Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2022

Metal Project, de Cássio Muller

MOTIVOS PRA LER. Metal Project, de Cássio Muller.


BRASILIDADE 


O enredo ambientado aqui no Brasil, onde há brasilidade, pra uma história de super-heróis é um diferencial espetacular. 
Por este motivo, traz uma identificação e aproximação de leitores brasileiros ainda mais potente e original.

Portanto, fica fácil cativar-se e de se ver representado nesses heróis.
Porque vemos muitos cenários internacionais em filmes de heróis, por exemplo. Então, o autor trazer essa representação foi ótimo.


ESTRUTURA NARRATIVA


A meu ver, o Cássio soube trabalhar isso bem também desde a introdução, o desenvolvimento ao desfecho. Principalmente, pra um primeiro livro. Apesar de ser algo mais roteirizado. Além disso, a estrutura narrativa entrega certa leitura mais leve, mesmo com temas importantes como certo bullying escolar rolando ali, em cenas como exemplo no início. 

Aliás, é perceptível como do começo para o final do livro, já percebi uma evolução nisso também. Assim como as inspirações em forma de roteiro, intencionalmente ou não.

Por outro lado, acredito que se a história for adaptada em formato de quadrinhos, HQ, com certeza será muito mais aproveitado o potencial da obra.

 A PSICOLOGIA DOS PERSONAGENS 


Por trabalhar personagens jovens também, às vezes há alguns clichês na personalidade, mas isso não é algo ruim. Pois contém uma generalidade universal, porém sem ser caricato. O que faz muitos leitores se identificarem facilmente, outra uma vez, com uma coisa ou outra. E gostei disso. Na minha visão, deixa algo real, cativante.
Em alguns, a profundidade é mais vista que em outros.


CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA 


Algo do qual notei no livro e achei excelente. Os temas abordados, senti toda uma filosofia consciente por trás. Fiquei curiosa pra ver como a construção disso em diálogos pode estar sendo trabalho em próximos livros do escritor.

LINGUAGEM


A linguagem simples e acessível combinou muito com o enredo do livro. Ótima, ritmo instigante e de fácil compreensão.

CENAS DE AÇÃO


Enfim, as cenas de ação são ricas em detalhes e bem criativas. Contudo, as breves e objetivas tornaram-se minhas favoritas. Inclusive, possui plot twist sensacional. 

PLOT TWIST


Sensacional. Tanto que nem tenho muito que falar sobre rs. Prepare-se para reviravolta show.


EASTER EGGs


Sem dúvida, a ideia dos easter eggs nas ilustrações é perfeita. Eu nunca tinha visto isso em nenhum outro nacional que li. Apenas em Gibis. Porém, alguns eu não consegui identificar. Deste modo, senti falta ao final do livro uma sinalização de todos os easter eggs como curiosidade/nota de rodapé, no final ou antes, até para os leitores já ficarem de olho ou voltando só pra encontrá-los. 

Entretanto, não haver essa sinalização, também é bom, porque assim os leitores vão voltar pra analisar tudo de novo e ficarão curiosos! 

Apenas isso que senti falta, em geral.
Mas, é só uma perspectiva pessoal minha, outros podem não querer spoilers dos easter eggs, talvez. 

Super indico!

Gostou? Adquira já o e-book disponível na Amazon Kindle. Leia grátis com assinatura Kindle Unlimited. Clique abaixo.



- Publi

3 comentários:

  1. Eu não conhecia a obra, mas com certeza quero ler e prestigiar o trabalho do autor, desejo muito sucesso para ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um nacional que é uma novidade bem bacana e criativa. Super indico conhecer. E tem o e-book disponível na Amazon Kindle. E pra leitura gratuita com assinatura Kindle Unlimited.

      Excluir
  2. Aaah bom saber que tem pelo KU, quando eu renovar meu plano vou acessar. Gosto mto dessa ideia de heróis brasileiros.

    ResponderExcluir

Atualizações do Instagram

Topo