Páginas

domingo, 26 de setembro de 2021

Resenha: O Inverno Mais Quente, de Emerson Silva

Título: O Inverno Mais Quente
Autor(a): Emerson Silva
Número de páginas: 167 páginas
Gênero: Fantasia nacional /  Literatura fantástica
Editora: Crônicas Fantásticas
Disponível para assinantes da Confraria das Crônicas Fantásticas

E-book recebido de cortesia em parceria com a editora Crônicas Fantásticas

O que uma filha deve fazer para ter o amor de seu pai, quando o mesmo a menosprezou desde sempre por desobedecê-lo? Esse é o dilema que Aliena, uma clériga do Vale das Brumas, enfrenta todos os dias. No entanto, a situação está prestes a mudar, pois um dia ela recebe a visita de seu pai, interessado em lhe pedir um favor que pode mudar toda a perspectiva a seu respeito.

 

Resenha


"O Inverno Mais Quente", de Emerson Silva, traz uma narrativa de fantasia ambientada em Astherum. Onde o principal elemento é o enredo fantástico medieval convidativo. Sem dúvida, esse conto faz parte do universo Crônicas de Astherum. Um mundo inspirado em jogos de RPG como Dragon Age, Dungeons & Dragons, TES Skyrim, Word Of Warcraft e as obras de J.R.R. Tolkien, George R.R. Martin, Bernard Cornwell e Andrzej Sapkowski. Repleto de ação, aventura, criaturas mitológicas, mistérios para desvendar, magias proibidas, conspirações e intrigas entre reinos e dramas familiares.

Além disso, envolve quem lê desde o início ao desfecho. Com certeza, esse texto coeso, astuto e criativo irá capturar e surpreender quem está lendo — ao explorar esse plot intrigante, desenvolvido de modo excelente e do qual contém reviravoltas. 

Em vista disso, honestamente, o leitor embarca em conflitos familiares, embates, revelações bombásticas e perigos escondidos nessa trama breve. Porém, marcante e da qual desperta reflexão e detém lição de moral profunda. Assim compõe personagens revelantes e bem construídos. Penso que, aborda questões significativas e valores substancias para se pensar a respeito.
Em resumo, um ardil ou pedido irrecusável mudará a vida da nossa heroína, drasticamente. Quando é oferecida uma tarefa para escoltar alguns cavaleiros, ela assume a responsabilidade de trazer um baú guardado em segurança. 

Claramente, a clériga mostra coragem, lealdade e bravura ao tomar as próprias decisões, por enfrentar o destino e quebrar padrões. Mas agora, a luta trouxe um novo dilema: O que estará no misterioso baú? Depois disso, para ela e outros, suas escolhas serão de grande impacto para os próximos acontecimentos. 
Recapitulando, a jornada em busca de tal objeto originou-se após um favor com a chegada de um nobre senhor e sua comitiva ao monastério. Então, a jovem liberta das obrigações em manter as relações políticas da monarquia se vê diante do homem que tanto a despreza; o pior é que esse guerreiro do alto escalão deveria ser seu ambicioso pai.
 
Na minha opinião, há certa personagem principal destacada. Aliena, uma protagonista forte em processo de amadurecimento. Pois, inicialmente, ela se preocupa demais em obter a aprovação de Dalibor, o nobre. Entretanto, fica visível a rejeição e desaprovação dele pela filha. Apesar dela ser uma guerreira e jurou sua espada a serviço dos deuses. Por isso, passou a viver no monastério no Vale das Brumas entre os monges nas terras do reino de seu arrogante soberano.

Por fim, super indico! Acredito que, tudo é muito empolgante. A escrita leve, de fluidez ótima, acessível, crítica e envolvente. Decerto, essa edição está caprichada e a diagramação impecável. Dispõe de linguagem simples e a narração dinâmica deleita o leitor. Particularmente, adorei acompanhar o crescimento dessa protagonista determinada, igualmente.
 
Gostou? Assine o projeto da Confraria das Crônicas Fantásticas lá no Catarse, um clube de assinatura digital, para receber contos inéditos como este todo mês.

- Publi 

8 comentários:

  1. Eu gosto de histórias com esse clima medieval! Meio que me transportam!!
    Que ótimo saber um pouco sobre o teor dessa leitura. E que você a recomenda. Certeza que serão bons momentos nessa trama!!

    ResponderExcluir
  2. Gosto de narrativas fantásticas que sejam dinámicas e com a linguahem fluida..me.kmsgino com os personagens, me aventurado Pela ambientacao hehe

    ResponderExcluir
  3. Gosto de narrativas fantásticas que sejam dinámicas e com a linguahem fluida..me.kmsgino com os personagens, me aventurado Pela ambientacao hehe

    ResponderExcluir
  4. Gostei de saber que é inspirado também nas obras de Tolkien, já fiquei super curiosa aqui. Sua resenha como sempre tá bem explicadinha.

    ResponderExcluir
  5. É sempre bom quando a escrita é leve e fluida, bem como acessível! E também protagonistas que conseguem se destacar, fugindo do estereótipo de Harry Potter (em que tudo é mais legal que ele) é sempre bom também. Adorei conhecer!

    ResponderExcluir
  6. Adoro enredo medieval fantástico e a ambientação parece um excelente convite a apreciar o livro. Escrita leve e acessível, preciso disso.

    ResponderExcluir
  7. Oi Débora, tudo bem? Não conhecia o autor mas gostei bastante de como você desenvolveu a resenha. Conflitos familiares nem sempre são fáceis ainda mais quando temos outras preocupações ao mesmo tempo. Fiquei curiosa para saber porque o pai apareceu justamente agora. Interessante pensar que isso as vezes acontece na vida real também. Os pais criam os filhos distante e depois querem aproveitar o "tempo perdido". Em alguns casos pode ser tarde demais concorda? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Oi Débora, tudo bem? Não conhecia o autor mas gostei bastante de como você desenvolveu a resenha. Conflitos familiares nem sempre são fáceis ainda mais quando temos outras preocupações ao mesmo tempo. Fiquei curiosa para saber porque o pai apareceu justamente agora. Interessante pensar que isso as vezes acontece na vida real também. Os pais criam os filhos distante e depois querem aproveitar o "tempo perdido". Em alguns casos pode ser tarde demais concorda? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo