Páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Motivos Pra Ler: " Crônicas de Liberdade", de Andrews Meireles

Motivos pra Ler : Crônicas de Liberdade, de Andrews Meireles

MOTIVOS PRA LER. "Crônicas de Liberdade : O Romance entre o Coelho, o Lobo e o Espantalho."


NARRATIVA CRÍTICA ENVOLVENTE


Claramente, esta ficção retrata o caráter do ser humano em seu meio social e suas relações interpessoais, costumes e atos; as críticas sociais e políticas intemporais estão bem colocadas, de modo sutil, através da trama desses enredos empolgantes. Então, os assuntos abordados são atemporais. Por este motivo, permanecem atuais e todos vão sendo apresentados de maneira inteligente.


Aliás, contém diálogos sagazes nestes plots twists, surreal! Adorei a sacada genial do autor em tudo neste livro dividido pelas narrativas crônicas e pode ser catalogado por meio de três ideias centrais: A narrativa da Liberdade, outra do Limite do Amor e por último a da Evolução Político/Social.

CONTEXTO FILOSÓFICO NÍTIDO


A meu ver, a ambientação de reviravoltas proporciona certa vibe filosófica no decorrer do livro inteiro. Acredito que isso torna a obra ainda mais interessante, de plots eletrizantes, desenvolvimento impressionante e a leitura viciante. Vamos encontrar ao longo dos capítulos diálogos socráticos, apesar de trazer um romance dramático de suspense em uma cronologia de acontecimentos instigantes, no meu ponto de vista. Principalmente, questiomentos relevantes sobre o conceito de liberdade, o que levanta reflexões pertinentes e importantes como: o que é liberdade? quando a acaba a liberdade individual e começa a coletiva? E por isso, existe mesmo liberdade?

RECONHECIMENTO NA REALIDADE DA FICÇÃO


Sem dúvida, o escritor nacional faz bom uso de representação de símbolos no texto narrativo. Em vista disso, há muita representatividade a respeito de diversos regimes políticos expostos (democracia, autocracia, reinado, império, anarquia) na parte de tal pequena comunidade, então quem tem conhecimento vai entender, perfeitamente o momento em que ocorre a transição de cada um deles. Contudo, o autor não evidência nenhum de forma direta. Algo que achei particularmente incrível. Porque o leitor obtém uma análise empírica e superficial, assim descrita pelo autor.


Inclusive, a estratégia do livro ao narrar os contos é justamente esta: possui conceitos ocultos empregados, nada é óbvio ou claro. Não obstante, a pegada filosófica explícita, constante. Gostei bastante de ler a obra, em geral. A construção e evolução dos personagens está excelente, baseia-se no tempo, e a diagramação impecável, o ritmo da escrita coerente fluiu normalmente! Certamente o exemplar é fabuloso e a proposta inicial da premissa entrega tudo o que promete e além disso. Andrews Meireles, parabéns! 

E aí, leitores! Super recomendo!


Gostou? Alguém já leu também? Sentiu vontade de ler? 


- Publi 

 


5 comentários:

  1. A capa me lembrou um cenário típico das ruas antigas de Recife. Achei linda. Parece uma leitura bem instigante. Fiquei curiosa pra saber como foi inserida essa questão dos regimes políticos e suas representações.. .

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que a construção e evolução dos personagens estão excelentes.Fiquei super curiosa com a proposta desse livro, pois pela sua resenha dá pra perceber que é um livro bem diferente de tudo que já li.

    ResponderExcluir
  3. Se tem diálogos sagazes, e aquele plot twist... já chama minha atenção. São elementos que me conquistam. Fora a capa e o título que parecem muito ser do tipo de leitura que eu gosto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Achei bem legal você reunir bons motivos para ler a obra. Sempre valorizo textos que trazem implícito questionamentos que podemos aplicar no nosso cotidiano. Quanto ao plot, quem costuma ler suspense, thriller, gosta bastante desse momento na história. Ainda mais quando temos certeza de que o autor está indo por um caminho, aí ele vem e nos surpreende. Fiz um ano de Filosofia, então acho interessante quando autores conseguem inserir o tema num livro que não seja específico sobre isso. Uma ótima leitura com certeza! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Achei bem legal você reunir bons motivos para ler a obra. Sempre valorizo textos que trazem implícito questionamentos que podemos aplicar no nosso cotidiano. Quanto ao plot, quem costuma ler suspense, thriller, gosta bastante desse momento na história. Ainda mais quando temos certeza de que o autor está indo por um caminho, aí ele vem e nos surpreende. Fiz um ano de Filosofia, então acho interessante quando autores conseguem inserir o tema num livro que não seja específico sobre isso. Uma ótima leitura com certeza! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo