fantasia riquíssima e envolvente. Ja fiquei curiosa pra ler 😍😍😍

    ResponderExcluir
  2. Gosto demais de histórias folclóricas, essa obra já conhecia e desejo ler, mas preciso criar coragem para encarar esse calhamaço, mas acho que iria dar conta pelo conteúdo que ele nos oferece.

    ResponderExcluir
  3. o que me encantou além da capa foi justamente por apostar no nosso folclore como base para a fantasia ( que é meu gênero literário favorito), eu super leria.

    ResponderExcluir
  4. Já amei de cara essa capa. Sou apaixonada por livros que falam do Folclore Brasileiro. Quando lecionava era o tema que mais gostava de abordar. Já quero conhecer esse livro com certeza.

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo